CLÁSSICOS | Um Aston Martin DB4 abandonado há 45 anos num bosque de New Hampshire, nos Estado Unidos, foi leiloado no dia 18 de janeiro por 351.000 euros! O principal argumento para se chegar a essa licitação, foi o seu estado de conservação após todo esse tempo, perfeito para ser recuperado. Por Mike Rodman
O clima de New Hampshire (Estados Unidos) foi clemente para este Aston Martin DB4, que desde o início da década de 1970 esteve estacionado numa floresta próxima da casa do seu último proprietário. A ferrugem e o musgo falharam no ataque a um dos modelos mais desejados do famoso carro que transportou Sean Connery (ou o agente James Bond) no filme Goldfinger.
O modelo, apresentado em 1958 no Salão Automóvel de Londres, vendeu apenas 1.204 unidades até 1963. O carro achado abandonado, foi fabricado no Reino Unido e exportado para os Estados Unidos em novembro de 1960, como se podia ver na documentação que o acompanhou no leilão de veículos. Apesar de ter o volante à esquerda, foi adquirido pelo dobrador de voz Dallas Williams que o manteve a brilhar como um brinco de ouro até 1967, passeando-se com ele em Los Angeles (Califórnia).
O Aston Martin DB4 foi uma abordagem de linha "do continente", embora a indústria britânica fosse pioneira na fabricação de sua própria gama de veículos a motor. As iniciais DB correspondem a David Brown , o industrial que possuiu durante algum tempo a marca Aston Martin. Hoje em dia são fabricados os DB11 que ressuscitaram as letras correspondentes ao nome do bem sucedido empresário.
VENDIDO COMO FOI ENCONTRADO
O 'achado' foi licitado nas mesmas condições em que foi encontrado depois de quase cinco décadas de negligência. A casa de leilões que o vendeu ( Worldwide Auctioneers , Scottsdale, Arizona) reconstruiu a história do veículo desde Los Angeles (1960-1967) até ao Massachusetts (a partir de 1972), com um hiato de tempo misterioso de cinco anos entre as duas datas. Diz-se que pouco depois da sua chegada à última ‘morada’ foi abandonado pelo seu proprietário, cuja esposa, que optou pelo anonimato, recorda que foi cortejada pelo seu pretendente ao volante do exímio Aston Martin.
O emblemático veículo britânico, emigrado para o Novo Mundo, foi vendido nas mesmas condições em que foi encontrado, após quase cinco décadas de negligência. O motor já não funcionava depois de quase 50 anos parado, no entanto, o corpo dá-lhe personalidade. O seu preço de venda foi de 374,000 dólares (351,560 euros) .
O motor do Aston Martin DB4 não funcionava depois de quase 50 anos parado, mas a carroçaria, estava em perfeito estado de conservação e dá-lhe uma inequívoca personalidade
No mesmo leilão foi colocado à venda o Mercedes-Benz 230 SL de John Lennon, de 1965. O famoso Beatle adquiriu o veículo no auge da sua fama musical, quando o grupo compôs a música "Baby you can drive my car”.