AS MATRICULAÇÕES (PRÉ-CORONAVIRUS) À ESCALA EUROPEIA ATÉ FEVEREIRO, DESTACAM A QUINTA GERAÇÃO DO CITADINO DA RENAULT. MAS O MERCADO CAIU A PIQUE EM MARÇO, SOBRETUDO NA EUROPA E EUA.
Equipamento industrial parado, uma situação financeira complexa, uma relação a reconstruir com a Nissan... Hoje em dia, não há muitas razões para regojizo na Renault. No entanto, em Fevereiro, o novo Clio ficou em primeiro lugar nas vendas europeias, destronando o Volkswagen Golf, que tem sido o líder imutável nos últimos anos.
Naturalmente, estes números referem-se a Janeiro e Fevereiro antes de a pandemia de Covid-19 ter mergulhado no mercado continental (-55% em Março nas matriculações, de acordo com a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis).
O Clio está, naturalmente, a beneficiar da renovação do automóvel compacto alemão. Os primeiros exemplares da oitava geração chegaram aos concessionários apenas há algumas semanas. Mas é provável que este lançamento seja atrasado devido à contração do mercado... e ao ritmo da recuperação económica.
De acordo com os analistas da IHS Markit, as vendas na Europa irão diminuir 25% em 2020, mas, diremos que esta é uma perspetiva otimista, tendo em conta a queda de 55,1% verificada em março de 2020 no 'velho continente'. Senão acredita, veja os gráficos que a seguir reproduzimos:
MATRICULAÇÕES DE AUTOMÓVEIS LIGEIROS DE PASSAGEIROS NA UE
MATRICULAÇÕES DE AUTOMÓVEIS LIGEIROS À ESCALA GLOBAL