top of page
Por Ricardo Ferreira

Coronavirus | Existe o risco de escassez de combustíveis?


HÁ RISCO DE ESCASSEZ DOS COMBUSTÍVEIS? O QUE EXPLICA A DESCIDA DOS COMBUSTÍVEIS? QUE CUIDADOS TER PARA EVITAR O CONTÁGIO NOS POSTOS DE ABASTECIMENTO? TRÊS QUESTÕES ESCLARECIDAS NESTE ARTIGO.

O preço dos combustíveis rodoviários em Portugal está a baixar significativamente desde a passada segunda-feira. Isto deve-se a uma baixa de 20% a 30% nas cotações dos produtos refinados, e mantendo-se os outros fatores constantes, a gasolina poder baixar 12 cêntimos por litro e no gasóleo a queda do preço pode rondar os nove cêntimos por litro.


EXISTE O RISCO DE ESCASSEZ DOS COMBUSTÍVEIS?

A resposta é clara: não. De fato, apesar das medidas tomadas para conter a disseminação do Coronavírus, as refinarias ainda estão a operar e não há necessidade de fazer filas na bomba, mesmo que os preços possam ser muito atraentes neste período trágico.


Além disso, todas as estações de serviço permanecem abertas, em especial para permitir que funcionários como prestadores de cuidados e equipas de resgate entrem no local de trabalho, como também é o caso em Itália.


O QUE ESTÁ POR TRÁS DA QUEDA

NOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS?

Não é surpresa que a queda nos preços da bomba pode ser explicada pela epidemia de Covid_19, que afeta o mundo inteiro, enquanto a desaceleração da economia mundial teve o efeito de diminuir o preço de um barril de Brent.

Este caiu para US $ 30,19, resultando numa queda de preços de cerca de 6% na estação de serviço. Mas não é esse o motivo que explica diretamente a queda nos preços. E por uma boa razão, o vírus teve o efeito de criar tensões entre a Rússia e a Arábia Saudita, este último tendo solicitado a desacelerar a produção de petróleo para manter os preços "aceitáveis".


Enquanto isso, a Rússia opôs-se a essa vontade, provocando uma reação imediata dos sauditas que decidiram inundar o mercado de petróleo a preços baixos, a fim de manter a sua participação na produção mundial. O golpe de misericórdia no mercado petrolífero veio dos Estados Unidos quando Donald Trump anunciou a proibição de voar para o país de cidadãos europeus com origem no espaço Schengen.


Em Portugal, as baixas de preços, que tem sido sinalizadas por várias fontes do mercado, são as maiores de sempre dos últimos 3o anos.


O secretário-geral da APETRO (Associação Portuguesa das Empresas Petrolíferas) e António Comprido adianta que não tem memória de quedas nos preços tão expressivas de uma só vez.

Em outras crises, como a recessão mundial de 2009, o preço dos combustíveis também caiu, mas foi um movimento mais gradual. Há pelo menos muitos que anos que não acontecia uma descida tão grande e sustentada no tempo das cotações do petróleo como a vivida esta semana.


DICAS PARA EVITAR O CONTÁGIO

EM BOMBAS DE COMBUSTÍVEL

Ter um desinfetante ou um pacote de lenços à mão, usar as luvas disponíveis na bomba e o telemóvel para fazer pagamentos poderão evitar o contágio que a passagem num posto de combustível propicia.


Lavar regularmente as mãos com água e sabão ou produtos à base de álcool, manter a distância de pessoas que possam estar infetadas e evitar comportamentos de risco, como tossir ou espirrar sem colocar o braço à frente. São várias as recomendações da Organização Mundial de Saúde para agir de forma preventiva face à possibilidade de infeção e para impedir a propagação de Covid-19, que já contaminou mais de 135 mil pessoas (às 12h30 desta sexta-feira, dia 13) em todo o mundo.

Os alertas têm motivado trabalhadores e empresas a aderir ao teletrabalho, mas muitas pessoas continuam todos os dias a dirigir-se para o seu posto de trabalho, recorrendo ao seu carro para se deslocarem. Para tal, a passagem no posto de combustível torna-se numa paragem obrigatória.


Habitualmente, estes postos têm (ou deveriam ter) luvas descartáveis e papéis disponíveis para todos os utilizadores das bombas. Tendo em conta a velocidade de propagação do novo coronavírus e a duração deste em superfícies de metal (até nove dias), tome nota das cinco dicas que poderão evitar o contágio.

CINCO CUIDADOS A TER:

  1. Escolher postos de combustível que permitam fazer o pagamento direto na bomba

  2. Utilizar o MBway para fazer pagamentos

  3. Ter sempre à mão um pacote de lenços

  4. Deitar sempre a luva ou o lenço no lixo e sem tocar na parte exterior

  5. Desinfetar as mãos antes de entrar no carro

0 visualização0 comentário
bottom of page