O modelo de mais performance da Kia produzido até à data está à venda, com preços a partir de 61.900 euros. Contando com uma nova caixa de velocidades automática de oito velocidades, o motor diesel pode ser escolhido com a propulsão traseira ou total, enquanto a versão mais poderosa a gasolina vem com a tração total de série.
João Lourenço
Em termos de design o Stinger baseia-se no protótipo GT4 Stinger e GT Concept , apresentado em 2014 e 2011, respectivamente. Uma frente elegante com a sua grade característica, capô longo, flancos esbeltos e uma parte traseira marcante, são as suas características mais relevantes. Combinando classicismo e modernidade, é um carro poderoso com uma elegante linha exterior e interior, permitindo espaço para quatro ocupantes adultos e uma criança.
Mede 4,83 m de comprimento, 1,87 m de largura e 1,40 m de altura. O volume da bagageira é de 406 litros (1.114 litros com os bancos traseiros rebatidos). As amplas tomadas de ar frontais, os difusores de ar na base dos arcos das rodas, a superfície inferior lisa e o difusor traseiro integrado, contribuem para o seu coeficiente aerodinâmico de 0,30 Cx.
As versões disponíveis
A saia traseira abriga quatro saídas de escape ovais e a característica grelha "tigre-nariz" da Kia destaca-se entre os grupos de luzes LED dianteiras. Existem quatro acabamentos para o Stinger: Estilo, xTreme, GT Line e GT, as três primeiras para as versões diesel e gasolina 2.0, e o GT exclusivo do modelo de 370 cavalos.
As versões GT Line apresentam detalhes cromados escuros na moldura da grelha, na grade inferior, nas entradas laterais de ar no pára-choques e nos compartimentos dos espelhos retrovisores. A variante GT apresenta os mesmos elementos cromados escuros e o difusor preto brilhante, mas com rodas de 19 polegadas, grupos ópticos LED , duas saídas de escape duplas e discos de travão Brembo com pinças vermelhas.
No interior um painel alto corre o plano horizontal. A consola divide-se em duas áreas: os controles de infotainment são organizados sob uma grande tela de toque de 7 polegadas, enquanto o ar condicionado e a ventilação estão alojados na zona inferior.
O volante que é revestido por couro nas versões GT Line e GT, inspira-se nos modelos desportivos com um corte "D" e o emblema GT Line ou GT gravado. A instrumentação apresenta uma combinação de indicadores analógicos e digitais. Uma tela colorida TFT entre os dois indicadores mostra dados de desempenho, como forças G laterais, tempos de volta ou temperatura do óleo, juntamente com informações auxiliares, como o computador de bordo, configurações do driver, navegação e diagnóstico.
A tela Head-Up ajustável em altura permite que o condutor veja as informações-chave para a condução , da velocidade ao navegador, ou informações sobre o detector de pontos cegos no pára-brisas. Estão disponíveis nove cores de carroçaria , metálica ou efeito pérola.
Motores e transmissões automáticas
O Stinger fornece reações ágeis , especialmente na versão de 370 cavalos testados no circuito de Palma. Todos os motores estão posicionados longitudinalmente e turboalimentados. O diesel tem quatro cilindros, 2,2 litros de deslocamento e 200 CV de potência. A marca acredita que o motor mais vendido na Europa será o turbodiesel, um modelo que acelera de 0 a 100 km / h em 7,6 segundos e atinge 230 km / h , seguido da unidade a gasolina de quatro cilindros, que atinge 100 km/h em 6 segundos e uma velocidade máxima de 240 km/h.
O motor mais poderoso, o biturbo V6, pode acelerar de 0 a 100 km / h em apenas 4,9 segundos e obter 270 km/h de velocidade máxima.
A transmissão automática de oito velocidades controlada eletronicamente fornece mudanças rápidas e até cinco programas de resposta de mudança e aceleração (além do nível de assistência de direção) podem ser selecionados.
Pode-se também selecionar as engrenagens manualmente por hastes na parte traseira do volante. O sistema de tração integral, que aplica mais torque às rodas traseiras, está equipado com um controle de torque de vetor dinâmico que monitora as ações do condutor e as condições da estrada e aplica automaticamente força de travagem ou de travagem às rodas adequado para manter a trajetória, seja seca ou molhada.
O compartimento do passageiro é silencioso, mas o rugido do motor agradavelmente o destrói quando a potência é solicitada no acelerador. A suspensão dianteira MacPherson oferece uma boa resposta , bem como sensação de direção e estabilidade. A parte traseira, multi-braço, aumenta a estabilidade, proporciona maior fidelidade à trajectória e minimiza a vibração.
O Stinger possui um amortecimento eletrônico ECS incorporado com desempenho preditivo antes das ações do condutor e este sistema pode ser ajustado usando o modo de operação Select para atender às condições da estrada e ao estilo de condução.
Alta segurança
O ECS também pode ajudar o condutor a garantir o melhor caminho nas curvas. O sistema é capaz de suavizar a suspensão dianteira e endurecer a retaguarda para aumentar a agilidade e reduzir a sobreviragem, assim como endurecer a frente e suavizar a parte traseira ligeiramente para neutralizar o sobreviragem e garantir uma maior estabilidade. O condutor pode escolher entre cinco modos: Eco, Sport, Sport +, Comfort e Smart. A suspensão ECS é padrão nas versões GT. A assistência da direção e do toque também pode ser modificada usando o sistema Drive Select.
A segurança passiva do Stinger é apoiada por uma estrutura fabricada com uma alta percentagem de aço avançado de alta resistência, bem como sete airbags de série.
Número 1 do ténis mundial já tem um...
Assumido, pela própria marca, como um modelo de imagem, o Stinger é o primeiro sedan desportivo de quatro portas da Kia com tracção atrás com muito mais de 300 cv, que promete fazer frente a modelos ditos premium, como o Audi A5 Sportback ou o BMW Série 4 Gran Coupé , eleitos seus rivais directos.
Ora, como modelo de imagem que é – sim, a Kia reconhece que não perspectiva um grande volume de vendas – só podia servir de meio de transporte a uma vedeta. No caso, o tenista Rafael Nadal, embaixador da marca sul-coreana desde 2004.