O PRIMEIRO SPORTBACK 100% ELÉTRICO DA MARCA DOS QUATRO ANÉIS TEM 408 CV DE POTÊNCIA E 446 KM DE AUTONOMIA, NÚMEROS QUE NOS PERMITEM IR DE LISBOA AO PORTO SEM PARAR UMA ÚNICA VEZ...
O novo Audi e-tron Sportback é a reinterpretação do design de um coupé que combina um estilo desportivo com versatilidade. Oferece tração integral elétrica, potência total do sistema até 300 kW (408 cv) e autonomia até 446 km (ciclo WTLP), valores que proporcionam performances incríveis e comportamento dinâmico muito ágil. Os faróis digitais Matrix LED são uma nova funcionalidade, está disponível pela primeira vez num veículo de produção em série... mas não se ficam por aqui as novidades.
Chama-se Audi e-tron Sportback 55 quattro e chega a Portugal na primavera de 2020, com um preço a partir de 72.618 euros. Será ele o anti-Tesla X ?
SERÁ O AUDI E-TRON O ANTI - TESLA X ?
O novo Audi e-tron Sportback combina a potência de um espaçoso SUV com a elegância de um coupé de cinco portas. O comprimento total é de 4901 mm, a largura de 1935 mm e a altura de 1616 mm. Apresenta elementos puramente desportivos, como a impressionante grelha singleframe octogonal, proeminentes guarda-lamas ou uma escultural secção traseira, em que a linha do tejadilho levemente inclinada dá um sinal inconfundível de que é um Sportback.
O contorno inferior da terceira janela lateral eleva-se para a secção traseira, o que é uma característica típica do Sportback. Um conjunto de elementos em perfeita sintonia com a linguagem de design da marca. Mas, também, com detalhes exclusivos da gama elétrica, como as barras verticais da grelha em cinzento prata ou a ausência de saídas de escape no difusor traseiro.
Na área inferior dos faróis Matrix LED, quatro segmentos horizontais criam a assinatura específica e-tron nas luzes de funcionamento diurnas. Isto é retomado em numerosos lugares do modelo e interpretado em três dimensões, por exemplo, nas impressionantes soleiras laterais. Os designers também alteraram a assinatura no largo difusor, chamando a atenção para a ausência de saídas de tubos de escape. Uma faixa de luz liga as luzes LED umas às outras.
O e-tron Sportback tem o óculo traseiro mais inclinado, para maior conciliação com o design geral do carro, destacando na secção traseira um spoiler integrado na tampa do porta-bagagens e um pequeno difusor no para-choques.
CÔR EXCLUSIVA AZUL-PLASMA
Um total de treze acabamentos de pintura estão disponíveis para este SUV coupé 100% elétrico, incluindo a nova cor metalizada Azul Plasma, exclusiva do Audi e-tron Sportback.
O logótipo posicionado junto à tampa do carregador elétrico apresenta a apelativa cor laranja, como testemunho de alta tensão, podendo a mesma cor ser aplicada nas maxilas dos travões quando solicitado pelo cliente. Os arcos das rodas e as soleiras apresentam acabamento em antracite mate, de série, para sublinhar o aspeto offroad. O mesmo se aplica à proteção inferior da carroçaria, ao difusor e às soleiras das portas, todas pintadas de preto.
Na linha exterior Advanced, os acessórios possuem um acabamento em cinzento contraste ou, como opção, na cor da carroçaria. Neste caso, a proteção inferior da carroçaria e o difusor apresentam uma tonalidade em prata mate. A versão S line coloca particular ênfase no ADN desportivo do Audi e-tron Sportback.
Está equipada de série com jantes de 20 polegadas e suspensão pneumática desportiva. Em contraste com o modelo base, os acessórios do pacote exterior S line são pintados na cor da carroçaria, incluindo os acabamentos nos guarda-lamas, soleiras das portas, para-choques e espelhos retrovisores exteriores. A Audi também oferece o Pacote Negro, que acentua a área da grelha singleframe, as janelas laterais e o para-choques. As caixas dos espelhos retrovisores exteriores também estão disponíveis em preto, como opção.
