A YAMAHA DEU UM ENORME PASSO EM FRENTE PARA AGRADAR AOS MENOS EXPERIENTES, GRAÇAS À INCLUSÃO DO ABS E À DINÂMICA DE PILOTAGEM DE MOTOS MAIORES NA DESPIDA MT-03.
Estamos em 2020 e, apesar do mundo se fragmentar objetivamente, pelo menos numa coisa está a melhorar: nas motos de pequena cilindrada. A KTM fabrica a RC390 e a 390 Duke, a Kawasaki oferece a Ninja 400 e a Z400, e a Honda tem as novas CMX 500 Rebel e as CB e CBR300s.A Yamaha oferece a R3 há muito tempo, e ainda se destaca como uma moto ideal para iniciantes, sobretudo para os interessados em ter uma moto no estilo de uma desportiva.
Parece-me, francamente, uma das motos mais atraentes do seu segmento. Mas o que torna a MT-03 tão apelativa?
Para começar, ela assenta no excelente chassis da desportiva R3 - incluindo o motor paralelo de 321cc – uma a estrutura de aço bem feita e bem acabada - e a transforma numa moto mais vertical e confortável, o que resulta numa moto muito mais divertida.
MOTOR E TRANSMISSÃO
O motor de dois cilindros da MT-03 não é exatamente como um peixe pronto a saltar da água em termos de potência, mas nada nesta classe é realmente o que parece. Esta unidade motriz fornece 41 cavalos de potência com uma entrega incrivelmente suave.
A aceleração é excelente, com resposta muito linear graças a um acelerador repartido, e o motor não oferece demasiada vibração, mesmo quando estamos perto da linha vermelha das 12.000 rpm.
O binário é totalmente adequado, faz uma entrega sem problemas e sem grandes picos. A maneira como este motor oferece as suas performances é excepcionalmente amigável para iniciantes, mas ainda é capaz de oferecer emoções suficientes para um condutor experiente sorrir.
A transmissão de seis velocidades da MT-03 é excelente e extremamente fácil e satisfatória de utilizar. Também nunca tive problemas em encontrar pontos neutros, algo com o qual as motos ainda mais caras e maiores nem sempre acontece. A embraiagem húmida acionada por cabo é previsivelmente leve e fácil de modular e não deve causar muitos problemas para a maioria dos condutores, mesmo para iniciantes.
AMORTECIMENTO E TRAVAGEM
A configuração da suspensão na MT-03 é bastante sofisticada para a sua categoria. A dianteira conta com garfos invertidos de 37 mm (a maioria da classe tem garfos convencionais), embora estes fiquem um pequeno passo atrás em relação aos da R3 mais orientado para a pista. O monoshock traseiro não é sofisticado, apenas com ajuste de pré-carga. Ainda assim, é razoavelmente competente e, como é idêntico ao encontrado no R3, não faltam opções de pós-mercado para aprimorá-lo ou substituí-lo completamente.
Os travões da MT-03 são outro ponto alto. O único disco dianteiro tem um diâmetro de 298 mm e, embora os mais experientes (acostumados a motos maiores) possam zombar da manete ligeiramente mole e da aceleração suave na força de travagem, a configuração é perfeita para alguém novo nas motos. Estou fora da faixa do tamanho / peso ideal para a MT-03, mas nunca me sentir em apuros ao travar, mesmo em paragens difíceis.
Na verdade, o sistema de travagem é, de fato, um dos motivos de compra mais significativos para a MT-03, e o fato de que o sistema antibloqueio (ABS) vem como equipamento de série.
Uma vez que somos defensores da ideia de que a segurança deve ser para todos, e para todas as bolsas, ver a Yamaha incluir um recurso de segurança tão revolucionário numa moto acessível, vocacionada para condutores novos e inexperientes, é uma ideia incrivelmente refrescante. Vamos torcer para que o resto da indústria seguir o exemplo.
O painel digital da MT-03 parece bastante básico, mas fornece todas as informações que eu esperaria ver numa moto mais cara. Temos as informações habituais de velocidade, mas também um indicador de posição da marcha inserida e um medidor de combustível. A tela é grande o suficiente para ler confortavelmente à primeira vista, mas pode ficar um pouco difícil de ler sob o sol direto.
ERGONOMIA APETECÍVEL
Do ponto de vista ergonómico, a MT-03 é uma grande opção desde que não tenhas um metro e oitenta. A baixa altura do assento significa que os condutores mais baixos devem poder pisar o solo numa paragem, um facto que interessa especialmente aos novos condutores.
