top of page
JOÃO LOURENÇO

AUTO | Subaru XV: “Chama-me todo-terreno e não SUV”


A marca japonesa apresentou à imprensa o novo Subaru XV, o único veículo off-road no mercado (SUV é curto para nomear este XV), que conta de série com o sistema de tração total simétrica permanente.

As mudanças nesta nova geração do XV não só afetam o desenho, mas inclusive a plataforma utilizada, que é completamente nova. A segurança é um pilar importante no novo Subaru XV. Por exemplo, o sistema EyeSight de série faculta múltiplas funções de segurança ativa para evitar um acidente previsível.

Outra novidade é que não existe versão diesel. A firma japonesa assume um passo arriscado de gigante, oferecendo duas variantes de gasolina, ambas com caixa de velocidades automática.


Exterior renovado, interior de maior qualidade

O exterior do Subaru XV altera-se consideravelmente em relação à geração anterior, desde a frente com nova grelha, faróis, até a parte traseira, onde as novas luzes traseiras proporcionam maior sensação de largura, mantendo o design off-road. A maior mudança está no interior do XV. Os principais traços de design foram mantidos, com a tela central do sistema multimídia, a tela na parte superior da consola e a instrumentação, mas os materiais melhoraram na qualidade.

A nova plataforma também traz uma maior amplitude para o interior. Há um bom espaço nos bancos traseiros, tanto para os pés como para a cabeça. A qualidade também é visível em novos plásticos macios ao toque, novos acabamentos, e até mesmo nos assentos que foram completamente redesenhados para oferecer uma maior ergonomia.

EyeSight de série com a segurança como lema

Existem marcas que, historicamente, estão associadas à segurança (como a Volvo, por exemplo), embora outras tenham apostado há anos em segurança e não estão na memória coletiva, como é o caso da Subaru. Na verdade, no seu compromisso com a segurança, a Subaru opta pelo próprio sistema EyeSight como padrão em toda a gama XV e, posteriormente, virá de série em todos os seus modelos.

Ao contrário de outros sistemas de segurança desenvolvidos por terceiros e implementados globalmente em várias marcas e modelos, o EyeSight foi projetado e criado pela própria Subaru desde 1989, que começou a trabalhar nesse tipo de tecnologia no Japão. No que consiste este sistema?


Consiste em duas camaras paralelas e um laser, que monitorizam a todo o instante a estrada e o que acontece nela, para poder atuar de forma imediata e se necessário travar o carro. Entre as suas funções estão os sistema de travagem automática em caso de colisão frontal, o cruise control adaptativo, o controle de aceleração em caso de colisão imediata, o alerta de mudança de faixa e aviso prévio de avanço do carro.

Para o EyeSight, é necessário adicionar outros elementos de segurança disponíveis no alcance do XV como os faróis adaptativos, o assistente de luzes da estrada, o aviso de tráfego traseiro e o aviso do ângulo cego do espelho. Tudo isto permitiu ao Subaru XV voltar a obter as cinco estrelas no famoso teste EuroNCAP.

Nova dinâmica, imbatível fora do asfalto

O Subaru XV de 2018 é completamente novo. Prova disso é a melhoria do comportamento em várias frentes, que são notadas ao volante. A inércia foi reduzida, sendo mais ágil do que a geração anterior, além de melhorar a insonorização interior (que, juntamente com a mecânica da gasolina, cria uma atmosfera de silêncio especialmente confortável). Mudanças também foram feitas na direção, sendo agora mais direta e precisa.

O que não mudou é a capacidade off-road do Subaru XV. Graças à tração simétrica permanente, a suaresposta do asfalto está acima dos seus rivais SUV e nos obriga a chamá-lo de todo-terreno, dadas as suas capacidades.

Outro dado apetecível é a sua elevada altura ao solo (que não influencia a estabilidade graças ao motor boxer com menor centro de gravidade), assim como o sistema X-Mode que, juntamente com a caixa de velocidades automática, nos traz o melhor da eletrónica para garantir uma passagem segura em qualquer tipo de circunstância.

O sistema X-Mode imita uma redutora, combinando o sistema de travagem e otimizando a distribuição de tração da maneira mais eficaz, para passarmos por zonas complicadas. Durante o teste, fizemos uma pequena rota extrema de 4 × 4, onde, graças ao X-Mode, qualquer um de nós passou com segurança. Na verdade, numa das zonas mais extremas do teste, era preciso ter confiança no carro e conectar o modo X-Mode para regular o controle de descida, sem ter que fazer nada mais.

Outra das suas virtudes é a capacidade de tração em qualquer tipo de superfície, especialmente na lama ou neve, onde a tração total simétrica atua desde o primeiro momento, garantindo o avanço em qualquer circunstância.

Tivemos a grata oportunidade de o experimentar na lama, com pneus de verão, e tudo progrediu sem qualquer problema. Felizmente, de série, tinhamos pneus M + S com os quais aproveitámos ao máximo a tração.


Gama de motores: apenas gasolina, de 114 e 156 cv

A gama de motores do novo Subaru XV é formada por duas únicas unidades a gasolina: 2.0 Boxer de 156 CV e 1.6 Boxer de 114 CV. Ficará disponível um motor diesel, mas pertencente ao stock restante da geração anterior.

Neste teste experimentámos o boxer 2.0 de 156 cv que está associado a uma caixa de velocidades Lineartronic automática, que contribui enormemente para a suavidade do conjunto. Sendo um motor sem turbo, precisas de ser paciente na resposta linear e progressiva.

O motor melhorou a sua resposta, dispõe de corrente de distribuição e está em conformidade com os regulamentos de emissões Euro 6c.


A variante 1.6 Boxer de 114 cv estará disponível com GLP, sem dúvida a opção económica mais interessante, não só para manter intactas as suas características de 4 × 4, mas também para reduzir consideravelmente os gastos no combustível.

O trabalho feito no novo Subaru XV estende-se ao interior do habitáculo que surge bem isolado e a combinar um visual contemporâneo a pormenores luxuosos, além de oferecer mais espaço tanto aos cinco passageiros como para a carga. Um novo volante multifunções combina com os novos assentos que se destacam pelo bom apoio e conforto, enquanto o sistema de infoentretenimento inclui um ecrã tátil de 8''.


O novo XV chegará equipado com uma ampla gama de novos sistemas e assistentes de ajuda à condução, incluindo tecnologia EyeSight (cruise control adaptativo, travagem pré-colisão e aviso de saída involuntária de faixa de rodagem), faróis direcionais e automáticos com assistente de máximos e deteção de veículo traseiro com assistente de ângulo morto.

0 visualização0 comentário
bottom of page