
Pecco Bagnaia era terceiro à entrada da curva 1 e conseguiu chegar à primeira posição nas duas voltas seguintes, graças a duas manobras de ultrapassagem idênticas, primeiro sobre Oliveira e depois sobre Martín na última curva. Na sexta volta, Pecco foi ultrapassado por Martín e, momentos depois, por Morbidelli.
O atual campeão do mundo perdeu então um pouco de terreno, mas conseguiu - a meio da corrida - recuperar a segunda posição. A partir daí, começou uma batalha renhida entre Bagnaia e Martin, com os dois a registarem tempos de volta muito semelhantes, com a diferença a rondar consistentemente os 0,7 segundos. Bagnaia não desistiu e estava determinado a reduzir a diferença para o seu rival, enquanto pressionava o então líder. A reviravolta aconteceu a duas voltas do fim, quando Martín caiu na curva 1, deixando a pista livre para Bagnaia.
"Estávamos os dois a rodar em gelo fino nas últimas voltas, com a frente sempre a ceder e a traseira a deslizar, não tínhamos tração e ainda estávamos a rodar nos 21,0/21,1s, por isso foi muito difícil. Na volta anterior ao acidente do Jorge (Martín) também perdi a frente, mas consegui salvar o dia rodando um pouco mais largo. Era evidente que o primeiro a desistir teria perdido e, na verdade, acho que podia ter acontecido a qualquer um de nós. “
“Não tivemos o início de época mais fácil, mas fizemos um trabalho incrível e, mesmo aqui, onde não éramos os mais fortes, conseguimos colocar-nos em condições de lutar pela vitória. A máquina de corrida de hoje foi muito importante, tal como tinha sido em Barcelona: Vi que tanto o Jorge como o Franco (Morbidelli) estavam a forçar um pouco demais, mas mesmo assim foi uma corrida difícil e sair vitorioso é simplesmente fantástico."
Pecco Bagnaia conquistou a sua sexta vitória de 2024 no domingo, naquele que foi o 200º Grande Prémio da sua carreira. O italiano está agora no topo da classificação do campeonato com uma vantagem de dez pontos sobre Martín.
O MotoGP vai voltar à ação a 2 de agosto para o Monster Energy Grande Prémio de Inglaterra em Silverstone.
Foto: Ducati Press
Comments