
A BMW R 1300 RS de 2025 chegará em abril com motor boxer GS e equipamento completo para lutar pela coroa no setor de turismo desportivo.
A BMW R 1300 GS representou uma mudança profunda na moto de trail mais vendida na Alemanha . Chegou um modelo mais potente e leve , mas também com uma imagem renovada. Em 2025, os novos modelos sport-touring , naked e GT também serão comercializados com motor boxer de 1300 cc .
A BMW R 1300 RS será uma das novidades da marca alemã para 2025. Vejamos então quais serão as características da sport-tourer bávara , que, como sempre, será caracterizado por uma semicarenagem que lhe confere grande versatilidade.

Os nosso colegas do motorradonline.de tiveram acesso aos dados técnicos da futura R 1300 RS e pediram ao artista britânico Kar Lee que imaginasse como será o modelo que lutará para ser uma das melhores motos de sport-turismo . A sigla RS vem de Roadster Sport , uma verdadeira declaração de princípios.
Se os nossos colegas alemães estiverem certos, a futura BMW R 1300 RS l chegará às lojas em abril de 2025. O motor será o conhecido boxer de 1300 cc, com 145 cv às 7750 rotações e um valor de binário máximo de 149 Nm às 6500 rotações. A moto será capaz de atingir a velocidade máxima de 246 km/h , valores destinados à Autobahn (auto-estrada) alemã onde existem troços sem limite de velocidade. Embora os governos alemães não estejam obcecados com o limite de velocidade, as autoestradas alemãs estão entre as mais seguras da Europa, juntamente com as da Áustria, Noruega e Suíça.

O quadro da BMW R 1300 RS, assim como o da GS , é feito de chapa de aço com um sub-quadro traseiro feito de alumínio fundido. A suspensão dianteira não é do tipo Telelever como na trail, mas sim um garfo invertido. No eixo traseiro há sistema Paralever acoplado a cardan com braço oscilante unilateral . As suspensões têm curso de 140 mm e 130 mm , dianteiro e traseiro, respectivamente.
Em relação ao peso , mantém-se nos 245 kg com o depósito de combustível de 17 litros a 90 por cento da sua capacidade. A distância entre eixos é de 1.523 mm e o assento fica a 815 mm do solo (a BMW oferece 5 opções diferentes). O pneu traseiro será mais largo: 190/55 ZR 17 (180/55 ZR 17 na 1250 RS). A marca oferecerá como extras suspensões e travões mais desportivos.
Outro acessório disponível será o radar traseiro que alerta sobre pontos cegos . O sistema também avisa o piloto caso um veículo esteja mudando de faixa e haja perigo de colisão. Na dianteira poderia haver outro radar próximo ao farol para controlar o Adaptive Cruise Control (ACC – Cruise Control com controle de cruzeiro).
Assim como no caso da R 1300 GS , o proprietário poderá escolher o modelo com o Automated Shift Assistant (ASA) que dispensa inclusive a alavanca de embraiagem. A automatização da caixa de velocidades e da embraiagem tem sido uma das grandes novidades de 2024. Uma tecnologia a que já aderiram BMW , Honda , KTM e Yamaha .
Comments