AERODINÂMICA DE TOPO: Cx de 0,25
O Audi e-tron Sportback com a linha exterior S line e os espelhos retrovisores virtuais, consegue um excelente coeficiente aerodinâmico, com um valor Cx de apenas 0,25, ainda melhor do que o seu modelo irmão Audi e-tron. Isto deve-se, principalmente, à forma coupé da carroçaria e ao coeficiente aerodinâmico mais baixo associado à secção traseira do carro. Este design minimiza a turbulência, o que acaba por beneficiar também o consumo.
No ciclo WLTP, o SUV coupé tem uma autonomia até 446 km com uma única carga da bateria. Uma autonomia superior ao e-tron em cerca de 10 km, o que pode ser atribuído a uma carroçaria aerodinamicamente mais favorável.
Os espelhos retrovisores exteriores virtuais opcionais, cujos suportes em forma de asa integram pequenas câmaras, representam mais um fator de eficiência
Câmaras de alta resolução substituem os retrovisores convencionais e transmitem uma imagem cristalina aos displays OLED de elevado contraste e qualidade, com duas grandes vantagens:
MAIOR VISIBILIDADE. Para uma melhor visibilidade do rebordo do passeio no estacionamento, nos cruzamentos e autoestradas – mesmo face a condições climatéricas adversas;
MENOR RESISTENCIA DE ARRASTO. Graças à sua superfície plana, os retrovisores exteriores apresentam um reduzido coeficiente de resistência aerodinâmica, contribuindo assim para um desempenho ainda mais eficiente do veículo.
Os monitores OLED de 7 polegadas, cuja intensidade de brilho se ajusta automaticamente, são equipados com sensores de proximidade. Se o condutor mover o dedo em direção à superfície, serão ativados símbolos com os quais pode mover a imagem. Uma função de comutação permite ao condutor regular o espelho virtual do lado do passageiro.
Vários outros elementos também foram determinantes para se ter atingindo este valor de coeficiente de aerodinâmica: a grelha dianteira ativa (que altera a abertura consoante as necessidades de arrefecimento), o revestimento inferior completo (com pequenas saliências para ajudar o fluxo do ar) ou os já citados espelhos retrovisores virtuais opcionais. Também a proteção inferior em alumínio, que protege a bateria, conta com os buracos da conexão dos parafusos em “pratos” recuados, que criam deliberadamente pequenas concavidades que ajudam o ar a fluir melhor.
FARÓIS DIGITAIS MATRIX LED
Com outra inovação os faróis digitais matrix LED como equipamento topo de gama, a Audi apresenta mais uma inovação em estreia mundial num veículo de produção em série. Divididos em minúsculos píxeis, o seu feixe de luz pode iluminar a estrada em alta resolução e com grande alcance, iluminando apenas as áreas necessárias. O design baseia-se na tecnologia DMD (digital micromirror device), que é também usada em muitos projetores de vídeo.
O coração do sistema consiste num pequeno e revolucionário chip que contém um milhão de micro espelhos, cada um com um comprimento de apenas alguns centésimos de milímetro. Com a ajuda de campos eletrostáticos, cada micro espelho individual pode ser ajustado até 5000 vezes por segundo. Dependendo da regulação, a luz LED é direcionada através das lentes para a estrada ou é absorvida de modo a dissimular áreas do feixe de luz.
O sistema de iluminação digital proporciona uma precisão excecional através de versões da luz de médios nas curvas, zonas urbanas e estradas, e também complementa a luz dos máximos, criando zonas de penumbra entre os outros utilizadores da estrada com uma precisão ainda maior.
Nas autoestradas, a luz de faixa cria um tapete de luz que ilumina a faixa utilizada e que se ajusta dinamicamente quando se muda de faixa.
Desta maneira, é melhorada a perceção do condutor sobre a faixa relevante e contribui para melhorar a segurança nas estradas. Além disso, a luz de orientação usa áreas escuras dissimuladas do feixe de luz para mostrar, de forma previsível, a posição do veículo na faixa, apoiando, especialmente em estradas estreitas ou em zonas de autoestradas em obras, a assistência de centralização da faixa.
