top of page

Novo Honda Prelude terá uma caixa de velocidades simulada

Redação

O novo coupé híbrido Honda Prelude apresentará uma caixa de velocidades simulada única quando for lançado em 2026, como parte de um esforço para garantir que oferece emoções de condução.

 

A empresa japonesa vai reavivar o modelo de longa duração após um interregno de mais de 20 anos - e a nova versão deverá servir de produto de referência para as suas tecnologias electrificadas.

 

O novo Prelude será baseado no Civic e terá um grupo motopropulsor de 2,0 litros que utiliza o sistema híbrido e:HEV da Honda. A configuração complexa desse sistema proíbe efetivamente a instalação de uma transmissão manual, pelo que a Honda irá introduzir um novo sistema S+ Shift.


A Honda afirma que o novo sistema “simulará o som e a sensação das passagens de caixa automáticas rápidas”. Hans De Jaeger, vice-presidente sénior da empresa para a Europa, afirmou que isto irá “não só proporcionar uma eficiência excecional, mas também o desempenho divertido de conduzir pelo qual este modelo é conhecido”.

 

O sistema e:HEV da Honda utiliza principalmente um motor elétrico para impulsionar as rodas e, embora o motor a gasolina possa acionar as rodas diretamente a velocidades mais elevadas, funciona sobretudo como gerador para carregar a bateria. Isto elimina a necessidade de engrenagens tradicionais. O novo S+ Shift baseia-se no sistema Linear Shift Control aplicado aos actuais modelos e:HEV da Honda.


A empresa afirma que terá a capacidade de manter as “rotações ideais do motor para as condições de condução específicas” e utilizar totalmente a potência gerada pelo motor como força motriz, em vez de carregar o motor. Isto, por sua vez, melhorará o tempo de resposta do motor.


Com o S+ Shift ativado, a Honda diz que os condutores podem então engrenar as mudanças utilizando uma patilha de mudança de velocidades, que oferecerá uma “sensação de subida de velocidade acentuada, proporcionando um feedback que ressoa com todos os sentidos do condutor”. A empresa acrescentou que as mudanças de velocidade rápidas serão possíveis graças à coordenação entre o motor e o motor elétrico.

 

Fonte: Autocar

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page