top of page

Can-Am revela as novas motos elétricas Origin e Pulse

Ricardo Ferreira

As motos eléctricas Can-Am Origin e Can-Am Pulse foram lançadas, levando o produtor canadiano da Spyder de três rodas de volta às suas raízes.

 

“Hoje, estamos a recuperar a nossa herança das duas rodas, trazendo um novo entusiasmo à indústria dos motociclos eléctricos”, afirmou José Boisjoli, Presidente e CEO da BRP, empresa-mãe da Can-Am. “Há cinquenta anos, a Can-Am celebrou muitas vitórias com as suas motos Track 'n Trail, e estamos a trazer esse pedigree de volta com um foco na potência eléctrica moderna, conetividade e emoção. Pretendemos tornar-nos um líder global nesse espaço com uma verdadeira inovação concebida para simplificar a experiência de condução para os novos condutores e apresentar motos eléctricas para todos.”

Ambas as motos utilizam o motor Rotax E-Power de refrigeração líquida da BRP e uma transmissão totalmente automática. A potência do motor é de 78,9 NM de binário a 4.600 RPM. A bateria de 8,9 kWh, o carregador e o inversor também são arrefecidos por líquido e a BRP afirma que isso ajuda a reduzir a degradação da bateria, ao mesmo tempo que aumenta o tempo de carregamento.

 

Relativamente ao tempo de carregamento, a Can-Am afirma que a bateria passa de 20% a 80% em 50 minutos, utilizando um carregador de nível 2 (o tipo que se encontra nos parques de estacionamento dos centros comerciais e nas unidades de parede domésticas).

 

Can-Am Origin

A Origin é a variante todo-o-terreno dos dois, por isso roda com jantes dianteiras de 21 polegadas e traseiras de 18 polegadas. Os pneus são Dunlop D605 de dupla finalidade e a suspensão é KYB. A Can-Am diz que o peso a seco é de 187 kg. O assento tem uma altura de 865 mm, com 274 mm de distância ao solo para serviço todo-o-terreno.

 

Can-Am Pulse

A Pulse é a versão orientada para a estrada, com pneus Dunlop Sportmax GPR 300 de 17 polegadas, forquilhas KYB de 41 mm e um amortecedor Sachs ajustável para pré-carga. Apresenta uma altura de assento bastante baixa de 784 mm, com apenas 146 mm de distância ao solo e pesa 177 kg.

 

Caraterísticas partilhadas

As duas motos têm em comum um grande painel de instrumentos TFT a cores com ecrã tátil de 10,25 polegadas, que ajuda a controlar os modos de condução. Na Pulse, há quatro modos à escolha: Normal, Eco, Rain e Sport+, cada um alterando a resposta do acelerador e o ABS e o controlo de tração. A Origin, por sua vez, tem seis modos à sua disposição: Normal, ECO, Rain, Sport, Off-Road e Off-Road+. Ambas têm um único disco de travagem de 320 mm à frente, com uma pinça flutuante J.Juan de dois pistões e ABS.

 

Ambos os modelos estarão também disponíveis num acabamento especial mais exclusivo de '73, com extras opcionais adicionais e um esquema de pintura prateado exclusivo.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page