Quando dois construtores generalistas se entregam a realizar automóveis topo de gama, isto pode dar origem a resultados surpreendentes. Neste comparativo, um Renault Talisman 1.6 dCi, com acabamentos Initiale Paris, enfrenta um Volkswagen Arteon R-Line 2.0 TDI.
Para começar, estamos na presença de dois sedan familiares. O seu formato é quase idêntico, o Arteon mede 4.86 metros - é apenas um centímetro mais longo do que o Talisman – e também têm apenas um centímetro a separá-lo em altura; a largura, é exatamente a mesma.
No fundo, são muitos semelhantes em termos estruturais, perfeitamente comparáveis e, por isso escolhemos s mais altos níveis de acabamentos de ambas as marcas para os diferenciar.
O Talisman "Initiale Paris" é motorizado por um bloco diesel 1.6 dCi com uma caixa de velocidades de dupla embraiagem EDC, estando disponível a partir de 46.030 euros. O Volkswagen Arteon "R-Line Exclusive", conta com um motor 2.0 TDi com uma caixa DSG, com preço a partir de 47.889 euros.
A diferença no ato de compra é de 1859 euros. Justifica-se?
Generalistas ou premium
Esteticamente, alguns podem dizer que a Volkswagen copiou a Renault. Na verdade, a frente do Arteon leva o mesmo tipo de grelha com lâminas horizontais e ótica LED completa. Mas se os franceses preferem colocar "elegância e sobriedade", o alemão tende mais a "dinamismo e ousadia". Um impacto real em termos de personalidade. Para não falar no design sofisticado que transborda em ambos os modelos, orientado por um capô longo que passa pelos arcos das rodas e vai terminar suavemente sobre a frente obliqua, um formato geralmente associado aos modelos premium.
A primeira diferença objetiva, entre os dois modelos está no espaço interior do habitáculo.
A distância entre eixos do Volkswagen Arteon (2,84 m) é maior em 3 centímetros, o que faz com que os passageiros dos bancos traseiros tenham assim um espaço mais generoso para as pernas.
Em comparação, o Renault Talisman revela um tecto mais alto que beneficia os passageiros de maior estatura.
Já no que respeita à bagageira, cada um revela o seu modo de fornecer espaço. Se é verdade que o Volkswagem se mostra mais prático que o Renault, na verdade o Arteon conta com uma menor capacidade na bagageira: 563 litros contra os 608 litros do Talisman. Salvo na configuração de dois lugares, porque ao baixarmos os bancos traseiros o carro alemão ‘pulveriza’ o francês (1.557 litros contra 1.022 litros).
De volta aos lugares da frente o resultado que obtivémos é menos lisonjeiro... para ambos. Claramente, um painel de Mégane no Talisman e de Passat no Arteon. Em ambos os casos, é sóbrio e bem desenhado, mas teríamos gostado de um "mobiliário" mais exclusivo nos dois sedan.
Já em termos de materiais, acabamentos e equipamentos, a vantagem vira-se para o alemão, ainda que venham de duas escolas distintas: o sistema multimídia é colocado em posição horizontal no VW, ao contrário da disposição vertical no Renault. O painel de instrumentos é 100% digital no Arteon.
No interior, o Renault é sem dúvida o melhor no item do conforto, sobressaindo o VW ao nível da segurança. O Arteon não tem assentos aquecidos, mas oferece sistemas de ajuda à condução mais avançados que o Talisman. Outra diferença para o condutor está na caixa de velocidades DSG7 do carro alemão, com patilhas ao volante, enquanto o francês tem a caixa de velocidades automática EDC6 desprovida dessa alternartiva.
Semelhantes por fora, diferentes ao volante
Uma vez instalados a bordo confirmou-se a nossa impressão, molas de suspensão mais suaves no carro francês e bastante mais duras no alemão, o que, sinceramente não é uma vantagem para o Arteon. Na balança, pende uma ligeira diferença de peso a favor do Talisman, 125 kg mais leve (1.518 kg contra 1.643 kg). Mas também essa magreza se percebe melhor assim que fechamos uma porta, ou mesmo quando subimos uma janela. Tudo parece melhor e mais sólido a bordo do carro alemão, que para além disso parece estar muito melhor insonorizado.
Mas esta diferente filosofia reflete-se na condução? Desde as primeiras voltas, o Renault Talisman mostra uma direção bem assistida e um amortecimento muito flexível.
Quando procuramos uma condução rápida, parece que estamos demasiado baixos e que os pneus vão tocar o chassis, mas é um mera impressão. Por seu turno, o Volkswagen emprega um ‘pack’ R-Line muito desportivo. E também as suas enormes rodas de 19 polegadas, favorecem-lhe o visual e o comportamento dinâmico.
