top of page
Por Ricardo Ferreira

NOVIDADE | Para celebrar a vida


O LAMBORGHINI HURACÁN EVO REAR-WHEEL DRIVE SPYDER SERVE PARA CELEBRAR A VIDA AO AR LIVRE, COM 610 CV SOB O CAPÔ E MUITO CARÁTER DESPORTIVO.

O novo Huracán EVO Spyder Rear-Wheel Drive (RWD) serve para proporcionar o prazer de condução e liberdade a céu aberto. Tem anunciados 610 cv (449 kW) de potência e 560 Nm de binário, assim como uma aceleração 0-100 km/h em 3,5 s e uma velocidade máxima de 324 km/h.

Melhoramentos de design otimizaram a penetração aerodinâmica e a downforce. A capota de lona de baixo peso assenta que nem uma luva ao estilo Spyder. A capota operável até 50 km/h, garante uma condução a céu aberto enriquecida pela sonoridade do motor Lamborghini V10 naturalmente aspirado.

UMA OBRA DE ENGENHARIA?

A Automobili Lamborghini revela o Huracán EVO Rear-Wheel Drive Spyder, brindando os condutores com uma obra de engenharia de baixo peso, tração traseira e um controlo de tracção P-TCS (Performance Traction Control Syste) especialmente calibrado para o efeito.

Seja com a capota recolhida ou colocada, a condução no dia-a-dia ou o divertimento proporcionado pelas altas prestações são acompanhados da inimitável sonoridade da unidade motriz V10 aspirada, que oferece os mesmos 610 cv de potência e 560 Nm de binário da versão coupé.

O design do Huracán EVO RWD Spyder otimiza a integração e a função da capota de lona extremamente ligeira. O Spyder é um verdadeiro Lamborghini, esteja a capota removida ou colocada, com inimitáveis linhas desportivas seja qual for o ângulo através do qual seja observado, que confirmam o seu dinamismo em termos de estilo como de desempenho, esteja a capota aberta ou fechada.


As linhas exteriores do Spyder asseguram que a redução da resistência aerodinâmica e a downforce são equivalentes às do coupé sem que para tal sejam necessários apêndices aerodinâmicos adicionais, ao mesmo tempo que melhoram o equilíbrio e o dinamismo deste descapotável de tração traseira, seja com a capota recolhida ou colocada.


Stefano Domenicali, que já andou pelas hostes do MotoGP com a Ducati e é agora Presidente e Chief Executive Officer da Automobili Lamborghini, comenta: “O Huracán EVO Rear-Wheel Drive Spyder duplica o divertimento ao volante, proporcionando um puro prazer de condução combinado com a oportunidade de celebrar a vida ao ar livre.

O condutor está em perfeito contato com o património de engenharia da Lamborghini, desfrutando da resposta, da comunicação com o condutor e do envolvimento proporcionados pela configuração de um automóvel de tração traseira em que a intrusão da eletrónica foi minimizada, ao mesmo tempo que usufrui da sensação de liberdade e do espírito da vida que só os descapotáveis são capazes de proporcionar”.



DIVERTIMENTO A CÉU ABERTO

O Huracán EVO RWD Spyder foi especialmente projetado como um desportivo instintivo, ainda capaz de oferecer prestações de exceção, mas centrado nas capacidades do piloto e na configuração do motor combinado com a tração traseira, proporcionado um feedback físico sem filtros e a máxima envolvência ao volante.

O sistema de controlo de tração P-TCS especialmente calibrado foi concebido para garantir prestações capazes de fazer disparar a adrenalina em todas as condições, entregando binário e garantindo tração mesmo durante a fase em que o Spyder está no realinhamento após uma curva cerrada ou uma derrapagem. Especialmente com a capota recolhida, os sentidos do condutor são ainda mais estimulados pela sonoridade do motor V10 aspirado, na sua resposta ao acelerador durante as manobras.

