QUATRO ANOS VOLVIDOS SOBRE A ESTREIA NO MERCADO, OS ALFA ROMEO GIULIA E STELVIO QUADRIFOGLIO RETORNAM AO PALCO, COM UMA ATUALIZAÇÃO REALIZADA PELOS TÉCNICOS DA BISCIONE. O QUE NÃO MUDA É O ‘CORAÇÃO’ BITURBO V6 COM 510 CV DE POTÊNCIA.
Os modelos topo de gama da Biscione beneficiam de atualizações dedicadas aos sistemas de condução autónoma de nível 2 e a retoques estéticos específicos. O que não mudou foi o coração para a performace, o biturbo V6 com 510 cavalos.
Estes dois modelos com a melhor performace dos carros Arese seguem a mesma filosofia do ano modelo 2020, que viu sedãs e SUVs em aparência "normal" em novembro passado, com as inovações mais significativas concentradas sob a pele, que deixam o prazer dos outros sentidos internos redesenhados e que se embelezam com novas cores.
A POTÊNCIA NOS MAIS ÍNFIMOS DETALHES
Hoje, numa altura em que as circunstâncias exigiram uma pausa num ritmo habitualmente intenso, os Alfa Romeo Giulia e Stelvio Quadrifoglio, com motor biturbo 2.9 V6 de 510 cv, não estão a abrandar. Pelo contrário, viram aumentada a performance de supercarro para as versões MY2020 com exclusivos conteúdos novos, e otimizada a oferta com elementos atualizados em termos de tecnologia, de conectividade e de segurança.
Expressão ideal da vitalidade e da paixão que estão no cerne da Alfa Romeo e a par do estímulo para conquistar Alfistas e fãs de automóveis deslumbrantes, a Alfa Romeo – que celebra este ano o seu 110.º aniversário – continua a distinguir-se, como sempre, pela exclusiva capacidade de se destacar tanto nos circuitos como nas passarelas de concursos de beleza. A Alfa Romeo decidiu anunciar as suas novidades numa conferência de imprensa virtual. Embora as palavras não possam expressar todas as emoções suscitadas ao conduzir um Quadrifoglio, mesmo assim é fascinante mergulhar nas bases da construção destes dois carros.
MAIS UM PASSO NA PEFORMANCE ALFISTA
As prestações, no topo da categoria, são asseguradas pelo potente motor 2.9 V6 Bi-Turbo, 100% em alumínio, capaz de libertar nada menos que 510 cv e 600 Nm de binário máximo às 2500 rpm. A respetiva distribuição pelas rodas é responsabilidade do sistema de Vetorização Ativa de Binário Alfa™, assistido, no Stelvio Quadrifoglio, pelo inovador sistema de tração integral Q4.
A transmissão automática de 8 velocidades está regulada de forma a otimizar a fluidez e o conforto, para proporcionar facilidade de condução em todos os tipos de piso. Só no modo RACE é que os veículos expressam todo o seu potencial, oferecendo passagens de caixa fulminantes de apenas 150 milésimos de segundo.
As versões Quadrifoglio são equipadas com uma série de sistemas projetados para realçar o prazer de condução e oferecer ao condutor a mais autêntica e envolvente experiência ao volante. Estes sistemas incluem Suspensão Ativa Alfa™, seletor Alfa™ DNA Pro com modo RACE e, no Giulia, repartidor aerodinâmico ativo Alfa™. Os sistemas são todos coordenados e adaptados em tempo real pela unidade Alfa™ Chassis Domain Control, garantindo constantemente, a veículo e condutor, as condições ideais para aproveitar ao máximo a excecional performance do Giulia e do Stelvio Quadrifoglio.
A sonoridade que acompanha a experiência de condução do cliente do Quadrifoglio é proporcionada por um sistema de escape Dual Mode de quatro saídas, ainda mais arrojado e envolvente quando em modo Race. A partir do modelo de 2020, os clientes poderão optar por equipar o Giulia ou o Stelvio Quadrifoglio com um novo sistema de escape Akrapovič em titânio com terminais em fibra de carbono, igualmente Dual Mode, que oferece um som ainda mais requintado.
QUALIDADE E ESTILO
O estilo italiano da Alfa Romeo transmite uma simplicidade que esconde o complexo processo criativo do projeto. O resultado – uma ergonómica e harmoniosa série de linhas e instrumentos, de volumes e espaços que envolvem o condutor – é uma complexa e sofisticada obra-prima. No interior, o novo design da consola central proporciona grande impacto tátil e visual, além de oferecer mais espaço de arrumação.
