top of page

O Peugeot e-408 chega como rival do Polestar 2

Redação

Foram abertos os livros de encomendas para o Peugeot e-408, a nova versão eléctrica do hatchback de estilo berlina da marca que rivaliza com o Polestar 2 e o Tesla Model 3.

 

Está disponível em dois níveis de acabamento, com o carro de entrada Allure a custar a partir de £42.175, enquanto o topo de gama GT custa £44.945. A sua adição significa que todos os carros da gama da Peugeot no Reino Unido oferecem agora uma escolha de motores a gasolina, híbridos e eléctricos.


Apesar de estar intimamente relacionado com o Peugeot e-308 hatchback, o e-408 de maiores dimensões adopta um grupo motopropulsor ligeiramente diferente, nomeadamente, a energia proveniente de uma bateria NMC de 58,2 kWh (capacidade de utilização) de maiores dimensões - única no grupo Stellantis.

 

A bateria maior pôde ser acomodada porque os engenheiros “tinham mais espaço para brincar” dentro da distância entre eixos mais longa do fastback, explicou o diretor de produto da Peugeot, Jérôme Micheron.

 

O design escorregadio do 408, que atinge um coeficiente de arrasto de 0,28 (a par do 2 e apenas superado pelo Modelo 3, líder da classe), ajuda o EV a atingir uma autonomia de 281 milhas, com uma eficiência de 4,6mpkWh.

 

A bateria pode ser carregada com débitos até 120kW


Apesar de ter capacidade para a acomodar, a Peugeot não está a oferecer o e-408 com a bateria de 98 kWh que acaba de ser lançada no Peugeot e-3008 e no Peugeot e-5008 (que oferecem até 422 milhas de autonomia).

 

Questionado sobre o motivo, Micheron disse: “Quando analisámos a concorrência do e-408, verificámos que estávamos na posição certa no que diz respeito à autonomia e à eficiência. O cliente médio diário do segmento C conduz 45 km por dia”.

 

Os novos rivais da Peugeot, Polestar e Tesla, são ambos propostos na versão “Long Range”, com autonomia de 408 e 390 milhas, respetivamente. O e-408 está equipado com o mesmo motor elétrico síncrono que o e-3008, que debita 207 cv e 245 lbf de binário.


Os valores oficiais de aceleração ainda não foram divulgados, mas espera-se que ultrapasse o tempo de sprint de 0-62 mph do e-308 de 154 cv em 9,8 segundos.

 

O e-408 é praticamente indistinguível dos seus irmãos ICE, apenas com o emblema “e” adicional na traseira a marcá-lo. Isto deve-se ao facto de “querermos proteger o design e a sua atratividade”, afirmou Micheron.

 

O mesmo acontece no interior, tendo o e-408 o mesmo i-Cockpit (volante pequeno e painel de instrumentos elevado de 10 polegadas) que o ICE 408, juntamente com um ecrã de infoentretenimento de 10 polegadas, Apple CarPlay e Android Auto sem fios e um ecrã tátil de atalho i-Toggle separado.

 

As entregas estão previstas para o início do próximo ano.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page