A PARTIR DE 25 DE MAIO DE 2020, SERÁ POSSÍVEL FAZER O TESTE DA CATEGORIA A2 COM UMA MOTO DE 250CC EM VEZ DE 400CC.
No dia 5 de maio de 2020, a União Europeia publicou a Diretiva (UE) 2020/612 da Comissão, que altera a Diretiva 2006/126 / CE do Parlamento Europeu e do Conselho relativa à carta de condução. Uma das alterações é a redução da cilindrada dos motociclos de teste com licença A2.
Durante vários anos, a FEMA pressionou para esta redução para permitir que mulheres e homens menores passassem no teste A2. Estatísticas de vários países europeus, especialmente Suécia e Holanda, mostraram que as mulheres têm uma desvantagem em passar nos testes em certas manobras. Uma das causas para isso é que as motos de teste geralmente são muito pesadas e grandes demais para serem usadas por mulheres e homens menores.
Outro problema é que existem muito poucos modelos de motos à venda que atendem aos requisitos do teste da licença A2. Como observador no Comitê de Carta de Condução, a FEMA conseguiu desempenhar um papel ativo no processo de tomada de decisão que levou a este resultado.
Dolf Willigers, Secretário Geral da FEMA, comenta: “Estamos muito satisfeitos em ver que em breve será possível fazer o teste da licença A2 com uma moto de 250 cc. Isso será um alívio para muitas pessoas menores, para as quais as atuais motos de teste A2 são muito grandes e pesadas. Nós trabalhamos muito para conseguir isto.”