top of page

Tesla supera vendas globais da Audi em 2024

Redação

No início do ano, é hora de fazer um balanço do ano de 2024 entre os fabricantes. Com algumas surpresas reservadas, como a Audi que sofreu uma queda tão grande nas vendas que a Tesla a ultrapassou.

 

O ano de 2024 não foi um grande ano para os fabricantes de automóveis. A maioria deles sofreu uma grande erosão nas vendas, entre dificuldades económicas, queda na procura e preços elevados afastando clientes. Alguns saíram-se muito bem, como a Lamborghini, que quebrou o recorde com mais de 10.000 unidades entregues. Mas para outros, como a Audi, é uma derrota…

 

O fabricante dos anéis vendeu 1,67 milhão de unidades em 2024 em todo o mundo, uma queda de 12% em relação ao ano anterior. Este número compara-se com 1,9 milhões de unidades vendidas em 2023, que foi na altura um ano de aumento após três anos consecutivos de declínio. A queda pode ser explicada por vários factores, incluindo uma grande queda nos seus principais mercados, como Alemanha (-21,3%), América do Norte (-13%) e China (-10,9%). O fraco sucesso da gama elétrica da Audi é também uma das explicações, com pouco mais de 164.000 EV vendidos (-8%) incluindo a maioria dos e-trons do quarto trimestre (quase 108.000 unidades).

 

A subida da Tesla

 

Esta queda significativa nas vendas é um grande golpe para a Tesla, que aproveita para ultrapassar a histórica marca alemã. Apesar da sua relativa juventude e de uma gama de modelos muito menor (quatro veículos atualmente, ou cinco se contarmos o Cybertruck vendido apenas nos EUA), a Tesla conseguiu ultrapassar a Audi em 2024. No entanto, o fabricante americano de veículos elétricos sofreu o seu primeiro ano de queda nas vendas desde a estreia, com 1,79 milhão de unidades vendidas (queda de 1,1% em relação a 2023).

 

Com uma gama amplamente renovada (novos A5, Q5 e A6 e-tron, restyling do A3, etc.) e novos produtos esperados em 2025, como o best-seller Q3 , a Audi espera voltar aos trilhos. A marca conta ainda com a sua subsidiária AUDI dedicada à China, com veículos especificamente adaptados ao mercado para melhor responder à procura local. Mas a Tesla não disse a última palavra, com o lançamento do reestilizado Modelo Y acabado de ser apresentado...

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page