top of page
Por Ricardo Ferreira

EQUIPAMENTO | Bilstein aposta no fabrico de suspensões para motos


SE PORVENTURA CONHECE O MUNDO DO ‘AFTER MARKET’ NOS AUTOMÓVEIS, SABERÁ CERTAMENTE QUE A BILSTEIN É UMA DAS MARCAS MAIS REQUISITADAS. A FIRMA ALEMÃ PREPARA O LANÇAMENTO DE UMA NOVA LINHA DE SUSPENSÕES… MAS DESTA VEZ PARA MOTOS.


Nos últimos cinco anos a Bilstein trabalhou no desenvolvimento desta nova linha de componentes para motos. O próximo passo será o lançamento até ao final do ano (presumivelmente após a disseminação da pandemia da COVID-19, durante a Intermot ou EICMA) da nova gama de suspensões para uso em estrada e circuito.

O primeiro conjunto de suspensões premium vai estar disponível para a BMW S 1000 RR e, a julgar pelas fotos, estas suspensões Bilstein têm um aspeto interessante. E não se destinam apenas ao novo modelo de 2020, uma vez que também vão estar disponíveis para todas as desportivas da BMW construídas a partir do ano de 2009.

UMA CONCORRÊNCIA PODEROSA

Muito embora saiba que vai encontrar uma concorrência muito forte no mercado (Öhlins, Showa, WP Suspension, etc.) o objetivo da marca alemã é, mais ou menos o mesmo de outros fabricantes de suspensões – desenvolver os melhores produtos a ponto dos fabricantes de motos os nomearem como parceiros oficiais OEM nos seus futuros modelos.

Olhando para os garfos dianteiros que apresentam uma construção monotubo a gás, enormes mostradores em azul e vermelho, que podem facilmente ajudar os condutores a ajustarem-se às regulações adequadas - mesmo a meio de uma corrida e com luvas mais grossas – estas novas suspensões são interessantes.


A unidade traseira também vem com os mesmos ajustes coloridos, salientando a Bilstein a qualidade do seu produto “superior à oferta da concorrência devido à sua configuração robusta e leve”.

Outra das apostas da Bilstein é a entrada em força no mundo das corridas. É dada como certa a presença no British Superbikes (BSB) e talvez no Mundial de Superbike (WSBK), mas se forem tão bons como o são no mundo das quatro rodas, não nos surpreenderia que alguma equipa de MotoGP se mostrasse interessada nas novas Bilstein.

0 visualização0 comentário
bottom of page