Depois do Insignia GSi, chega agora o Opel Insignia GSi Sports Tourer GSi como novidade do Frankfurt Motor Show. A desportiva versão station-wagon, recebe as mesmas linhas da configuração sedan, sendo ideal para levar de manhã as crianças à escola e vir do trabalho com um sorriso.
João Lourenço
As especificações de motor do Insignia Sports Tourer são semelhantes ao sedan, oferecendo o maior desempenho a versão do motor a gasolina turbo 2.0 de injecção directa, com 260 cavalos de potência, 400 Nm de binário e uma média de 8,7 litros por cada 100 km. Isto não é, propriamente, consumos baixos, mas também pode escolher o motor um 2.0 Biturbo diesel que sob o capô oferece 210 cavalos e 480 Nm de binário, capaz de uma média de 7,3 litros por 100 km em ciclo combinado.
Gasolina ou diesel?
Ambos os motores estão associados a uma dupla embraiagem e transmissão automática de oito velocidades com patilhas ao volante para maximizar emoções. As performances da versão a gasolina são de 7,5 segundos nos 0 a 100 km/h e uma velocidade máxima de 245 km/h, contra 7,9 segundos e 231 km/h na versão diesel.
Ao nível do chassis, o GSi Sports Tourer equipa o dinâmico sistema FlexRide electromecânico com tração às 4 rodas e repartidor vectorial do binário motor que chega aos quatro Michelin Pilot Sport 4 S calçados sobre enormes jantes de 20 polegadas. As suspensões montam molas 10 mm mais curtas e com amortecedores de taragem desportiva, enquanto que o chassis inteligente varia o comportamento do veículo em função do modo de condução escolhido.
Para acentuar a capacidade de paragem do veículo, o sistema de travões do Insignia Sports Tourer foi modificado para dar lugar a discos de 345 mm mordidos por pinças de quatro pistões, todo este equipamento com assinatura da especialista Brembo.
Ainda mais apelativo
Por fora, se o sedan Insignia GSi já era apelativo, este ainda o é mais, sobretudo com a ampliação de toda a zona traseira. A carroçaria recebe um novo pára-choques dianteiro e traseiro com grandes tomadas de ar, com molduras cromadas e uma divisória na frente. Atrás um pequeno difusor com duas saídas de escape integradas estão na zona inferior, numa traseira que na parte superior revela um spoiler de tejadilho muito sutil.
Dentro do habitáculo as diferenças para o Sports Tourer normal encontram-se nos novos acabamentos interiores, pedais e assentos desportivos, embora estes sejam opcionais. Como bom familiar o volume de carga é fundamental e mede de 560 a 1.665 litros com os encostos traseiros rebatidos.
No tema da tecnologia disponível está à altura do topo da gama, com o sistema Opel OnStar, iluminação adaptativa IntelliLux LED, aviso de colisão dianteira, deteção de peões e travagem de emergência automática entre o equipamentos mais em destaque.