top of page
Por Ricardo Ferreira

PURE ETCR | Como a Cupra preparou o campeonato de turismos elétrico


SE QUER SABER ALGO DE DIFERENTE QUE SE VAI PASSAR NO AUTOMOBILISMO, CONHEÇA COMO TUDO SE ESTÁ A PREPARAR PARA A NOVA COMPETIÇÃO MULTIMARCA PARA TURISMOS ULTRA-POTENTES, COM TRAÇÃO TRASEIRA E 100% ELÉTRICOS: O PURE ETCR.

Se já não é fácil preparar um automóvel para competições regulares, muito menos para uma competição totalmente à base de voltagem e baterias. Hyundai, Jaguar e CUPRA foram os primeiros construtores a impulsionar a nova competição, mas especialmente a fábrica espanhola 'prima' da Seat.

A CUPRA é uma marca ainda jovem e que quer vingar na vertente elétrica, tendo desenvolvido um carro com 4 motores elétricos e 500 kW de potência, capaz de ir dos zero aos 100 km/h em apenas 3,2 segundos: o Cupre E-Racer.

"Combinar a performance com a eletrificação, a eficiência e a sustentabilidade" foi o desafio que a equipa da CUPRA Racing enfrentou no desenho e desenvolvimento do Cupra para a competição multimarca de Turismos 100% elétricos, o Pure ETCR.


O resultado foi o Cupra e-Racer, que já está pronto para conquistar os circuitos. Tal como o seu antecessor, o e-Racer foi desenvolvido a partir do Cupra Leon. A mais recente geração de Turismos conta com o design mais aerodinâmico de sempre, o que permitiu aos engenheiros da CUPRA Racing desenvolver um carro de competição mais dinâmico e potente, capaz de alcançar os 270 km/h.

O ex-piloto de Fórmula 1 Jordi Gené foi um dos primeiros a testar o Cupra E-racer no final de 2018


“O chassis é completamente novo, já desenvolvido sobre a plataforma do novo Leon, 50 milímetros mais larga e com um desenho mais eficiente de série. A base da carroçaria e os seus elementos móveis são rigorosamente os de série. Os para-choques, as soleiras das portas, guarda-lamas e o spoiler têm um novo desenho. Além disso, foram adicionados elementos aerodinâmicos como o splitter dianteiro”, diz Xavi Serra, responsável pelo desenvolvimento técnico da CUPRA Racing.

MAIS POTÊNCIA, MAIS EFICIÊNCIA

Umas das novidades do e-Racer de 2020 está na ampliação da capacidade da bateria. O número de células foi aumentado para 6.270 unidades, com uma nova distribuição do seu interior e melhor refrigeração, tornando-as mais eficientes nos tempos de recarga. “Conseguimos dar um passo em frente na segurança, já que trabalhámos numa melhor resistência ao impacto e à intrusão da bateria”, diz Serra. O sistema eletrónico também foi redesenhado com uma reprogramação completa.

EVOLUÇÃO MEDIDA AO MILÍMETRO

Para compensar o acréscimo de 50 milímetros do CUPRA Leon no qual se baseia o e-Racer e a nova estrutura de proteção da bateria, vários elementos foram reconfigurados.

“Otimizámos o peso de muitos componentes. No interior, a carroçaria recebeu mudanças importantes para instalar a bateria e os restantes componentes elétricos. Não só reforçámos o arco de segurança para efeitos de competição, como também trabalhámos com novos componentes para obtermos um maior nível de rigidez torsional”, revela o responsável pelo desenvolvimento técnico da CUPRA Racing.

DESIGN 100% CUPRA

A nova imagem do e-Racer também mudou: jantes com mais tons distintos de cobreado e maior presença do blue petrol na carroçaria, em combinação com branco.

“Quisemos combinar o ADN da CUPRA com um perfil mais aerodinâmico. Para isso, desenharam-se novos gráficos progressivos com detalhes em cobreado que, além do dinamismo, definem e suavizam a união entre as duas partes da carroçaria em branco e azul”, diz Francesca Sangalli, responsável pelo conceito de Color&Trim e Concept&Strategy.

COMPETIÇÃO A ZERO EMISSÕES...

Dentro deste inovador design estão 4 motores situados na zona posterior que aceleram o elétrico de competição aos 100 km/h em apenas 3,2 segundos. Com esta performance, obtida com uma única velocidade, o novo e-Racer prepara-se para o novo campeonato de Turismos 100% elétricos, o Pure ETCR, com Mattias Ekström e Jordi Gené como pilotos oficiais.

“O e-racer tem sido o ponto de referência para uma competição internacional multimarca. Tecnicamente, nós temos feito o caminho”, garante Xavi Serra

De 1 a 6.270, os números-chave do e-Racer

MOTORES E CAPACIDADES

1 velocidade

4 motores

50 minutos para recarregar a bateria

100% elétrico

500 kW de potência

500 quilos de peso da bateria

6.270 células na bateria

PERFORMANCES

270 km/h de velocidade máxima

3,2 segundos para alcançar os 100 Km/h

0 visualização0 comentário
bottom of page