top of page

BMW Concept F 450 GS: Uma GS à escala para a licença A2

Ricardo Ferreira


A última vez que a BMW Motorrad lançou uma moto de terra de 450 cc, era uma todo-o-terreno selvagem que utilizava a tecnologia da mais recente aquisição da marca na altura, a Husqvarna. A recém-criada BMW Concept F 450 GS não é nada parecida com essa mota.

 

Revelada no momento em que o EICMA abriu portas em Milão, a BMW Concept F 450 GS, “quase pronta para a produção”, vem preencher a lacuna entre a G 310 GS monocilíndrica e a F 900 GS bicilíndrica da marca bávara.


Com o estilo de um modelo à escala da nova e progressiva BMW R 1300 GS, é alimentada por um novo motor da BMW; um bicilindrico em linha que supomos ter cerca de 450 cc, em termos de capacidade. (especulamos porque a BMW revelou muito poucos pormenores).

 

A BMW afirma que o novo motor utiliza “uma ignição especial, nunca antes utilizada”, o que, segundo se diz, confere ao motor um bom carácter de aceleração. A potência está anunciada como 48 cv, o que coloca a nova 450 no escalão correto para a classificação A2 da Europa. A BMW também diz que a moto vai pesar perto de 175 kg, mais uma vez, para manter a relação peso-potência em conformidade com as licenças A2.


De acordo com o material de imprensa, a classe A2 é um grande objetivo para a BMW Concept F 450 GS - mas o desempenho também o é. A moto concetual tem forquilhas invertidas totalmente ajustáveis, com um amortecedor traseiro ajustável para amortecimento dependente da carga.

 

As jantes 19F/17R parecem ser os pneus sem câmara de ar com raios cruzados da BMW e, embora os condutores todo-o-terreno mais exigentes desejem uma roda dianteira de 21”, parece haver uma boa distância ao solo. Os pneus Continental TKC80 sugerem a utilização dupla da 450.


Um ecrã TFT de 6,5” domina o cockpit, carregado de funcionalidades de conetividade, modos de condução comutáveis e ABS. Mas a maior parte do que a BMW Concept F 450 GS nos diz não está no comunicado de imprensa.

 

Para começar, sabemos que quando a BMW diz “quase pronta para produção”, quer mesmo dizer que estamos a olhar para uma versão melhorada da mota de produção real. Também sabemos que nenhuma empresa constrói um novo motor apenas para uma mota, por isso pode contar com mais variantes da 450 num futuro próximo.




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page