"O baixo peso desta moto também é uma vantagem para os novos condutores, porque torna a moto menos assustadora a baixas velocidades e mais fácil nas reprises"
A posição de condução é muito vertical, com um guiador de estilo tradicional, em vez das barras de montagem baixa da R3. O alcance dos punhos também não está distante, para facilitar ainda mais a vida aos condutores de menor estatura.
Outros destaques da MT-03 incluem o depósito de combustível de 14 litros, uma capacidade suficiente para não parar em muitos postos de abastecimento em viagens mais longas.
A iluminação LED é um toque agradável e, embora possa acabar sendo um pouco controversa, eu gosto do design de inseto com Gundam do front end. O mesmo ocorre com o esquema de pintura "Ice Fluo", com sua estética cinza fosco sobre laranja neon.
QUALIDADE SUPERIOR
Em termos de qualidade, a MT-03 apresenta-se como uma moto que parece muito mais cara do que é. Nada parece barato, tudo parece bem composto - algo que esperaríamos sempre de uma moto de um dos quatro grandes fabricantes japoneses. O seu leve peso (168 kg com líquidos) torna-a hilariantemente arremessável e disposta a mergulhar em curva, auxiliada pelas rodas de 17 polegadas semelhantes a motos desportivas.
De um modo previsível, os pneus tendenciosos no movimento são um pouco decepcionantes. Eles não são ruins, por si só, mas é claro que a Yamaha teve que economizar algum dinheiro em algum lugar, e este era uma lugar razoável para o fazer. Acreditamos que o caráter da moto muda significativamente para melhor com uma troca por umas borrachas mais aderentes e possivelmente radial.
O contrapeso interno do motor e a ordem de disparo de 180 graus significam que o MT-03 não o castigará com mãos e pés vibrantes ou uma área entorpecida do tipo virilha em longas estradas, algo que muitas outras motos de pequena cilindrada lutam para oferecer. Esse fato, por si só, aumenta significativamente a utilidade do MT-03 e a torna uma máquina com capacidade de comutação real.
Mas afinal, compraria eu uma? Se eu fosse vários centímetros mais pequeno, a resposta seria sim. Isto, apesar da mais nova participante da Yamaha na categoria de motos naked ser uma ótima e um ótimo negócio. Ele oferece muito e exige muito pouco do seu proprietário, e acho que é a escolha certa para e um novo condutor comprar - se quiser algo realmente novo.
A MT-03 é uma grande opção desde que não tenhas um metro e oitenta. A baixa altura do assento significa que os condutores mais baixos devem poder pisar o solo numa paragem
O PREÇO TENTADOR...
A MT-03 2020 já está disponível nos concessionários Yamaha em Portugal com um apelativo preço, a partir de 5.630 euros. No entanto, com o advento do coronavírus e todos os fechos, cancelamentos e reagendamentos subsequentes, pode ser um pouco difícil jogar a perna sobre uma antes de passar a epidemia.
Ficha TÉCNICA
5 630,00 €
MOTOR
Tipo: refrigeração líquida, 4 tempos, DOHC, 4 válvulas
Cilindrada: 321 cm³
Diâmetro x curso: 68.0 mm x 44.1 mm
Potência máxima: 30.9kW (42.0CV) @ 10750 rpm
Binário máximo: 29.6Nm 3.0kgf+m) @ 9000 rpm
Sistema de lubrificação: Cárter húmido
Tipo de embraiagem: Húmida, Multidisco
Sistema de ignição: TCI
Sistema de arranque: Eléctrico
Sistema de transmissão: Sincronizada, 6 velocidades
Transmissão final: Corrente
PARTE-CICLÍSTICA
Quadro: Diamante
Sistema de suspensão dianteira: Forquilha telescópica, Ø37.0mm tubos interiores
Sistema de suspensão traseira: Braço oscilante
Curso dianteiro: 130 mm
Curso traseiro: 125 mm
Travão dianteiro: Monodisco hidráulico, Ø298 mm
Travão traseiro: Monodisco hidráulico, Ø220 mm
Pneu dianteiro: 110/70-17M/C (54H) Tubeless
Pneu traseiro140/70-17M/C (66H) Tubeless
DIMENSÕES, PESO E CAPACIDADES
Comprimento total: 2090 mm
Largura total: 745 mm
Altura total: 1035 mm
Altura do assento: 780 mm
Distância entre eixos: 1380 mm
Peso (incluindo óleo e gasolina): 168 kg
Capacidade Dep. Combustível: 14L
VÍDEO: FABRICO E BENEFÍCIOS NA MT-03 2020
VÍDEO: O PACK DESPORTIVO DA NOVA MT-03