top of page
REDAÇÃO

AUTO | Já abriram as encomendas para o novo Jeep Compass


ESTÃO JÁ ABERTAS AS ENCOMENDAS DO JEEP COMPASS CONSTRUÍDO NA FÁBRICA DA FCA DE MELFI, EM ITÁLIA E DESTINADO AO MERCADO EUROPEU.

O novo modelo é agora produzido em Itália, permitindo à Jeep garantir um prazo médio de entrega pela fábrica de cerca de três semanas, oferecendo novos conteúdos tecnológicos avançados e fáceis de usar, que garantem uma experiência de condução diária mais eficiente, confortável e conectada.


O crescente sucesso do modelo destinado à Europa, inicialmente construído na fábrica da FCA de Toluca, México, possibilitou transferir a produção diretamente para Itália, incluindo a da nova versão 4xe com tecnologia elétrica plug-in. Isto representa mais um passo na implementação do plano de investimentos da FCA de 5 mil milhões de euros em Itália e na contínua evolução da marca, reforçando tanto a inovação tecnológica como a excelência da fábrica italiana, uma das mais inovadoras do mundo.


O Jeep Compass produzido na fábrica da FCA de Melfi será alimentado por um novo motor a gasolina 1.3 com potência de 130 cv ou 150 cv que assegura aos clientes uma experiência de condução suave e confortável, ou, em alternativa, por uma versão otimizada do motor diesel 1.6 MultiJet II de 120 cv com SCR (Redução Catalítica Seletiva). Os conteúdos incluem os novos Uconnect Services, que proporcionam melhor conectividade tanto dentro como fora do veículo, novos elementos de estilo, como cinco diferentes tipos de jantes, além de uma gama de cores de carroçaria com cinco tonalidades novas: Marfim Tricamada, Vermelho Colorado, Azul Italia, Azul Shade e Verde Techno Metalizado, que podem ser todas associadas à opção de tejadilho preto. Também a nova cobertura do compartimento de carga estará disponível para todas as versões.

Tendo como objetivo a evolução contínua da gama Jeep, as características dinâmicas do Compass foram redefinidas, de modo a estar ainda mais em sintonia com as expectativas dos clientes europeus. O comportamento dinâmico do Compass construído em Melfi é realçado através da nova afinação do sistema de direção, destinada a otimizar a respetiva leveza e progressividade, e de intervenções específicas no sistema de suspensão. Entre estas intervenções, inclui-se a adoção de amortecedores com válvulas FSD (Frequency Selective Damping - Amortecimento de Frequência Seletiva), a fim de limitar os movimentos da carroçaria sem afetar o conforto em pisos irregulares. O novo Compass oferece maior precisão em curvas percorridas a alta velocidade, proporcionando menor inclinação e oscilação, e maior estabilidade em travagem. Acima de tudo, o condutor sente um comportamento em estrada mais flexível e preciso, especialmente percetível em estradas sinuosas.


O Jeep Compass construído em Melfi chegará a Portugal em junho com uma gama constituída por quatro versões – Sport, Longitude, Limited e S –, todas alimentadas por eficientes motores a gasolina ou diesel e com tração dianteira (as versões 4xe estarão disponíveis no segundo semestre do ano aliadas à tecnologia híbrida plug-in). Preços de tabela entre 27.750€ para as versões a gasolina 1.3 de 130 cv e 37.150€ para a versão topo de gama, gasolina de 150 cv com caixa DDCT.


Produzido no México, no Brasil, na China, na Índia e agora também em Itália, o Jeep Compass – acompanhado ainda pela versão eletrificada 4xe, a ser lançada em breve, – é de facto um modelo global. Goza de uma ligação muito especial com a região EMEA e, acima de tudo, com a Europa. Foi o primeiro modelo Jeep concebido especificamente para as estradas da Europa, onde foi lançado em 2017. Isto lançou bases sólidas para o sucesso do Jeep Compass: o modelo Jeep mais vendido em todo o mundo em 2019 impulsionou, juntamente com o Renegade, o desempenho comercial da Marca na Europa, tendo representado 40% do volume anual de vendas.


NOVO MOTOR A GASOLINA 1.3 TURBO

O novo motor a gasolina de quatro cilindros 1.3 turbo que alimenta o Jeep Compass produzido na Fábrica da FCA em Melfi, na região italiana de Basilicata, insere-se na nova família Global Small Engine da FCA, lançada em meados de 2018 no Jeep Renegade.


Este motor é baseado numa estrutura modular e estará disponível no Jeep Compass em configuração de quatro cilindros com opção entre dois níveis de potência: 130 cv com transmissão manual de seis velocidades e 150 cv com Transmissão de Dupla Embraiagem a Seco (DDCT - Dual Dry Clutch Transmission) e tração dianteira nas duas versões. Esta é, para o Compass, a primeira aplicação de uma transmissão automática em associação com uma configuração de tração dianteira, o que tornará o modelo mais acessível para os novos clientes do segmento C-SUV (atualmente, as vendas de veículos 4x2 automáticos correspondem a 28% do mercado na Europa). O novo motor a gasolina 1.3 respeita as normas Euro 6D Final e dispõe de filtro de partículas GPF (Gasoline Particulate Filter).


