
O Ford Mustang GTD deu uma volta ao Nordschleife de Nürburgring em menos de sete minutos, tornando-se no automóvel de estrada americano mais rápido de sempre a contornar o circuito sagrado.
A nova versão do venerável Mustang, focada na pista, registou um tempo de volta de 6min 57,685s em todo o traçado de 12,9 milhas do Nordschleife. Foi mais de 2,2 segundos mais rápido do que os 6 minutos e 59,93 segundos que a Porsche conseguiu com o 911 GT3 em setembro de 2020.
No entanto, fica atrás do 911 GT3 com o kit Manthey Racing Performance (6min 55,737s), do 911 GT3 RS (6min 49,328s), do Mercedes-AMG GT Black Series (6min 48,047s) e do Porsche 911 GT2 RS da geração anterior modificado pela Manthey (6min 43,300s). Também está muito atrás do atual recordista de carros de estrada no 'Ring, o Mercedes-AMG One, que conseguiu 6min 29,090s.

A Ford disse que voltaria ao circuito no próximo ano para tentar melhorar o tempo do GTD, sem dúvida prevendo uma réplica da Porsche com a atualização recentemente revelada para o 911 GT3.
O GTD é o Mustang mais radical de sempre. O V8 de 5,0 litros utilizado no Mustang Dark Horse foi aumentado para 5,2 litros, aumentando a sua potência de 500 CV para 815 CV. Isto torna-o mais potente do que o Ford GT, uma homologação especial de boa-fé para as 24 Horas de Le Mans. O grupo propulsor do GTD também inclui um conjunto de modificações derivadas dos desportos motorizados, incluindo lubrificação por cárter seco, um sistema de escape com válvula ativa e uma árvore de transmissão em fibra de carbono.
O chassis também é radicalmente diferente do Mustang GT normal. Utiliza um design de suspensão de duplo braço de comprimento desigual à frente, bem como amortecedores activos provenientes do gigante da engenharia Multimatic. Isto significa que o GTD se senta 40 mm mais baixo do que o Mustang GT normal na sua configuração de estrada, e a sua via é quase 100 mm mais larga.
A potência de travagem extra é fornecida pelos travões de disco de carbono-cerâmica Brembo, concebidos para resistir ao desvanecimento sob as elevadas cargas repetidas experimentadas na utilização em pista.
A completar o pacote está uma carroçaria agressiva inspirada na do Mustang GT3, com extensões esteroidais dos arcos das rodas, condutas de ar para o motor e travões traseiros e um enorme spoiler traseiro.
O Mustang GTD só pode ser comprado mediante pedido e a janela para licitações fechou a 19 de julho - uma semana depois de o carro ter feito a sua estreia no Reino Unido no Festival de Velocidade de Goodwood. Os preços começaram em £315.000.
Comments