top of page
Por Ricardo Ferreira

FABIO QUARTARARO | Quem é o jovem prodígio francês?


IMPRESSIONANTE AOS COMANDOS DE UMA YAMAHA PRIVADA, O JOVEM PILOTO DE NICE FOI O MELHOR ‘ROOKIE’ DE 2019 NO MOTOGP, COM SEIS POLES E SETE PÓDIOS.

Foi, de longe, a revelação da temporada de 2019 no MotoGP. No final da última rodada do campeonato em Valência, em 17 de novembro, Fabio Quartararo conquistara uma ninharia de seis poles e sete pódios no seu ano de estreia na categoria rainha do motociclismo. Um recorde impressionante, especialmente porque contou com uma máquina privada para enfrentar pilotos muito mais experientes e de equipas de fábrica.

Dentro da equipa Petronas Yamaha SRT, o jovem francês percebe o grande potencial que os especialistas viram nele. No entanto, ele não brilhou particularmente desde 2015 nas duas categorias anexas. Em Moto3 e Moto2 Fabio Quartararo raramente teve a oportunidade de desempenhar um papel de liderança, nunca conseguindo ficar acima do 10 º lugar no ‘ranking’ geral. Portanto, Quartararo teve que esperar, chegar ao Moto GP para também ele ser uma referência entre os grandes do MotoGP.


Recordo, por exemplo, que na classe intermédia de Moto2, nunca conseguiu importunar verdadeiramente o ‘nosso’ Miguel Oliveira!


UMA GRANDE SURPRESA

O prodígio de Nice, tornou-se na última temporada o piloto mais jovem da história do MotoGP aos 20 anos e 14 dias, em maio passado, durante o Grande Prémio da Espanha. Agora, procura sequiosamente a sua primeira vitória na categoria rainha, um objetivo onde Quartararo ficou muito perto de obter várias vezes na segunda metade da temporada de 2019, incluindo o alinhamento de três segundos lugares em quatro corridas atrás de Marc Marquez.


Ainda antes do Grande Prémio de Valência, Fabio Quartararo já tinha conquistado o título honorário de melhor "novato" (melhor iniciante), ocupando o 6º lugar na classificação geral. Note-se que o outro Francês do pelotão, Johann Zarco (LCR Honda) foi 18º.


CAMPEÃO ‘ESPANHOL’ AOS 14 ANOS

Colocado ao guiador de uma moto a partir dos 4 anos, Fabio tem a distinção de ter feito tudo muito cedo, às vezes tão cedo que a sua curva de progressão poderia ter sido mais lenta porque ele não tinha a idade requerida nos regulamentos. O exemplo mais marcante: em 2013, quando alcançou o título de campeão espanhol de Moto3 aos 14 anos de idade.


No entanto, no ano seguinte, o jovem Fabio não pode entrar no campeonato do mundo de Moto3 porque a idade mínima exigida é 16 anos, regra que foi modificada no ano seguinte. Enquanto isso, encarregou-se de defender o seu título de campeão da Espanha e conseguiu de maneira brilhante, totalizar 9 vitórias e 2 segundos lugares em 11 corridas!


NENHUM TÍTULO NA MOTO3 E MOTO2

Em 2015 chegou o momento do tão esperado de dar o salto em direção ao cenário mundial. Como sempre, o jovem de Nice aprende muito rapidamente e sobe ao pódio na sua segunda corrida de Moto3. A sua primeira pole position aconteceu na quarta ronda da temporada, no Grande Prémio da Espanha. Um país que ele conhece bem, aquele que se mudou para o exterior desde tenra idade, vindo do outro lado dos Pirinéus, para ganhar experiência em campeonatos.

No entanto, machucou-se seriamente antes do final deste primeiro exercício na Moto3. Passando da Honda do Team Estrella Galicia para a KTM do Team Leopard, a sua segunda temporada é menos bem-sucedida em termos de resultados, virgem em qualquer pódio.


Sem alcançar qualquer título em duas temporadas de Moto3, Fabio Quartararo chega à categoria intermédia (Moto2) em 2017. Entra na equipa de Sito Pons e um sexto lugar em San Marino é o seu o melhor resultado.

Para relançar-se, assina contrato com a Speed ​​Up Racing no ano seguinte e vence a sua primeira corrida na Catalunha. Contabiliza dois pódios e uma pole position nesta temporada que conclui em 10 º lugar da geral, o que não o impede de subir a escada para o MotoGP em 2019.


UMA BRILHANTE ESTREIA NO MOTOGP…

Embora sem se destacar em duas temporadas de Moto3 e em muitas corridas de Moto2, Fabio Quartararo ‘explode’ ao olhos do público quando chega à categoria rainha. Especialistas na disciplina não ficam realmente surpresos ao testemunhar o surgimento desse talento natural.

Aos 19 anos, o jovem de Nice entra no MotoGP com o Team Petronas Yamaha SRT. Uma equipa privada que toma o lugar da estrutura da Tech3/Yamaha (de armas e bagagens para KTM) e que coloca à sua disposição uma moto muito competitiva, materializada por uma volta mais rápida no primeiro Grande Prémio, no Qatar!


Como símbolo, e muito à semelhança de Miguel Oliveira, foi o público espanhol que melhor viu crescer Quartararo, conquistando a sua primeira pole position na disciplina, durante o Grande Prémio da Espanha. Nessa ocasião, Fabio fez história, aos 20 anos e 14 dias, tornando-se o piloto mais jovem de todos os tempos no MotoGP a conseguir a pole!


Além da sua velocidade, a grande força do francês reside na sua capacidade de quase nunca cair. Na verdade, foi preciso esperar pela nona prova da temporada de 2019 para o ver perder o controle da sua Yamaha no início do GP da Alemanha.

Brilhante na qualificação, Quartararo alcançou seis posições na pole e sete pódios . No entanto, ainda está à procura da sua primeira vitória no MotoGP, um objetivo ainda não alcançado por culpa de partidas lentas ou riscos mecânicos. Até ao presente, o seu melhor resultado é um segundo lugar conquistado no GP da Catalunha em junho.


Durante a segunda metade da temporada, Fabio também perdeu a sua primeira vitória em várias ocasiões. No espaço de quatro Grandes Prémios, o jovem de Nice subiram três vezes ao segundo degrau do pódio, em San Marino, Tailândia e Japão, sempre atrás de Marc Marquez. Com uma nova pole e segundo lugar no último Grande Prémio em Valência, em 17 de novembro, Fabio Quartararo reforço o seu estatuto de melhor "rookie" de 2019. A sua excelente temporada foi recompensado com um promissor 5 º lugar no último campeonato do mundo de MotoGP.

Sabendo, como muito bem sei – o tempo e os anos ensinaram-me isso! – que as coisas podem mudar muito bem de um dia para o outro (e após este ‘defeso’ longíssimo ainda mais), nada nos garante que em 2020, Fabio Quartararo volte a brilhar como o fêz em 2019, mas, factos são factos e, para já, ele é o maior opositor do ‘ditador’ Marc Marquez!


Mas, claro, outros candidatos se afiguram a esse papel: Dovizioso, e mesmo o ‘eterno’ Rossi, podem muito bem tomar o seu lugar… Veremos!

0 visualização0 comentário
bottom of page