Este equipamento do carro alemão, faz esquecer a ausência do amortecimento pilotado, o que em teoria limitaria o compromisso entre os modos Conforto e Sport. Na prática, o chassis do Arteon assenta muito melhor sobre os seus apoios, com uma precisão de direção impecável, e para nossa surpresa, também a filtragem da suspensão é melhor.
Por outro lado, o amortecimento do VW é muito mais duro que a bordo do Talisman, privilegiando o comportamento desportivo em vez do conforto. Os pneus são de medida igual nos dois: 245/40 R19.
O melhor, dentro e fora de cidade
O destaque do Talisman é o sistema direcional das rodas traseiras 4 Control, que oferece maior agilidade na cidade e excelente estabilidade na estrada. Em termos de eficiência pura, isto faz com que o Arteon não possa lutar de igual para igual com o carro francês, que apesar de comprido como o seu rival nos pareceu incrivelmente mais curto e fluido a conduzir em estreitas vias urbanas.
Um caráter que não encontramos ao nível do motor. Surpreendentemente, apesar da delicadeza do seu chassis, o Talisman tem um motor mais brutal. E dai resulta, uma conduta menos flexível. A Volkswagen apostou na sutileza para o Arteon, cujo motor é mais discreto e tem um alongamento também melhor.
A sutileza é a palavras certa para o definir nos altos regimes, e na escolha de uma carro para viajar, não temos dúvida que leva uns quanto pontos de vantagem sobre o rival da Renault. Por último, na entrega de performances: o Volkswagen Arteon acelera de 0 a 100 km/h em 9,1s e obtém uma velocidade máxima de 220 km/h com o motor 2.0 TDI de 150 cavalos; o Renault Talisman chega aos 100 km/h em 9,4s e alcança uma velocidade máxima de 215 km/h com o bloco 1.6 DCi de 160 cavalos!
Ótimos são os valores de binário obtidos num e noutro caso, 380 Nm para o mais ‘estreito’ 1.6 dCi e 340 Nm para o TDI germânico.
Ao nível dos consumos, as médias que obtivemos neste comparativo rondam os 4,5 litros por cada cem quilómetros percorridos, em ambos os casos, o que devemos considerar positivo face ao porte e peso dos dois modelos ensaiados… pouco acima dos 1500 quilogramas.
Conclusão:
Não será uma questão de idade, de necessidade ou até, possivelmente, da diferença de prelo entre um e outro sedan, que irá influenciar a escolha do comprador. Será sim, uma pura questão de gosto a influenciar essa decisão, ainda que os 1859 euros de diferença possam prejudicar a escolha do carro alemão.
Renault Talisman
Positivo (+)
- Conforto - Eficiência do sistema 4 Controle
Negativo (-)
- Desempenho - Acabamentos
VW Arteon
Positivo (+)
- Comportamento dinâmico - Volume interior
Negativo (-)
- Amortecimento - Preço
FICHA TÉCNICA
Renault Talisman 1.6 dCi 160 EDC6 Initiale Paris
Motor: 4 cilindros Diesel (1.598 cc)
Potência: 160 CV a 4.000 rpm
Binário: 380 Nm a partir de 1.750 rpm
Peso a seco: 1,518 kg
Comp. X Larg. X Alt.: 4,85 m / 1,87 m / 1,46 m
Distância entre eixos: 2,81 m
Volume interior: 608 l. (1.022 litros com bancos rebatidos)
Preço: A partir de 46.030 euros
FICHA TÉCNICA
Volkswagen Arteon 2.0 TDI 150 DSG7 R-Line
Motor: 4 cilindros Diesel (1.598 cc)
Potência: 150 CV a 3.500 rpm
Binário: 340 Nm a partir de 1.750 rpm
Peso a seco: 1,539 kg
Comp. X Larg. X Alt.: 4,86 m / 1,87 m / 1,45 m
Distância entre eixos: 2,84 m
Volume interior: 563 l. (1.557 litros com bancos rebatidos)
Preço: A partir de 47.889 euros
RESULTADOS DO TESTE COMPARATIVO
Renault Talisman 1.6 dCi (Diesel) | Volkswagen Arteon 2.0 TDI (Diesel)
Aceleração em segundos (0 a 100 km / h) : 9,4 s | 9,1 s
Velocidade máxima (Km/h) : 215 | 220
Consumo combinado : 4,5 l / 100 km | 4,5 l / 100 km
Nível de CO2 : 118 g / km | 116 g / km