
Um olhar sobre a primeira geração: um Polo L e um raro Polo de competição utilizado em campeonatos de subidas de montanha estarão em exibição em Bremen de 31 de janeiro a 2 de fevereiro. Saiba porquê.
Um pequeno e versátil automóvel para todos: há 50 anos que o Polo encanta pessoas. Com mais de 20 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, é um verdadeiro modelo de sucesso. Para dar início ao ano de celebração do 50.º aniversário, em 2025, a Volkswagen apresenta um duo da primeira geração no Bremen Classic Motorshow: um Polo L de 1975 e um Polo de competição de 1977 utilizado em subidas de montanha.

A equipa Volkswagen Classic selecionou dois modelos especiais da primeira geração do Polo para a exposição de automóveis clássicos vintage e modernos no norte da Alemanha: o Polo L de 1975 representa o início da história do pequeno modelo de Wolfsburg. Pequeno, funcional e com um design simplificado, o modelo em Azul Oceânico mostra como foi estabelecida a base para a história de sucesso do Polo, que na altura tinha apenas 3,50 metros de comprimento. Com um motor de 0,9 litros e uma potência de 29 kW (40 cv), o Polo, com um peso de apenas 685 kg, atinge uma velocidade máxima de 132 km/h. O equipamento L, mais sofisticado e opcional, conferia ao Polo apontamentos de um certo luxo, com frisos laterais, climatização de duas velocidades e tapetes. Além disso, com a sua grande porta da bagageira e banco traseiro rebatível, o Polo L podia ser carregado com 900 litros de bagagem. "Pequenas dimensões. Grande espaço" foi como o slogan publicitário o descrevia na época. “Um Volkswagen sólido, fiável e económico, com espaço para quatro pessoas e um moderno sistema de propulsão refrigerado a água” – um conceito que se revelou eficaz. Qualidade, espírito inovador, versatilidade, conforto e economia têm caraterizado todas as seis gerações do Polo até aos dias de hoje – tornando-o um best-seller nacional e internacional com 20 milhões de unidades vendidas.

O modelo de aniversário será acompanhado por um atleta: o Polo de competição utilizado em subidas de montanha de 1977 demonstra de forma impressionante o DNA desportivo do modelo. O veículo de desporto motorizado, mais largo e rebaixado, foi utilizado como carro de corrida durante cerca de 20 anos. Após cerca de dois anos de restauro, a unidade recondicionada voltou a competir pela primeira vez em 2022, na subida de montanha de Osnabrück, como parte da International Hill Climb Cup. O modelo único, baseado num Polo I em Verde Bali, com uma cilindrada de 1.300 cm3, impressionou com uma potência de 81 kW (110 cv) e uma velocidade máxima de cerca de 150 km/h. Estava também equipado com uma relação de transmissão mais curta e uma ‘role cage’ de segurança para capotamento, relevante para o uso em competição.
Comments