O volante e a alavanca de velocidades, revestidos de pele, são novos, tal como os cintos de segurança, agora disponíveis em vermelho ou verde, além da clássica versão preta. Em breve, estará disponível uma opção de novos revestimentos em pele perfurada para os bancos desportivos de regulação elétrica. Esta nova opção expande as possibilidades de personalização do Giulia e do Stelvio Quadrifoglio, que continuam a ser equipados de série com bancos desportivos revestidos de pele e Alcantara. Mantêm-se disponíveis os bancos desportivos com estrutura em fibra de carbono Sparco.
A tecnologia de bordo inclui um novo sistema de infoentretenimento com ecrã tátil central de 8,8”, com serviços conectados e interface de novo design.
Os exclusivos conteúdos novos do Quadrifoglio incluem ainda Performance Pages, páginas específicas para que o condutor possa ver o status do veículo em tempo real – desde a temperatura dos principais componentes mecânicos até ao débito de binário, à pressão do turbocompressor e à potência utilizada em tempo real, além de cronómetros digitais para medir as prestações de aceleração e de velocidade máxima.
As novidades no exterior do Giulia e do Stelvio Quadrifoglio incluem novos grupos óticos traseiros com LED e lente escura, além de novo acabamento preto brilhante do trilobo frontal e dos emblemas traseiros. O Stelvio apresenta novas jantes de 21”, exclusivas da versão Quadrifoglio.
A EMOÇÃO DAS PISTAS E UM QUOTIDIANO
MAIS FÁCIL COM O ADAS NÍVEL 2
Com o MY2020, o Giulia e o Stelvio Quadrifoglio introduzem novos ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) desenvolvidos em colaboração com a Bosch para condução autónoma de nível 2 que deixam intacto o prazer de conduzir, já que intervêm apenas para garantir máxima segurança e para aumentar o conforto em condições de trânsito intenso ou em viagens mais longas.
O mais elevado nível de condução autónoma com perfeito equilíbrio entre prazer de condução e sistemas de assistência: trata-se do nível 2, alcançado, por definição, quando o condutor dá ao veículo o controlo do acelerador, dos travões e da direção em determinadas condições. Esta funcionalidade utiliza sistemas eletrónicos que requerem constante monitorização por parte do condutor e, ao mesmo, proporciona mais conforto em longas viagens. No entanto, o condutor tem de permanecer continuamente ao comando, mantendo sempre as mãos no volante.
Principais tecnologias de condução autónoma das versões Quadrifoglio MY2020:
Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem: caso não tenha sido ativado um dos indicadores de direção, deteta se o veículo está a desviar-se da respetiva faixa e alerta o condutor através de avisos visuais e táteis, intervindo ativamente para recolocar o veículo na sua faixa.
Monitorização Ativa dos Ângulos Mortos: monitoriza os ângulos mortos, mas também vigia a aproximação de outros veículos, corrigindo a direção para evitar uma potencial colisão.
Cruise Control Ativo: ajusta automaticamente a velocidade da viatura para manter uma distância de segurança em relação aos veículos que seguem à frente. Em conjunto com o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, esta tecnologia ajusta a velocidade em função do limite estabelecido, para uma condução mais confortável.
Reconhecimento de Sinais de Trânsito e Controlo Inteligente de Velocidade: este sistema utiliza a câmara de bordo, reconhece sinais de trânsito, indica-os no ecrã e avisa o condutor do limite de velocidade do momento.
O sistema sugere, assim, ao condutor que reduza a velocidade em função do limite estabelecido. Se o condutor aceitar, as definições do Cruise Control são automaticamente ajustadas.
Assistência em Engarrafamentos e em Autoestrada: Complementando o Cruise Control Ativo, a Assistência em Engarrafamentos monitoriza o posicionamento lateral, mantendo a viatura no meio da faixa de rodagem em situações de trânsito intenso, enquanto a Assistência em Autoestrada ajusta a velocidade em função dos limites do momento.
Assistência à Atenção do Condutor: monitoriza a sonolência do condutor e, se necessário, aciona um alerta.
AS NOVAS CORES
Os designers da Alfa Romeo passaram a optar por uma abordagem que suscita emoções, classificando as cores de carroçaria por “classes” e não apenas por tecnologia. As quatro categorias são: Competizione, recordando a tradição desportiva da marca; Metal, realçando o seu espírito dinâmico; Solid, dedicada a quem procura estabilidade; e Oldtimer, que evoca e reinterpreta o património Alfa Romeo.
As novas cores Oldtimer são o requintado Vermelho 6C Villa d’Este, o deslumbrante Ocre GT Junior e a nova tonalidade externa Verde Montreal, estreada nas versões Quadrifoglio MY20. Esta última cor presta homenagem a um dos ícones da marca, o Alfa Romeo Montreal, lançado há 50 anos.