top of page
REDAÇÃO

COMPARATIVO | Elegância ou razão?


SE ELEGÂNCIA E RAZÃO DISTINGUEM O PENSAMENTO DE ITALIANOS E ALEMÃES, O IDEAL NUM SEDAN É CONTAR COM ESTES DOIS ARGUMENTOS. SE O ALFA-ROMEO GIULIA EXORBITA PAIXÕES, O BMW 320d OFERECE UMA DAS MELHORES MECÂNICAS DIESEL DA ATUALIDADE. A ESCOLHA É SUA!

Alfa Romeo Giulia versus BMW 320d

Neste comparativo encontra o melhor de dois mundos. O design elegante dos mestres italianos e a implacável racionalidade alemã entram em choque, num confronto de berlinas com ambições desportivas. Vamos então conhecê-las!

Nos anos setenta, apenas a BMW chegava aos tornozelos da Alfa Romeo, cujo Giulia foi então apresentado como o melhor sedan desportivo do momento. Cinquenta anos depois, a história repete-se, mas a situação pode ter mudado.


RAZÕES PARA ESCOLHER O GIULIA…

Ter um Alfa é, antes de tudo, ter um bom carro… e um carro caro! Mesmo o mais refratário à beleza de um automóvel, toma a ideia que este novo Giulia lhe vira a cabeça. Ideais, as proporções deste sedan seduzem tanto quanto o caráter do design, com um frontal que de imediato nos dá a vontade de agarrar o volante.


Mais consensual, o BMW parece mais discreto na frente em comparação com o carro italiano, que joga tudo na frente e na aerodinâmica barbatana de tubarão no topo do óculo traseiro… tão típica da marca alemã que, mais uma vez, repete essa ‘receita’!

No interior o Alfa-Romeo Giulia prossegue com a operação de sedução. O design bonito do painel lisonjeia a retina e o belo couro bege (de série) nos assentos do nosso modelo de teste, traz um toque de alegria que, sinceramente, falta no BMW Série 3. O sedan alemão revela uma qualidade de construção superior, contudo a sua atmosfera interior é mais sobre seriedade e ergonomia do que propriamente sobre elegância.


Neste segmento dos sedãs apelidados "desportivos", o prazer proporcionado ao volante é essencial. Por essa razão, para este novo Giulia que assinalou o regresso em grande da marca milanesa ao segmento, os engenheiros de Arese não tiveram direito a erro. E viram bem os argumentos da concorrência! Durante a fase de concepção deste novo Giulia, uma série de BMW Series 3 foi descascado como nozes no centro de desenvolvimento da FCA em Balocco...

E podemos dizer que os engenheiros acertaram. Ao volante do Alfa não fica entediado. Ultra-rápida, a direção mostra uma precisão cirúrgica e o trem dianteiro segue sem vacilar, mesmo quando levamos o carro para ritmo acelerado. Além disso, evidencia com clareza a tração traseira, na qual um diferencial mecânico de travamento automático foi enxertado.


Batizado Q2 e emparelhado (opcional) com a suspensão pilotada (Pack Performance), oferece ao Giulia uma impressionante agilidade (apesar dos 4,64 m de comprimento), juntamente com um dinamismo correspondente ao espírito desportivo que nele foi reivindicado desde a primeira hora. Já no BMW 320d, um nariz menos incisivo e uma direção mais lenta, torna-o mais adequado para os condutores convencionais.

Aqueles que gostam de viajar também apreciarão a autonomia superior do Alfa, graças ao seu depósito de 52 litros. Não é muito, mas ainda assim melhor do que os 40 litros oferecidos no pequeno depósito do BMW (um depósito de 59 litros está disponível como opção).

No entanto. os nossos dois rivais mostram uma sobriedade impressionante, com um consumo de menos de 7 l / 100 km ao longo de mais de 700 km, a uma taxa geralmente muito sustentada. Finalmente, vasculhando a lista de equipamentos, o Giulia é mais generoso que o BMW, com uma série mais completa de equipamentos, tanto em termos de conforto quanto de segurança. É sabido que os italianos têm mais sentido de generosidade do que os alemães .

... OU PARA PREFERIR O BMW 320d

Se os turismos de antigamente pareciam instituições, elementos inevitáveis ​​e imutáveis, hoje estão em queda livre. Preteridos pelos espaçosos SUV e outras ofertas, vão aos poucos perdendo o estatuto de carro de família… e representam pouco mais do que uma sombra no mercado automóvel. No entanto, têm de origem muitos requisitos premium, como é o caso do do BMW Série 3.


Este surgiu pela primeira vez em 1975, e foi-se estabelecendo ao longo dos anos para se tornar numa estrela da categoria. Esta sétima geração, recém-saida das fábricas de Munique, corrige os pequenos defeitos da antiga, com maior homogeneidade e maior conforto de condução. Menos radical que o Alfa, o BMW 320d atenderá aos motoristas mais convencionais e, principalmente, aos muitos seguidores do modelo.

