NO PEQUENO PAÍS EUROPEU, UMA PETIÇÃO DOS MOTOCICLISTAS A PEDIR A LIBERDADE DE CIRCULAÇÃO FOI APROVADA PELOS MINISTÉRIOS DA JUSTIÇA E MOBILIDADE.
No pequeno país europeu, depois de numerosos pedidos e pressões sociais, os utilizadores de motociclos foram considerados como praticantes de "atividades de lazer individuais" e, uma vez que usam capacete e luvas, poderam, após uma petição online, passar a circular livremente.
"ATIVIDADES DE LAZER INDIVIDUAIS"
De fato , no Luxemburgo, andar de moto foi declarado uma "atividade de lazer individual" : isso significa que no pequeno país da Europa central, a partir de agora, todo o motociclista poderá andar de moto sem correr o risco de multas, como por exemplo sucede em França ou Itália. Em Portugal, todos sabemos que os ciclistas tem muito mais liberdade de circulação que os motociclistas… apesar de andarem menos protegidos que qualquer motociclista.
COMO SURGIU A MEDIDA NO LUXEMBURGO?
Desde 18 de março, como no resto da Europa, o Luxemburgo também havia declarado o confinamento e uma paragem na livre circulação. E assim, os motociclistas começaram a fazer alguns pedidos ao governo local, também através de plataformas sociais, insistindo que o uso de capacete e luvas garante o cumprimento das medidas anti-contágio.
Resultado? Os Ministérios da Justiça e Mobilidade aprovaram e, portanto, desde o dia 23 de abril, os motociclistas do Luxemburgo passaram a circular sem restrições, desde que rodem individualmente, usando capacetes e luvas e, uma vez parando a moto, respeitando as regras de distanciamento social.
A iniciativa começou já a ‘infetar’ muitos outros ‘motards’, tanto que a petição já se alastrou a Espanha e Itália. E nós, Portugueses?