A função de luz de marcação também é usada em conjunto com o assistente de visão noturna (night vision), opcional. A luz alerta automaticamente a atenção para os peões que o sistema detetar, reduzindo assim o risco daqueles que circulam nas bermas da estrada.
DOIS MOTORES ELÉTRICOS E TRAÇÃO INTEGRAL
O sistema de acionamento 100% elétrico do Audi e-tron Sportback é composto por dois motores elétricos. Cada eixo está equipado com um motor elétrico assíncrono, que é alimentado com corrente trifásica através da eletrónica de potência.
O e-tron Sportback acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e a velocidade máxima é limitada a 200 km/h
No modo de condução “D”, a potência total é de 265 kW/360 cv e o binário de 561 Nm [consumo combinado de energia elétrica em kWh/100 km: 26,0 – 21,9 (WLTP); emissões combinadas de CO2 em g/km: 0]. Necessita de apenas 6,6 segundos para atingir os 100 km/h. No modo “boost”, o sistema atinge os 300 kW /408 cv e binário máximo de 664 Nm durante um período máximo de oito segundos. Neste modo, o e-tron Sportback acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e a velocidade máxima é limitada a 200 km/h.
As caixas de engrenagens planetárias de dois estágios e uma relação transferem o binário dos motores elétricos aos eixos respetivos.
A elegante alavanca da caixa está situada acima do túnel central e serve como apoio para as mãos
A tração integral elétrica garante uma tração e dinamismo excecionais em qualquer tipo de piso. Como tal, a Audi está a escrever um novo capítulo na história do sistema quattro. O sistema regula de forma contínua e totalmente variável a distribuição ideal do binário entre os dois eixos, em milésimos de segundo. Na maioria dos casos, o e-tron Sportback usa principalmente o seu motor elétrico traseiro, para obter a mais elevada eficiência – o binário é geralmente distribuído com prevalência no eixo traseiro. Se o condutor pretende obter mais potência do que o motor elétrico traseiro pode fornecer, a tração elétrica nas quatro rodas redistribui o binário ao eixo dianteiro, conforme necessário.
Esta distribuição também acontece de forma preventiva, antes que a viatura derrape em piso escorregadio ou em curvas a alta velocidade, ou em situações de subviragem ou sobreviragem. As suas qualidades dinâmicas sobressaem especialmente quando se circula em pisos de pouca aderência, como areia, neve ou gelo.
SUSPENSÃO PNEUMÁTICA ADAPTATIVA
Um fator chave para o seu caráter desportivo e excelente dinâmica transversal é a posição baixa e central na qual os componentes estão instalados. O sistema de bateria de alta tensão está perfeitamente adaptado às dimensões do Audi e-tron Sportback e está localizado entre os eixos, num largo e plano bloco sob o habitáculo. Isso faz com que o centro de gravidade do e-tron Sportback seja semelhante ao de uma limousine. A distribuição da carga entre os eixos é equilibrada em praticamente 50:50.
A suspensão pneumática adaptativa consoante a velocidade é um dos elementos de série no e-tron Sportback, contando com um sistema de vetorização de binário para a melhoria da condução integrado no próprio controlo da suspensão, distribuindo a potência com uma ligeira predileção ao eixo traseiro. É o controlo do sistema de tração que avalia o escorregamento das rodas em milésimos e promove a distribuição da potência de forma imediata, num conceito de tração elétrica integral.
Para dinamismo específico, a Audi disponibiliza ainda um controlo eletrónico de estabilidade de quatro fases, com modos “Sport” e “Offroad”
Nos modos de condução do Audi drive select, o condutor pode variar as características do e-tron entre sete perfis ao alcance de um comando – do mais desportivo ao mais eficiente –, dependendo da situação de condução, condições da estrada ou preferências pessoais. No total, o sistema é capaz de variar a altura ao solo até 76 mm. A atuação de elementos como a direção ou a suspensão é alterada pelo modo escolhido.
