top of page

O regresso da Suzuki ao MotoGP, verdade ou fantasia?

Ricardo Ferreira

Recentemente surgiram rumores na internet de que a Suzuki está a considerar regressar como fabricante ao campeonato do mundo de MotoGP. Quão sérios são esses rumores, são baseados na verdade ou podemos remetê-los para o horizonte da fantasia?

Recentemente,  o actual presidente da Suzuki, Toshihiro Suzuki, causou alvoroço ao sugerir, numa entrevista ao diário italiano Corriere dello Sport, que não descartaria eventualmente o regresso como fabricante ao campeonato do mundo de MotoGP, uma sugestão que foi posteriormente retirada do contexto.


“As vitórias no MotoGP foram obviamente muito importantes para nós como marca. Porém, isso não importa no momento, simplesmente porque atualmente não temos uma gama completa e variada de modelos para todos os entusiastas de motos. E não acho que estejamos nessa situação agora. É importante para nós podermos primeiro oferecer um programa completo de produtos que satisfaça o motociclista de hoje. Se conseguirmos isso, voltaremos às corridas – e venceremos novamente.” Disse Toshihiro Suzuki.


Estas declarações deixam claro que a Suzuki deixa a porta aberta para algum dia regressar às corridas, mas ao mesmo tempo podemos tirar a conclusão de que um regresso está fora de questão nos próximos anos, mesmo em 2027, quando a classe de MotoGP mudar para uma nova era em que as motos de MotoGP não serão de 1000cc, mas 'apenas' de 850cc e todos os fabricantes de MotoGP entrarão num novo período de contrato.


Embora a Suzuki já tenha começado a renovar a sua gama de produtos, não houve qualquer movimento até à data no desenvolvimento de novas motos desportivas e não há sinais de que isso irá mudar no curto prazo.


Além de tudo isto, depois de decidir deixar o MotoGP e encerrar as suas atividades desportivas em todo o mundo, a Suzuki também se despediu de todo o seu departamento de corridas e desenvolvimento. A criação de uma estrutura tão nova levaria anos. Um regresso prático a curto e médio prazo da Suzuki como fabricante na classe rainha pode, portanto, ser visto como um boato.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page