O novo motor a gasolina 1.3 turbo foi projetado para oferecer performances notáveis tanto em estrada como em todo o terreno, além de proporcionar excelente conforto em andamento. Para o Compass, o motor a gasolina 1.3 foi otimizado com um turbocompressor específico que maximiza a resposta do motor a baixo regime de rotações e reduz até 27% as emissões de CO2. O novo motor reduz ainda o consumo de combustível até 30% (ciclo WLTP) em comparação com as precedentes versões a gasolina 4x4 com transmissão automática.


O Jeep Compass equipado com o novo motor a gasolina 1.3 turbo e transmissão automática DDCT oferece ainda, pela primeira vez, um modo de condução Sport que pode ser selecionado apenas carregando no botão específico presente na consola central. Este modo de condução dinâmica aumenta ainda mais o prazer de condução na utilização em cidade, tornando a direção mais dura, aumentando a rapidez de resposta ao acelerador e ajustando o comportamento da transmissão com passagens para relações de caixa superiores, a fim de proporcionar elevados valores de potência e de binário. Além disso, em modo Sport, a função de movimento por inércia é bloqueada, sendo ativado o modo ’fast-off‘. Quando se liberta o acelerador, este modo evita a passagem para uma relação de caixa superior, maximizando, assim, o travão motor e otimizando a rapidez de resposta na aceleração seguinte.


A nova família Global Small Engine, desenvolvida pelo Grupo FCA para oferecer uma nova opção nos motores a gasolina, caracteriza-se pela economia de combustível e por boas prestações numa ampla gama de aplicações. A estrutura de base garante eficiência, modularidade e um considerável grau de padronização em termos de componentes e processos de fabrico, flexibilidade e potencial de desenvolvimento. Estes motores são inteiramente construídos em alumínio por uma questão de leveza (o peso mais baixo, de 110 kg, é o do motor de quatro cilindros sobrealimentado). O cárter, desenvolvido em parceria com a Teksid, é fabricado em liga de alumínio fundida a alta pressão. Depois de analisados diversos projetos de cárter, foi escolhida uma arquitetura com bloco, pois oferece o melhor equilíbrio em termos de peso, desempenho estrutural, ruído e vibrações. Todas as versões turbo da família Global Small Engine contam com a terceira geração da exclusiva tecnologia MultiAir, que melhora a eficiência da combustão ao ajustar a elevação e a fase das válvulas, otimizando a abertura e o fecho independentes das válvulas de admissão.

O novo motor a gasolina 1.3 de 130 cv com transmissão manual estará disponível nos níveis de equipamento Sport, Longitude e Limited, enquanto a versão de 150 cv com DDCT será proposta para o nível de equipamento S. O binário máximo é, em ambas as configurações, de 270 Nm (mais 40 Nm do que no precedente motor a gasolina 1.4). Ambos os motores são acoplados a tração dianteira.


A gama de motores proposta para o Compass completa-se com o 1.6 diesel MultiJet II de 120 cv, 320 Nm, transmissão manual, SCR (Redução Catalítica Seletiva) e tração dianteira.


As versões 4xe (que dispõem de tecnologia híbrida plug-in) estarão disponíveis com motor elétrico associado às versões de 190 cv e de 240 cv do motor 1.3 da família Global Small Engine. Estas versões chegarão aos stands europeus no segundo semestre do ano.


UCONNECT TM SEVICES

O Jeep Compass produzido em Melfi oferecerá conectividade de vanguarda, de forma a ir ao encontro das necessidades dos seus exigentes clientes. Introduzido primeiro na gama Jeep com o Renegade de 2020, os novos Uconnect Services oferecem uma série de funcionalidades disponíveis através de vários pontos de contacto, incluindo app móvel My Uconnect, smartwatch, website, botões no controlador de luzes internas e rádio. Disponíveis no Compass a partir do lançamento comercial, os novos Uconnect Services serão de série tanto no sistema de infoentretenimento de 7” como de 8,4” e em todos os níveis de equipamento a partir do Longitude, oferecendo avançada conectividade dentro e fora do veículo e serviços tendentes a melhorar a segurança e o conforto.


A FCA Capital Portugal, Instituição Financeira de Crédito do Grupo da Fiat Chrysler Automobiles e do Crédit Agricole Consumer Finance, apoia as vendas de veículos Jeep, fornecendo uma ampla gama de soluções financeiras para proporcionar a todos os seus Clientes a melhor experiência possível, no financiamento do novo Jeep Compass GSE (Global Small Engine).


0 visualização0 comentário
bottom of page