As suspensões com uma geometria de cinco braços, a direção progressiva e o sistema de travões electro hidráulicos asseguram um manuseamento ágil do veículo e um elevado grau de conforto. Os pneus de série têm a dimensão 255/55 R19 e destacam-se com a sua resistência de rolamento ultra baixa. Em opção, os pneus até 22 polegadas também estarão disponíveis a partir de meados de 2020 – uma polegada mais do que no e-tron.
BATERIAS DE ALTA TENSÃO E RECUPERAÇÃO DE ENERGIA
Com uma autonomia até 446 km, o novo Audi e-tron Sportback 100% elétrico é perfeito para quem exige mais. A grande autonomia deve-se ao design coupé, que melhorou a aerodinâmica, à bateria de alta tensão de 95 kWh (86,5 kWh net), que funciona com uma tensão nominal de 396 volts, e ao inovador sistema de recuperação de energia. Ou seja, esta longa autonomia deve-se principalmente a um sistema de recuperação responsável por até 30% do seu valor total. Em mais de 90% das travagens, o SUV elétrico aplica apenas os motores elétricos, que atuam como geradores.
Ao travar desde os 100 km/h, por exemplo, o e-tron Sportback pode recuperar a energia elétrica num máximo de 300 Nm/220 kW. Nenhum outro modelo de produção em série alcança tal valor de recuperação. Até 0.3 g de desaceleração, este SUV elétrico recupera unicamente através dos motores elétricos. O sistema de travagem hidráulico é aplicado sempre que a desaceleração for superior a 0.3 g.
O e-tron Sportback pode recuperar energia quando vai em modo de roda livre ou pela travagem
Quando o travão é acionado, o sistema eletrónico do veículo analisa a quantidade de pressão necessária para aquela função específica. Consoante a situação, o sistema de gestão da travagem decide se usa os motores elétricos (para recarregar a bateria) ou os travões de fricção.
A gestão térmica altamente flexível, que compreende quatro circuitos distintos, regula a temperatura dos componentes de alta tensão com a máxima eficiência. Isto permite um carregamento rápido DC (até 150 kW), um longo ciclo de vida da bateria e um desempenho de reprodução das performaces, mesmo nas acelerações mais fortes.
A bomba de calor, de série, que aproveita o calor residual da bateria de alta tensão, pode utilizar até 3 kW de perdas reais de energia para aquecimento e ar condicionado do interior – o que é excecionalmente eficiente. Dependendo da temperatura exterior, este sistema pode aumentar a autonomia do Audi e-tron Sportback até 10% durante a condução.
OS CONCEITOS DE CARREGAMENTO
Graças a inúmeras opções de carregamento, o Audi e-tron Sportback é totalmente apropriado para uma utilização diária. Quando se está em casa, a Audi oferece uma opção inovadora com o sistema de carregamento e-tron connect. Quando se está na estrada, pode-se recarregar num posto de carregamento e-tron Charging Service.
O e-tron Sportback é proposto de série com um equipamento de carregamento que admite potências até 11 kW (até oito horas e meia de tempo de carga) de base.
Através do sistema de carregamento e-tron Charging, o condutor terá mais de 120.000 postos de carregamento públicos à sua disposição na Europa, num número que continua a aumentar. Com um único cartão pode aceder a todos os postos de carregamento públicos ligados à MOBI.E, sejam em corrente alterna ou contínua, de 11 kW a 150 kW. O cliente terá de realizar o registo no portal myAudi e concluir um contrato individual. A interface myAudi permite uma utilização mais eficiente e com o máximo de comodidade dos inovadores serviços Audi e-tron, através do smartphone, tablet ou PC.
No futuro, porém, a simplificação será ainda maior, com a funcionalidade Plug & Charge, que elimina a necessidade de ter um cartão – o próprio automóvel autoriza o carregamento e desbloqueia a estação de carga
O sistema de carregamento móvel, de série, pode ser usado numa tomada doméstica de 230 volts ou numa tomada trifásica de 400 volts. O sistema opcional de carregamento "connect" duplica a potência de carregamento até 22 kW (não disponível no lançamento).
