O novo Seat Ibiza 1.0 TSi confrontou o Peugeot 208 1.2 PureTech, e nas estradas sinuosas da Córsega fomos à procura do veredito final. Dois carros para o quotidiano diário, um espanhol e um francês, desafiados para mostrar o seu melhor.
Seat Ibiza 1.0 TSI Xcellence, 95 CV - € 19.168
A quinta geração do Seat Ibiza assenta numa nova plataforma com longa distância entre eixos, que lhe permite oferecer muito mais espaço mantendo um tamanho razoável. Sendo um pouco maior do que a versão anterior, o novo Ibiza oferece um agradável espaço para as pernas nas costas dos assentos dianteiros, um espaço generoso para os cotovelos à frente, e atrás um grande volume na bagageira. Esta última beneficia de uma forma regular e acesso amplo para facilitar o carregamento.
Também é possível adicionar um piso removível para obter uma superfície de carga plana, uma vez que as costas do assento se dobram.
No exterior o novo Seat Ibiza revela um design elegante, que lhe dá um certo dinamismo, sem ostentação. Os lados esculpidos e as ópticas LED conferem-lhe ainda mais personalidade do que o novo VW Polo.
A bordo do Seat Ibiza, a atmosfera é bastante austera com um painel dianteiro muito direito em forma de T e uma omnipresença de preto. O interior é revestido quase exclusivamente de plástico rígido, não muito gratificante e que com o tempo pode vir a gerar algumas rachaduras.
No entanto, a ergonomia é exemplar. O layout óbvio de todos os controles e a grande tela sensível ao toque de 8 polegadas da resposta, permitem uma aderência imediata. O estofamento de ajustes numerosos garante uma boa posição de condução para todos os tamanhos, enquanto as grandes superfícies de vidro, como grandes espelhos, maximizam a visibilidade.
Sob o capô, o três cilindros turbo de 95 cv é bastante discreto de aspeto mas destila melhor desempenho do que o bloco atmosférico do Peugeot 208. Só é pena que a relação final da transmissão muito longa provoque uma quebra a baixos regimes.
Com os tambores traseiros, o Seat Ibiza 1.0 TSI de 95 cv não trava como um carro desportivo, mas tem um pedal de travão progressivo, agradável e doseável. A embraiagem macia e a alavanca fluida da caixa de velocidades dão um sério contributo para o prazer de conduzir em cidade. Mas o novo Seat Ibiza surpreendeu-nos especialmente pela qualidade do seu chassis. O modelo que experimentámos, com rodas opcionais de 17 polegadas, pareceu-nos bem mais confortável do que o Peugeot 208 com pneus de 16 polegadas.
As suspensões do carro espanhol filtram muito bem os choques, sem gerar movimentos de oscilação sobre as ondulações. ou na travagem. Sem dúvida o melhor compromisso do momento. O excelente conforto do Seat Ibiza também é reforçado pela insonorização cuidadosa do ar e dos ruídos de rolamento. Durante o nosso teste em pequenas e exigentes estradas da Córsega, o computador de bordo indicou 7,1 l/100 km de média ou 0,1 litros a menos do que o Peugeot 208.
O Ibiza também leva a melhor sobre o seu rival francês em matéria de equipamento com um sistema de chave ‘mãos livres’, um excelente equipamento de ar condicionado e travagem de emergência automática de série na versão Excellence.
Peugeot 208 1.2 PureTech Allure, 82 CV - € 16.380
Alvo de reestyling em 2015, o Peugeot 208 está a encerrar a sua carreira, antes de ser substituído no final do ano que vem. Produzido em Poissy, o campeão do mercado francês, certamente sofre na comparação com o nova Ibiza em termos de habitabilidade e espaço da bagageira.
Mas a apresentação do interior permanece em bom plano, como evidencia o seu tablier com um painel de instrumentos limpo e composto de materiais de qualidade bem montados.
O estofamento de tecido com acabamento Allure é bem acolchoado e oferece excelente suporte lateral, bem como o assento traseiro, muito confortável, mesmo na zona central.
Em termos de dimensões o Peugeot 208 é mais curto e menos largo que o Seat Ibiza. Contudo, o carro francês distingue-se sempre pela excelência do seu chassis, com um eixo dianteiro muito incisivo, reforçado pela presença de um pequeno volante e uma direção assistida muito bem calibrada.
As suspensões funcionam maravilhosamente e oferecem uma boa sensação em estrada. Se é verdade que ao motor 1.2 PureTech de três cilindros e 82 cv falta alguma consistência e torque nos baixos regimes, tira no entanto proveito das massas do chassis e de um correto escalonamento da caixa para se movimentar dignamente.
O consumo a baixa velocidade é razoável, mas quando se puxa o 1.2 PureTech para altas velocidades, com o aumento do ritmo o motor pode tornar-se um pouco guloso. No entanto, o depósito do Peugeot oferece 10 litros a mais que o Ibiza, garantindo mais autonomia.
Na versão Allure que conduzimos, o francês é um pouco menos generoso que o Ibiza, mas inclui o essencial, incluindo um conjunto multimédia com GPS e tela sensível ao toque. O preço desta estrela no final de sua carreira, também deve ser mais facilmente negociável na compra do que o novo Ibiza. Ora, aqui está uma vantagem, gratificante para o comprador.
Veredito final
Nesta versão de gasolina 1.0 TSI 95 cv Xcellence, o novo Seat Ibiza leva a melhor em grande parte ao Peugeot 208 1.2 VTi 82 cv Allure. Melhor habitabilidade no interior, mais eficiência, mais discreto e melhor equipado, o espanhol pode até ser destacado pelo seu conforto e comportamento em estrada. Argumentos, que os engenheiros franceses da Peugeot já devem ter considerado para o futuro sucessor do 208.
DADOS TÉCNICOS
SEAT IBIZA 1.0 TSI 95 CV (5 portas)
MOTOR
Motor: gasolina de injeção direta turbo de 3 cilindros, 12 válvulas.
Transmissão: rodas dianteiras, transmissão manual de 5 velocidades
Potência (cv a rpm): 95 a 5000
Binário (Nm a rpm): 175 a 1500
PESO E CAPACIDADES
Peso EU (kg): 1122
Comp. Larg.Alt. (m): 4,06 x 1,78 x 1,44
Distância entre eixos (m): 2,56
Depósito de combustível (l): 40
Pneus de série Fr.-Tr.: 185/65 R15
Pneus do teste: 195/55 R16
PERFORMANCES E CONSUMOS
Velocidade máxima (km/h): 182
0 a 100 km/h (s): 10,9s
Consumo médio no ensaio (l/100 km) : 7,1
DADOS TÉCNICOS
PEUGEOT 208 1.2 PURETECH 82 cv (5 portas)
MOTOR
Motor: 3 cilindros em linha atmosférico, 12 válvulas.
Transmissão: rodas dianteiras, transmissão manual de 5 velocidades
Potência (cv a rpm): 82 a 5750
Binário (Nm a rpm): 118 a 2750
PESO E CAPACIDADES
Peso EU (kg): 975
Comp. Larg.Alt. (m): 3.97 x 1.83 x 1.46
Distância entre eixos (m): 2.54
Depósito de combustível (l): 50
Pneus de série Fr.-Tr.: 195/55 R16
Pneus do teste: 195/55 R16
PERFORMANCES E CONSUMOS
Velocidade máxima (km / h): 178
0 a 100 km/h (s): 12,2s
Consumo médio no ensaio (l/100 km): 7,2