top of page

MotoGP, Alemanha, Q2: Pole de Martin na frente de Oliveira e Fernandez

Ricardo Ferreira


Num Q2 muito disputado, Jorge Martin (Pramc Ducati) manteve a calma e correu para a pole position pela quarta vez nesta temporada. Atrás deles, os pilotos da Trackhouse Aprilia Miguel Oliveira e Raúl Fernández tiveram um forte desempenho.

A batalha pela pole position na categoria rainha teve lugar na manhã de sábado em Sachsenring, sob sol e com uma temperatura de pista de 36 graus.


O piloto da Aprilia, Maverick Viñales, emergiu como o mais rápido na sessão de qualificação de sexta-feira. Atrás dele estavam o líder do Campeonato do Mundo, Jorge Martin (Pramac Ducati) e a Trackhouse Aprilia de Miguel Oliveira. Os três tiveram, portanto, as melhores chances de bater o recorde de volta de todos os tempos de 1:19.622 minutos estabelecido por Viñales no dia anterior.


Raúl Fernández e Marco Bezzecchi prevaleceram na primeira sessão de qualificação e foram assim autorizados a entrar na luta pela pole position como os dois mais rápidos da sessão. O homem da pole do ano passado, Pecco Bagnaia, abriu a corrida com o tempo de 1:20.071 minutos. Com Alex Márquez e Maverick Viñales, dois pilotos conseguiram bater a marca de 1:20 na primeira volta.


O recorde de volta de todos os tempos de Raúl Fernández e do líder do Campeonato Mundial Jorge Martin foi batido nos primeiros cinco minutos. A estrela da Pramac Ducati completou os 3,7 km de Sachsenring em 1:19.423 minutos – mais rápido do que qualquer um antes. Ele estava 0,220 segundos à frente de Fernández, segundo colocado, Alex Márquez, Bagnaia, Franco Morbidelli, Viñales, Miguel Oliveira, Enea Bastianini, Brad Binder e Pedro Acosta completavam o top 10 no intervalo. Houve apenas 1,132 segundos entre Martin em primeiro lugar e o estreante Acosta em 10º lugar.


Na decisiva segunda fase da qualificação, Oliveira fez a primeira melhoria e passou para a segunda posição com o tempo de 1:19.471 min. Martin cometeu um erro na primeira tentativa de bater o seu melhor tempo. Entretanto, Raúl Fernández correu para o terceiro lugar. A três minutos do final, Viñales bateu forte na curva 10 com um lateral alto. A sua Aprilia avariou na pista - incluindo um ligeiro fumo - enquanto o espanhol se afastava da moto a mancar.


Pouco depois, Martin abriu a curva 1, mas o piloto da Ducati conseguiu manter-se na sua Desmosedici GP24. As bandeiras amarelas da queda de Viñales fizeram com que muitos tempos de volta fossem cancelados até ao final. Quando a bandeira quadriculada preta e branca caiu, Alex Márquez também caiu, provocando a próxima bandeira amarela, que encerrou prematuramente a caça aos tempos de Bagnaia.


Com um tempo fantástico de 1:19.423 minutos, Jorge Martin garantiu finalmente a sua 23ª pole position na categoria rainha. Uma forte equipa da Trackhouse Racing completa a primeira fila com Oliveira e Raúl Fernández. Francesco Bagnaia abre a segunda fila na quarta posição à frente dos seus colegas de marca Alex Márquez e Franco Morbidelli.




Resutado do Q2 MotoGP, Sachsenring

1. Jorge Martín (E) Ducati 1:19.423 minutos

2. Miguel Oliveira (P) Aprilia +0,048 seg

3. Raúl Fernández (E) Aprilia +0,220

4. Francesco Bagnaia (I ) Ducati +0,326

5. Alex Márquez (E) Ducati +0,368

6. ​​​​Franco Morbidelli (I) Ducati +0,523

7. Maverick Vinales (E) Aprilia +0,527

8. Fabio Di Giannantonio (I) Ducati +0,534

9. Enea Bastianini (I) Ducati +0,555

10. Pedro Acosta (E) KTM +0,925

11. Brad Binder (ZA) KTM +1,023

12. Marco Bezzecchi (I) Ducati +1,290

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page