Combinado com um sistema de gestão de energia em casa, oferece funções inteligentes, como o carregamento quando a eletricidade é mais económica ou com eletricidade solar, se a casa estiver equipada com um sistema fotovoltaico. O cliente pode controlar todos os métodos de carregamento, bem como o préaquecimento/pré-arrefecimento do habitáculo, através do seu smartphone, com a app myAudi.
Durante o carregamento a 11 kW de potência, quando a capacidade da bateria é inferior a 85%, cada hora de carga equivale a acrescentar cerca de 33 quilómetros de autonomia (em estrada e com condições favoráveis). Com essa potência, chega a 85% da bateria em cerca de 7 horas
Para casas particulares com uma instalação elétrica monofásica, a Audi oferece dois tipos de carregadores portáteis. Um deles utiliza uma ficha tipo “Schuko” – a denominação técnica das fichas domésticas –, que só pode carregar com uma intensidade de 10 ampere (2,3 kW de potência), sendo necessárias cerca de 40 horas para realizar um carregamento completo. O outro carregador requer a instalação de uma ficha industrial monofásica, que permite carregar até uma potência de 7,2 kW.
Além destes dois tipos de carregamento, o cliente pode adquirir para o seu e-tron um cabo Tipo 2 (Mennekes), para poder utilizar os pontos de carga públicos que possuem este tipo de ligação, e que se encontram na via, em hotéis e estacionamentos de centros comerciais. Este tipo de pontos de carga não está geralmente equipado com cabos, pelo que o proprietário terá de ter o seu próprio.
Opcionalmente, a Audi disponibiliza também um carregador (com ligação para ficha trifásica) que permite carregar a 22 kW de potência em AC (não disponível no lançamento). Com este tipo de carregador, a bateria pode ser totalmente recarregada em 5 horas
Para poder aproveitar este carregador de 22 kW, também é necessário equipar o e-tron com um segundo carregador interno, que seja capaz de aplicar e gerir esta potência.
INTERIOR: ALIANÇA ENTRE DESIGN E TECNOLOGIA
O interior do Audi e-tron Sportback é elegante e com uma aliança perfeita entre design e tecnologia.
Um arco generoso que atravessa o painel de instrumentos, estendendo-se de porta a porta, integra harmoniosamente o Audi virtual cockpit. O seu elegante ecrã é visualmente livre no espaço. O painel de instrumentos com os seus dois visores está inclinado para o condutor e, portanto, é particularmente ergonómico. Quando desativado, a parte superior mistura-se quase invisivelmente no destacado ambiente em preto brilhante. Também as partes laterais abertas na consola central do túnel enfatizam a impressão de leveza.
Com uma distância entre eixos de 2928 mm, o Audi e-tron Sportback tem espaço amplo para cinco ocupantes e as suas bagagens. A altura ao tejadilho na secção traseira é apenas 20 mm menor do que no Audi e-tron. O piso traseiro é praticamente plano.
O interior oferece um amplo espaço e possibilidades incríveis. A bagageira tem 615 litros e, com o rebatimento dos bancos, pode chegar aos 1655 litros. Ao mesmo tempo, os ocupantes do banco traseiro usufruem de muito espaço para as pernas e em altura. Vantagem adicional é o compartimento dianteiro com um volume de 60 litros, sendo o local ideal para guardar os cabos para carregamento.
O interior do Audi e-tron Sportback oferece uma mistura de tecnologias digitais e elevado conforto, mas pode-se definir uma imagem desportiva adicional com o pacote interior S line, disponível como opção
Os bancos desportivos dianteiros, com a sigla S embutida, proporcionam uma posição de condução personalizada, com melhor e mais eficaz suporte lateral. O pacote também inclui, por exemplo, um volante desportivo de couro com a sigla S e soleiras iluminadas em alumínio.
O e-tron Sportback é produzido na fábrica da Audi em Bruxelas. Chega a Portugal durante a primavera, com um preço a partir de 72.618 euros, que inclui contrato de manutenção e extensão de garantia, ambos com uma duração de 4 anos ou 80.000 km. <<<
VÍDEO