Com um bom motor, oferece um comportamento na estrada relativamente dinâmico, mas um pouco menos desportivo que o seu rival italiano. E se, em termos de performances, os nossos dois sedãs são muito parecidos, a mecânica do carro alemão tem o bom gosto de ser muito mais discreta em uso, pratica a aceleração em ritmo de slow motion e com um silencio notável.

Sublinhe-se que, no lado de Munique, trabalharam duro para encapsular o diesel de 2,0 litros, que agora roda praticamente inaudível em alta velocidade. É apenas o responsável pelo fato de que é pouco ouvido, e de novo ...

Em comparação, se estiver longe de ser inabitável, o bloco sem velas do italiano é expresso, com um som agrícola indigno de um sedan deste calibre. Em ambos os casos, no entanto, o prazer de condução permanece bastante próximo, graças, entre outras coisas, à excelente transmissão automática de oito marchas ZF original que equipa os dois carros.

A bordo, construído com mais seriedade, este Série 3 também oferece ergonomia mais avançada. O sistema de infotainment mais moderno beneficia de funções mais abrangentes, como acesso ao clima ou capacidade de navegar na Internet. Ofertas especiais para a qualidade de navegação e câmeras reversas, que oferecem uma renderização notável.


Neste pequeno jogo, o Giulia marca o passo, com gráficos datados e, o mais importante, uma imagem muito menos clara da parte traseira da câmera. No lado da habitabilidade, a empresa italiana teve a má idéia de se basear na estrela alemã e por isso os nossos dois concorrentes são iguais.

Enquanto os ocupantes da frente viajam em excelentes condições, os passageiros da retaguarda, sentados no assento da Baviera, carecem de espaço. O mesmo vale para o porta-malas, com 480 litros nos dois modelos. Em suma, se quer um famíliar real e habitável, deve procurar um Volkswagen Passat ou um Renault Talisman.


E quanto a preços? Se é habitual a idéia de pensar que os carros alemães são sempre mais caros do que os outros, neste caso isso soa a uma falácia. Pela primeira vez, o BMW tem um preço muito semelhante ao seu rival e, ainda que seja verdade que o Giulia tenha muito mais equipamentos opcionais, os valores em cima da mesa são aproximados - 48.915 para o Alfa e 49.900 para a berlina alemã BMW Série 3 - podendo chegar aos 51.817 na versão totalmente equipada do carro italiano.

é verdade. E mais. No momento da revenda, fiel à sua reputação, o valor do BMW 320d será maior que o de um Alfa Romeo, cuja imagem ainda precisa ser bastante reconstruída..

Veredicto : Decididamente muito bem nascido, este BMW Série 3 carece apenas de sex appeal. De resto, é melhor que um Alfa, ainda mais vivo e, acima de tudo, agradável de observar, mas não tão exótico como o Giulia!



FICHA DE ENSAIO

Alfa Romeo Giulia diesel - BMW 320d


GUIA DE COMPRA

Preço: € 48.915 - € 49.900

Gama de gasolina: de 200 a 510 cv - de 184 a 258 cv

Gama diesel: de 136 a 210 cv - de 150 a 190 cv

Garantia: 2 anos, ilimitado-2 anos, ilimitado


PERFORMANCES E CONSUMOS

Velocidade máxima (km/h): 230-240

Aceleração (0 a 100 km/h) / 1.000 m AD: 7.1 / nc-7.1 / nc

Consumos Cidade / Estrada: 6,2/4,3 - 5,5/4,1

Média de consumos Medido / Fabricante: 6,8/5-6,9/4,4


MANUTENÇÃO E FABRICO

Intervalo de revisão: 1 ano / 20.000 km - 2 anos / 30.000 km

País de produção: Itália – Alemanha


MOTOR

Alfa-Romeo: 4 cilindros em linha, 16 válvulas, turbo-diesel, injeção direta, FAP, parada e partida, distribuição de correias

BMW: 4 cilindros em linha, 16 válvulas, turbo-diesel, injeção direta, FAP, parada e partida, distribuição por cadeia

Cilindrada (cm3): 2.143cc – 1.995cc

Potência máxima (CV/rpm): 190 às 3.750 - 190 às 4.000

Binário máximo (Nm/rpm): 450 às 1.750 - 400 às 1.750


TRANSMISSÃO

Transmissão: Traseira com caixa automática de 8 velocidades – Traseira com caixa automática de 8 velocidades


CHASSIS

Peso total (kg): 1.445-1.525

Comprimento x Larg. X Altura (mt): 4,64×1,86×1,44 - 4,71×1,83×1,44

Distância entre eixos (mt).: 2,82-2,86

Depósito (lt.) / autonomia (km): 52/760 - 40/570

Ângulo de viragem: (mt.): 10,8 - 11,4

Volume da bagageira (lt.): 480 – 480

Pneus de série (FR / TR): 225/50 R 18 - 255/40 R 18 - 225/50 R 17

Pneus do ensaio: Pirelli P7 Cinturato-Pirelli P7 Cinturato (225/45 R 18)

1 visualização0 comentário
bottom of page