top of page

KTM 390 Adventure 2025 disponível nas versões R e X

Redação

Apesar dos tempos turbulentos, a KTM não desacelera quando se trata de apresentar novos modelos. Agora sabemos todos os pormenores sobre a 390 Adventure R com roda dianteira de 21 polegadas mostrada na EICMA e a sua irmã de 19 polegadas, a 390 Adventure X.

2025 promete ser um ano de grandes novidades para a KTM. Após o lançamento das novas ENDURO R e SMC R nas versões 125 e 390, a marca austríaca apresentou hoje uma das motos mais aguardadas pelos apaixonados por viagens: a KTM 390 ADVENTURE. Disponível em duas versões denominadas “R” e “X”, o modelo de entrada da família TRAVEL foi atualizado na sua estética, chassis e motor, para proporcionar grandes emoções a todos!

A linha de modelos KTM 390 Adventure 2025 oferece melhorias técnicas e uma diferenciação mais clara entre modelos off-road e versáteis. Enquanto a variante R foi otimizada para terrenos exigentes, a variante X é voltada para aqueles que buscam uma mistura equilibrada de capacidades on-road e off-road.



A KTM 390 ADVENTURE R foi especialmente projetada para pilotagens off-road exigentes. Apresenta um novo quadro tubular de aço com geometria otimizada e uma suspensão de cartucho aberto WP APEX de 43 mm totalmente ajustável com curso de 230 mm. A suspensão pode ser ajustada em 30 cliques para retorno e compressão. A suspensão traseira é composta por um amortecedor WP APEX Separate Piston com curso de 230 mm, também ajustável.


Além disso, a roda dianteira de 21 polegadas e a roda traseira de 18 polegadas são equipadas com pneus Mitas Enduro Trail E07+, que garantem maior capacidade off-road. Uma manete de travão ajustável, um travão traseiro ajustável e uma posição otimizada do apoio para os pés melhoram a ergonomia para viagens longas em pé e sentado. A moto possui uma tela TFT de 5 polegadas com conectividade KTM MyRide e vários modos de pilotagem, incluindo "Offroad", "Street" e "Rain". O controle de tração pode ser completamente desativado e o ABS off-road permanece ativo mesmo após uma reinicialização.


A nova versão X é uma variante simples das enduros de viagem KTM A2. Ela é equipada com um aro de liga leve de 19 polegadas na frente e uma roda traseira de 17 polegadas, que são equipadas com pneus MRF Meteor ou Apollo Tramplr XR. O chassis oferece 200 mm de curso dianteiro e traseiro e consiste num garfo de cartucho aberto WP APEX de 43 mm com amortecimento não ajustável. O suporte da mola na parte traseira só pode ser ajustado em termos de pré-carga da mola usando ferramentas.

O modelo tem componentes eletrónicos mais simples, como um display LCD, e não possui sistemas de assistência dependentes do ângulo de inclinação. O peso foi reduzido e o veículo é voltado para motociclistas que buscam uma opção de aventura acessível e ao mesmo tempo capaz.


O design da série de modelos KTM 390 Adventure é baseado nas motos de rally da KTM. Caracteriza-se por uma linha fina e compacta, um painel de instrumentos inspirado em rali, um depósito de metal compacto de 14 litros, iluminação LED na dianteira e traseira e elementos de revestimento duráveis. Ambos os modelos contam com travões ByBre com disco dianteiro de 320 mm e disco traseiro de 240 mm. O sistema de travagem foi redesenhado para melhorar a resistência ao calor e proporcionar um desempenho mais consistente.


O novo quadro de treliça tubular de aço de duas peças, derivado da plataforma KTM 390 DUKE, proporciona maior rigidez e estabilidade aprimorada. A moto oferece maior distância ao solo, bem como uma posição otimizada do apoio para os pés para aumentar o conforto em viagens longas. O quadro traseiro foi projetado como um treliça de aço aparafusado para melhorar a estabilidade e facilitar as reparações.


Ambos os modelos são equipados com o recém-desenvolvido motor monocilíndrico LC4c, que já é usado na KTM 390 DUKE. A cabeça revista e um novo sistema de injeção com um padrão de pulverização mais fino garantem combustão otimizada e emissões reduzidas de acordo com os padrões EURO 5.+. Um termostato reposicionado melhora o gerenciamento de temperatura e garante desempenho estável do motor em diversas condições de condução.


Os intervalos de manutenção foram estendidos para 10.000 km. Uma transmissão manual revisada com curso de alavanca de câmbio mais curto e garfos de troca de marchas otimizados garante um comportamento de troca de marchas mais preciso. Além disso, todos os modelos são equipados com Power Assist Slipper Clutch (PASC), que facilita as reduções de marcha e mantém a roda traseira estável. Uma função Quickshifter+ opcional também está disponível.


As novas KTM 390 ADVENTURE X e KTM 390 ADVENTURE R 2025 chegarão aos concessionários oficiais na primavera e serão vendidas a um preço de 6.350 euros e 7.880 euros, respectivamente.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page