As 4h do Estoril, do European Le Mans Series (ELMS) fecharam o programa de um fim-de-semana longo e animado, sem que a chuva estragasse a festa que trouxe cor e emoção ao Autódromo do Estoril.
Miguel Faísca, em representação de Portugal nos LMP3, teve um desempenho notável depois de vários meses afastado das pistas, terminando num excelente sexto lugar.
Rui Águas entre os LMGTE teve a vida complicada numa corrida onde foi vítima de vários toques que lhe tiraram a liderança da prova terminando em quarto da categoria.
Na Eurocup Formula Renault, o piloto português Henrique Chaves deu nas vistas depois de ter feito um arranque fantástico que o levou de quarto até à primeira posição; no entanto, o piloto português acabaria por cruzar a linha de meta no quinto lugar. No Renault Sport Trophy, Miguel Ramos disputou a segunda corrida e ficou à porta do pódio no quarto posto; foi depois a vez do seu companheiro de equipa enfrentar a pista e subir ao primeiro lugar do palanque. Pedro Moleiro foi 14º, enquanto o seu companheiro de equipa desistiu no último confronto.
G-Drive vence as 4H do Estoril e o ELMS
Dada a partida, o Gibson G-Drive Racing de Giedo van der Garde, parte da segunda linha para assumir a liderança na primeira curva, ultrapassando o Oreca da Dragonspeed e da pole de Nicolas Lapierre. Este último, ficou então sob ameaça de Fabien Barthez (Ligier No. 23), mas mantém o seu lugar depois do ex-jogador de futebol fazer um peão na curva 4; Lapierre iria depois assumir a liderança da prova.
Antes da primeira paragem na boxe (Volta 31), Van der Garde passa por dentro na Curva 2 Nicolas Lapierre na Ligue, e os dois entram em simultâneo na boxe. Lapierre passa então o volante a Henrik Herdman, enquanto Simon Dolan substitui Van der Garde no carro da GDrive. A equipe Dragonspeed opta por não trocar os pneus, permitindo a Herdman sair na frente de Dolan. Mas Herdman comete um erro e entra pela gravilha na Curva 3. Dolan, garante assim a continuidade da GDrive no comando da corrida.
Em cima das 4 horas de corrida, Harry Tincknell com o GDrive Nissan 38 está sozinho na frente, poderia baixar o ritmo para o cronómetro para passarem os 4 segundos em falta para cruzar a linha de meta, mas em vez disso dá mais uma volta ao Autódromo. Lapierre termina no segundo lugar a 51 segundos, com BR01 da SMP Racing a cerca de 30 segundos.
Triunfando nas 4 Horas de Estoril nos LMP2, Giedo van der Garde / Simon Dolan / Harry Tincknell marcaram os pontos suficientes para alcançar o título em 2016 na European Le Mans Series.
Terminaria assim, por agora, a visita do ELMS ao Circuito do Estoril, depois de três anos intensos de trabalho por parte da ACDME, o clube organizador, que conseguiu voltar a dar vida à pista e montar uma festa em torno do fim-de-semana.
Miguel Ramos: Vitória e pódio no campeonato
A Equipe Verschuur no Estoril, teve razões de sobra para celebrar a última prova do Renault Sport Trophy 2016. Miguel Ramos e Stein Schothorst vencem no sábado a corrida que consagra Pieter Schothorst como Campeão no outro carro da equipa. Miguel Ramos ficou em 3º na Classificação Final do Campeonato Endurance.
Foi um sábado fantástico para a Equipa Verschuur que viu Miguel Ramos e Stein Schothorst vencer pela primeira vez no Renault Sport Trophy, e Pieter Schothorst sagrar-se Campeão neste que foi o último evento da Série. Por ultimo, Miguel Ramos no Renault #19, depois de recuperar o primeiro lugar não mais o largou e como é costume quando a vitória acontece, a Bandeira Portuguesa deu a volta de honra no carro do vencedor.
“O apoio que senti das bancadas e das pessoas que nos visitam no paddock é algo de sensacional. Quando tenho hipótese de retribuir de algum modo, sinto uma alegria imensa. A nossa equipa deu-nos um carro fantástico e eu e o Stein fizemos o nosso trabalho. Entrei rapidamente no ritmo, aproximei-me do primeiro e quando ele cometeu um ligeiro erro, aproveitei para passar para primeiro. Daí até final foi uma corrida de nervos, devido principalmente ás tais condições adversas da pista.”
“Felizmente tudo correu bem e tive oportunidade de dedicar esta vitória a todos os apaixonados do desporto automóvel que estavam no Autódromo do Estoril. O Campeonato terminou, tendo ficado em 3º no “Endurance Championship” a 9 pontos apenas dos vencedores. Se a vitória não nos tivesse sido tirada na secretaria e contra as regras depois de vencer a corrida, seriamos nós os Campeões e com 6 pontos de avanço.”
RESULTADOS
Classificação final ELMS
1º G-Drive Racing #38 (Gibson 015S – Nissan LMP2), 145 voltas
2º DragonSpeed #21 (Oreca 05 – Nissan LMP2), 145 vt. 1'32.898 162.1
3º SMP Racing #32 (BR 01- Nissan LMP2) 145 vt.
4º Krohn Racing #40 (Ligier JS P2 - Nissan LMP2) 145 vt.
5º Eurasia Motorsport #33 (Oreca 05 – Nissan LMP2) 143 vt. 1'34.712 159.0
(…) 7º M.Racing – YMR #18 (Ligier JS P3 – Nissan)
Vencedor da classe LMP3 140 vt.
Classificação final LMGTE
1º Aston Martin Racing #99 (Aston Martin V8 Vantage) 136 vt. 1'40.891 149.2
2º AT Racing #56 (Ferrari F458 Italia) 135 vt.
3º AF Corse #55 (Ferrari F458 Italia) 135 vt.
O VIDEO DA CORRIDA