O botão ANIMA do Huracán EVO Spyder, colocado no volante, coloca o condutor no controlo dos modos de condução, estando o P-TCS calibrado em conformidade com cada qual. O modo STRADA garante estabilidade e segurança em todas as condições, ao minimizar a derrapagem das rodas traseiras, e gerindo de forma mais proactiva a entrega de binário em superfícies de baixa aderência.


No modo SPORT, o condutor desfruta do divertimento proporcionado pela derrapagem, por permitir que as rodas traseiras patinem e deslizem na fase de aceleração, sendo o binário limitado quando os ângulos de sobreviragem aumentam de forma rápida, para que o condutor possa estabilizar e controlar o veículo. O modo CORSA otimiza a tração e a agilidade do automóvel à saída de uma curva em condições alto desempenho, maximizando a dinâmica e a velocidade.

A carroçaria do Huracán EVO RWD Spyder, em alumínio e resina termoplástica, assenta sobre um leve chassis híbrido em alumínio e fibra de carbono, para um peso a seco de 1509 kg e uma relação peso/potência de 2,47 kg/cv. A distribuição do peso frente/traseira é de 40/60, com a suspensão por triângulos sobrepostos, com quadriláteros sobrepostos e amortecedores passivos, a garantir uma comunicação otimizada com o condutor.


Discos de aço ventilados e perfurados estão instalados atrás das jantes Kari de 19” revestidas por pneus Pirelli P Zero especialmente desenvolvidos para este modelo, sendo em opção propostos jantes de 20” e travões carbono cerâmicos.


CRIADO PARA A VIDA

O Huracán EVO RWD Spyder dá continuidade ao poderoso design dos Lamborghini animados por motores V10, com novos atributos dianteiros e traseiros, que claramente o diferenciam do seu companheiro de gama Huracán EVO 4WD Spyder. Caraterizado por um novo repartidor dianteiro e pelas aletas verticais no interior das tomadas de ar dianteiras emolduradas de maiores dimensões, o para-choques traseiro em preto de alto brilho incorpora um novo difusor, exclusivo do Huracán EVO RWD Spyder.

A capota de lona do Spyder é acomodada em 17 segundos sob o capot posterior, mesmo em andamento até uma velocidade de 50 km/h (31 mph). Disponível em várias cores, a capota de lona complementa na perfeição as linhas da carroçaria e as opções deste modelo de tração traseira, ao mesmo tempo que garante um ambiente silencioso a bordo, para facilidade de conversação ou entretenimento, esteja a capota recolhida ou montada.


Seja com a capota removida ou colocada, o condutor também pode abrir eletricamente a janela traseira, que funciona como óculo posterior quando fechada, e sublinha a sonoridade única do motor V10 quando aberta. Dois vidros laterais removíveis reduzem o ruído aerodinâmico lateral no habitáculo, permitindo manter uma conversação mesmo a velocidades elevadas.

Um ecrã tátil HMI de 8,4” montado na consola central do Spyder controla as funções do veículo, assim como proporciona uma total conectividade para chamadas telefónicas, acesso à Internet e ligação Apple CarPlay. O Huracán EVO RWD Spyder é um automóvel criado a pensar no condutor e uma escolha de um estilo de vida, complementado por opções virtualmente ilimitadas de cor e acabamentos, através do programa Lamborghini Ad Personam, permitindo aos proprietários personalizar o seu automóvel em perfeita consonância com os seus gostos e preferências pessoais.

