top of page
João Tavares

Bentley celebra 70º aniversário do departamento de design

A Bentley Motors está a celebrar o 70º aniversário da fundação do seu próprio departamento de design em Crewe.


O primeiro Bentley desenhado nas instalações de Crewe foi o R-Type Continental, em 1951, esteve a cargo da responsabilidade de John Blatchley, o diretor de design da marca. A experiência anterior de John como designer chefe da Gurney-Nutting, a empresa responsável pelo icónico “Blue Train” da Bentley, significava que ele tinha um sentido aprimorado das proporções e formas de um projeto.


Andreas Mindt, autal diretor de design da Bentley, comenta:

"Liderar a próxima evolução do ADN de design da Bentley é uma verdadeira honra, especialmente depois de tantas décadas de design requintado nas nossas instalações em Crewe."

Quando foi fundada em 1951, o departamento de design da Bentley em Crewe tinha a responsabilidade de comunicar ideias e propostas partilhando a sua visão com outras áreas do negócio. Isso foi conseguido capturando esboços de design como obras de arte em aquarela, pintadas à mão, sem a possibilidade clicar no botão “desfazer” se um erro foi cometido.


As pinturas em aquarela foram então reproduzidas em escala ou desenhos técnicos em tamanho real representando as laterais, frontais, traseiras, elevações planas e vistas em corte ao longo da carroceria para descrever aos fabricantes de modelos a forma do novo carro.

Os fabricantes de modelos dos últimos tempos seguem os mesmos processos da década de 1950. Para visualizar os desenhos em três dimensões, uma estrutura de metal é coberta com um material maleável (historicamente cera e, mais recentemente, argila), em seguida, moldada com precisão para descrever a forma do novo veículo. As medições podiam então ser tiradas do modelo e cruzadas de volta para garantir que os desenhos eram representativos.


Hoje em dia, braços de medição e equipamentos de digitalização permitem uma avaliação mais rápida de modelos tridimensionais, com precisão de até centésimos de milímetro, e fornecem dados como impressões numéricas ou dados em nuvem carregados diretamente no estúdio de design para referência virtual instantânea.


REALIDADE VIRTUAL E A PANDEMIA


A mais recente era do design é agora muito dependente de computadores e pode ser representada em realidade virtual. Os designers agora podem agora desenhar num mundo virtual que pode ser ensaiado independentemente da localização geográfica em ecrãs ou em auscultadores em realidade aumentada.


Mesmo com novas ferramentas e técnicas, uma vez que o design tenha atingido a maturidade total um modelo em tamanho real ainda será feito, garantindo que todos os mais ínfimos detalhes sejam perfeitos antes do lançamento para a produção.


Darren Day, Diretor de Design de Interiores – e o membro mais antigo da equipa de design da Bentley, comenta:

"Apesar da pandemia global, tivemos que aprender a nos adaptar e usar as ferramentas ao nosso redor para continuar a evoluir como projetamos. Eu tinha pelo menos dois dos meus colegas de design a trabalhar em diferentes locais do mundo devido às restrições de viajar duranta a pandemia, impedindo o seu regresso a Crewe. Usando realidade virtual, poderíamos realizar revisões de design, avaliar detalhes, textura alternativa, escolher cores, trocar materiais e ainda fazer progressos para conseguirmos cumprir os nossos prazos."

Darren entrou para a equipa de design de Bentley há 27 anos. Hoje, a equipa de design cresceu significativamente e agora conta com mais de 50 colaboradores em diferentes áreas de design para o interior, exterior, cores e materiais, e solicitações de personalização, por exemplo.


Olhando para o futuro dos BEV (Battery Electrical Vehicles), o design é aguardado para desempenhar mais do que nunca um aspeto fundamental para os clientes, devido às semelhanças oferecidas a partir de motores elétricos e outros componentes similares.

O design não desempenhará apenas um papel nos veículos dos clientes, mas com tecnologia aprimorada, eles também estarão entrelaçados com o seu estilo de vida.

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page