
1958 foi um ano revolucionário para o Campeonato do Mundo de Fórmula 1. Pela primeira vez, não apenas os pilotos, mas também as equipas seriam premiadas com um título mundial, o Campeonato de Construtores.
O objetivo era recompensar e valorizar o desempenho excepcional das equipas e dos monopostos, a melhor implementação técnica e a consistência do desempenho ao longo de uma temporada. Além de reconhecer a astúcia em saber explorar de forma engenhosa o que a regulamentação vigente permitia.
Entre as equipas que competiam por este prestigioso novo título mundial estavam equipas de prestígio como a Ferrari, Cooper, BRM e Maserati. E enquanto Stirling Moss perdeu a coroa de pilotos por apenas um ponto devido às terríveis circunstâncias do Grande Prêmio final da temporada em Marrocos, o primeiro título de construtores do Campeonato Mundial de F1 foi para a equipe britânica Vanwall, graças aos esforços de Stirling Moss, Tony Brooks (que venceu em Monza) e Stuart Lewis-Evans. O título significava não apenas prestígio para a marca fundada pelo industrial britânico Tony Vandervell, mas também benefícios financeiros.
Infelizmente, o momento de grande triunfo para Vanwall transformou-se numa tragédia. Durante a última corrida da temporada de 1958, em Marrocos, Stuart Lewis-Evans sofreu um grave acidente e morreu seis dias depois. Para o industrial britânico Tony Vanderwell, o excêntrico fundador e proprietário da equipa, o choque foi profundo: ele perdeu a alegria do sucesso e dissolveu a equipa em 1960.
Sessenta anos depois, a Vanwall renasce como uma fénix das cinzas

“Em 1958 houve uma batalha feroz pelo primeiro título de construtores no Campeonato Mundial de Fórmula 1, entre a Vanwall e a Ferrari. A Vanwall venceu porque na época escolheu fazer as coisas de forma diferente: mais moderna, mais futurista, por meio de tecnologia de ponta. Como este novo carro na minha frente agora, que reúne o legado da marca. Se Tony Vanderwell ainda estivesse vivo, ele estaria muito orgulhoso, assim como eu.” Disse Bernie Ecclestone.
...porque as lendas nunca morrem

A Vanwall está de volta. Em todo o mundo! O Dr. Colin Kolles, que anteriormente atuou como CEO e diretor de várias equipas de Fórmula 1, deu nova vida à marca Vanwall. A reencarnação moderna do Vanwall de Sterling Moss é representada por um modelo de estrada exclusivo disponível em três versões: Vanwall Vanderwell H-GT, Vanwall Vandervell N-GT e Vanwall Vanderwell Thin Wall Special.
O nome do modelo dos carros é uma clara homenagem a Tony Vandervell, o brilhante criador da marca Vanwall.

Todas as três versões são baseadas na plataforma E-GMP, a plataforma EV mais avançada disponível atualmente. Isso torna-os os mais eficientes de todos os tempos, com uma experiência de condução irresistível e extremamente desportiva.
A carroceria, inteiramente feita de carbono, garante uma otimização de peso inédita para esta categoria de carros. A aerodinâmica, cuidadosamente projetada em cada detalhe, o chassi com configuração desportiva e o baixo peso, podem aumentar o alcance de uso e permitir o desempenho de um carro de corrida. O objetivo é transmitir emoção pura e o máximo prazer de condução.


VANWALL Vandervell H-GT 325 CV, 4WD
VANWALL Vandervell N-GT 650 CV, 4WD
N-GT Thin Wall especial 650 CV, tração nas 4 rodas e peso inferior a 2000 kg
Comments