A NISSAN REVELOU ESTA SEMANA TODO UM PLANO DE PRODUTOS PARA OS PRÓXIMOS ANOS. TODA ESTA INFORMAÇÃO SURGE NUM VÍDEO QUE ANUNCIA ALGUMAS SURPRESAS, MAS QUE TAMBÉM ANTECIPA A SAÍDA DE ALGUNS MODELOS DA LINHA DE PRODUÇÃO.
A Nissan revelou um vasto plano de reestruturação no final deste mês de maio. Medidas de economia que foram anunciadas 24 horas antes das reveladas em comunicado pela Renault, dentro da mesma Aliança. Ao contrário do fabricante francês, que integra no seu plano um reestruturação o suprimento de cerca de 15.000 postos de trabalho à escala global, os japoneses deverão ficar muito aquém desse número, apesar do encerramento confirmado da sua fábrica de Barcelona (3.000 funcionários) em dezembro deste ano.
Ou seja, se a Renault prefere revelar planos mais realista e detalhado sobre os próximos anos, a Nissan escolhe falar apenas no lado menos mau do problema – trazido aos fabricantes de automóveis pelo surto de Covid-19 levantando o véu através de um vídeo sobre um ambicioso plano de produto, no qual são esboçados nada menos que 12 novos modelos a serem lançados a médio prazo.
De A a Z, as surpresas da Nissan
O plano "Nissan Next", desenvolvido neste vídeo de pouco mais de um minuto, abre com a letra A, incorporada por um futuro utilitário esportivo. Extrapolado do protótipo Nissan Ariya de 2019, deverá ser lançado em 2021. Será o primeiro modelo 100% elétrico da plataforma CMF-EV, comum a todos os modelos futuros do género dentro da Aliança (os futuros Renault Zoe e Nissan Leaf).
Muitos modelos não destinados ao mercado europeu, aparecem neste vídeo. Em ordem alfabética, podemos ver a próxima geração do Nissan Armada , um SUV muito grande comercializado essencialmente na América do Norte, assim como a futura pick-up Nissan Frontier. A letra K simboliza, por sua vez, o futuro Nissan Kicks, um SUV compacto destinado principalmente ao mercado sul-americano e asiático.
Um misterioso Nissan M ...
Mais obscura é a revelação de um SUV de tamanho urbano, cujo nome começará com um M. Poderia ser a mutação do atual citadino Micra, cujas vendas estão a perder terreno, para um futuro crossover com cerca de 4 metros de comprimento. Esta inicial corresponderia logicamente ao seu homólogo japonês, até então chamado Nissan March.
Quanto à letra N essa deverá pertencer à futura pick-up Nissan Navara que deverá ser uma grande novidade em conjunto com a nova geração do Nissan Note, potencialmente 100% elétrica. É improvável que este modelo seja vendido nas nossas latitudes.
O regresso do rei Qashqai
Na sombra, também vemos o futuro Nissan Pathfinder, também dedicado aos mercados do Canadá e EUA, o que para nós deverá significar a terceira geração do Nissan Qashqai que será a grande novidade na Europa, onde o concorrente do Peugeot 3008 atua é atualmente um ‘best-seller’ de vendas. Lançado no início de 2021, o futuro Qashqai deve ser acompanhado pela substituição do Nissan X-Trail.
Neste vídeo, adivinhamos o perfil dele sob a letra R, como Rogue, o seu nome de batismo nos mercados norte-americanos. É seguido, na letra T, pelo Nissan Terra, um SUV com vocação mundial, embora não seja comercializado na Europa Ocidental.
Z de 240 Z
Neste capítulo encerra principalmente a confirmação de um ícone: o famoso coupé Z terá direito a uma sucessão num registro neo-retro apelativo. Deverá ressuscitar o nome do lendário Datsun 240 Z usando a atual plataforma do Alpine A110. E por que não, ser montado no local de produção de Dieppe, a fim de garantir o futuro da Alpine?
Haverá futuro para o Nissan GT-R?
Portanto, o que a Nissan parece oferecer é um bom plano de produto, apesar dos tempos difíceis que atravessamos, e do grande "colapso social" que deve afetar muitos ordenados. Os primeiros sinais desses novos tempos deverá ser dado no final de 2020 com a atualização incorporada no Nissan Qashqai "3".
No entanto, existem outras questões que permanecem por esclarecer… Que futuro terá o desportivo Nissan GT-R, ou das berlinas de 3 volumes, duas ausências deste vídeo. E, possivelmente haverá outros modelos para tirar de produção neste período conturbado. <<<