Preço e chegada ao mercado do Lamborghini Huracán EVO RWD Spyder


Os primeiros clientes irão receber o novo Lamborghini Huracán EVO RWD Spyder no verão de 2020, sendo os seguintes preços de comercialização recomendados:


Europa EUR 175,838 (preço recomendado de comercialização excluindo impostos)


Reino Unido GBP 151,100 (preço recomendado de comercialização excluindo impostos)


EUA USD 229,428 (preço recomendado de comercialização excluindo impostos/GST)


China RMB 2,794,000 (preço recomendado de comercialização impostos incluídos)


Japão YEN 26,539,635 (preço recomendado de comercialização excluindo impostos)



Especificações Técnicas - Lamborghini Huracán EVO RWD Spyder


CHASSIS E CARROÇARIA


Chassis


Chassis híbrido construído em alumínio e fibra de carbono


Carroçaria


Painéis exteriores construído em alumínio e materiais compósitos,


Capota de lona de alta qualidade


Suspensão


Suspensão por triângulos sobrepostos em alumínio


Molas e amortecedores


Molas de aço e amortecedores hidráulicos. Controlo eletromagnético do amortecimento “MagneRide” disponível como opção


Controlo Eletrónico


de Estabilidade (ESC)


Caraterísticas do ESC/ABS podem ser ajustadas através do ANIMA. O ESC pode ser desativado


Direção


Direção assistida eletromecânica, direção LDS com relação de desmultiplicação variável disponível como opção


Travões


Sistema de travagem de duplo circuito hidráulico com assistência

por bomba de vácuo, pinças em alumínio de 8 pistões na frente,

pinças em alumínio de 4 pistões atrás


Discos de travão


Discos em aço de desenho específico, ventilados e perfurados

∅ 365 x 34 mm (frente), ∅ 356 x 32 mm (traseira)


Pneus (série)


Pirelli P Zero 245/35 ZR19 (frente) – 305/35 ZR19 (traseira)


Jantes (série)


8,5J x 19'' (frente) – 11J x 19'' (traseira)


Retrovisores


Retrovisores exteriores reguláveis eletricamente


Airbags


Airbags dianteiros de duplo estágio, e airbag dianteiro do passageiro adaptativo. Bancos com airbags laterais para “cabeça-tórax”.



MOTOR


Tipo


V10 a 90°, injeção dupla IDS+MPI


Cilindrada


5204 cm3 (317.57 cu in)


Diâmetro x curso


Ø 84,5 mm x 92,8 mm (3.33 x 3.65 in)


Distribuição


Veios de excêntricos de admissão e escape


com ajuste continuamente variável


Taxa de compressão


12,7: 1


Potência máxima


449 kW / 610 cv às 8000 rpm


Binário máximo


560 Nm (413 lb. ft.) às 6500 rpm


Classe de emissões


EURO 6


Tratamento dos gases de escape


Dois catalisadores com regulação lambda


Sistema de refrigeração


Refrigeração por água e óleo de fluxo cruzado


Gestão do motor


Bosch MED 17 Master Slave


Lubrificação


Cárter seco


TRANSMISSÃO


Tipo


Tração traseira


Caixa de velocidades


Caixa LDF de dupla embraiagem e sete velocidades,


estratégia de passagens de caixa variável através do ANIMA


Embraiagem


Embraiagem de duplo prato ∅ 187 mm (7,36 in)


PRESTAÇÕES


Velocidade máxima


324 km/h


0–100 km/h


3,5 s


0–200 km/h


9,6 s


Travagem (100-0 km/h)


32,2 m


DIMENSÕES


Distância entre eixos


2,620 mm (103,15 in)


Comprimento


4,520 mm (177,95 in)


Largura


1,933 mm (76,10 in)


Largura

(Incluindo retrovisores)


2,236 mm (88,03 in)


Altura


1,180 mm (46,46 in)


Via dianteira


1,668 mm (65,67 in)


Via traseira


1,620 mm (63,78 in)


Diâmetro de viragem


11.5 m


Peso (a seco)


1,509 kg (3,326 lbs)


Relação peso/potência


2,47 kg/cv (5,45 lbs/hp)


Distribuição do Peso


40% (frente) – 60% (traseira)



CAPACIDADES


Depósito de combustível


83 litros


Bagageira


100 litros


CONSUMO


Ciclo WLTP


Combinado


13,9 l/100 km


Emissões de CO2


335 g/km

0 visualização0 comentário
bottom of page