top of page
Por Ricardo Ferreira

CITROEN CX | O velho “Pallas” sai da reforma


LEMBRA-SE DO CX? POIS É, O FAMOSO “PALLAS” QUE CHARLES DE GAULE CHEGOU A UTILIZAR NAS SUAS ÚLTIMAS DESLOCAÇÕES VAI VOLTAR. O REGRESSO DESSA SIGLA DE LUXO À MARCA DO ‘CHEVRON’ VAI ACONTECER, MAS SÓ EM 2021!

Foi com um Citroen BX 14 (fotografado à frente do Mosteiro dos Jerónimos) que me estreei a escrever sobre automóveis, há muitos anos atrás. A seguir a essa berlina, nasceriam muitos outros carros do Chevron… chegando no ano 2000 o C5, outra berlina de grande classe que durou até 2017. E depois, nada mais parecido; SUV e utilitários urbanos tomaram o poder desde a extinção do C5… mas a espécie não se extingiu!

Sendo óbvio que essas fantásticas berlinas deixam saudade, foi com satisfação que soubemos que está previsto para breve o regresso do lendário “Pallas”, o CX está de volta, não será mais aquele que esperávamos, é certo, mas avança para um mundo novo com o mesmo estigma de grande conforto que nasceu com o sumptuoso DS do Presidente francês Charles de Gaulle, prosseguiu no BX, e se extinguiu no nevoeiro com o desaparecimento do espaçoso três volumes C5.


CXperience

Em 2016, acreditávamos na chegada iminente de um sedan grande e elegante à Citroën. O protótipo CXperience no Paris Motor Show foi um choque real, tanto para o público em geral quanto para a imprensa especializada. Todos nós não víamos um objeto tão perfeito há muito no estirador dos designers da marca. Porém, um ano depois (2017) testemunhámos impotentes ao último ano do C5, sem que fosse substituído. Esvaia-se num nada a esperança de uma nova berlina, para mais já com a DS a nascer como marca premium da PSA.

Agora, em 2020, uma luz ao fundo do túnel parece reacender uma esperança já perdida.

508, DS9 ... E FINALMENTE CITROEN

Se o calendário do grupo PSA cumprir as suas promessas, o retorno de uma grande Citroën está planeado para 2021. Um retorno justo das coisas, depois da Peugeot ser atendida em 2018 com os 508 (4,75 m de comprimento), enquanto a DS acaba de revelar os recursos finais do DS9 (4,93 m). Segundo as nossas informações, o modelo do Chevrons estará a meio caminho entre os seus dois primos do grupo PSA.


O REGRESSO DO CX?

Em termos de estilo, apostamos que a Citroën renovará os fundamentos do design revelado pelo CXperience… deverá ser muito parecido! Mas, além do plástico, há rumores de que o sobrenome CX poderá ter um retorno notável, na medida em que os líderes da marca pensam, há alguns anos, num novo sistema de apelidos. Portanto, novos pontos C5 ou C6. Estaremos então há espera de um novo Citroën CX, 30 anos após seu desaparecimento.

De acordo com o desenho (Photoshop) reproduzido na francesa Auto Moto, o novo CX estará distante dos padrões de luxo dos nossos pais e avós, o habitáculo do novo CX desistirá de materiais nobres, para se concentrar no conforto dos passageiros. A atmosfera será quente, banhada em poltronas macias, enquanto o sistema hidráulico das suspensões será mantido, com amortecido progressivos, atualizados com linhas de comando eletrónicas… honrando um passado brilhante em termos de amortecimento incorporado nos Citroëns a partir do DS.


MOTORES: HIBRIDOS, DIESEL E GASOLINA

Em termos de motores, espera-se um híbrido recarregável de 180 a 225 cv de potência, além de blocos de gasolina e diesel.

Quando for lançado no final de 2021, ou no pior cenário só em 2022, é expectável que o novo Citroën CX exiba uma lista de preços agressiva, abaixo da marca dos 30.000 euros. Esta é certamente uma boa notícia para todos os fãs dos chevrons, em especial para todos aqueles que conviveram de perto com aquela suspensão revolucionária que nos levava de sofá pelas estrada mais esburacadas que havia. <<<



O BX QUE ANDOU NOS RALIS

.... NO TEMPO DOS SUPER GRUPO B

0 visualização0 comentário
bottom of page