
A Ducati aproveitou o Dia de Ação de Graças para revelar a mais recente Streetfighter V4. Com uma eletrónica mais apurada, aerodinâmica refinada, um quadro revisto e maior potência, a Streetfighter V4 está agora mais próxima do que nunca da superbike Panigale V4 S.
A derivação da superbike Panigale V4 é agora mais direta do que nunca: o motor está na mesma configuração - a diferença de dois cavalos de potência deve-se a diferenças na admissão - assim como o chassis e as soluções eletrónicas. Pela primeira vez, a Ducati optou por transferir a tecnologia e o desempenho da Panigale V4 para uma moto naked sem poupar nada, criando uma moto que combina o melhor dos dois mundos. Conduz-se em pista como uma moto superdesportiva e desfruta-se na estrada como uma verdadeira naked.

A sua impressionante relação potência/peso de 1,13 cv/Kg, obtida a partir de um motor mais leve e potente (+6 cv), homologado Euro5+, combinado com desenvolvimentos eletrónicos e de chassis como DVO, suspensão Öhlins Smart EC3.0 e o novo sistema de travagem Race eCBS, tornam a Streetfighter V4 ainda mais eficaz em pista.
Ao mesmo tempo, é capaz de garantir grande diversão em estrada com um conforto superior na condução diária. Isto graças à maior gama de calibração garantida pelas suspensões, a um chassis mais rigoroso que dá ao condutor uma maior sensação e facilidade de condução e a um som de escape mais contido, mas ao mesmo tempo capaz de dar grande carácter à moto.
Motor V4 a 90 graus com distribuição desmodrómica

O motor da Streetfighter V4 deriva do motor da Panigale V4, com uma ligação ainda mais direta do que o modelo anterior. A Desmosedici Stradale deriva muito das motos Ducati de MotoGP, com as quais partilha inúmeras soluções técnicas, a começar pela arquitetura. É um V4 a 90° com distribuição desmodrómica, cambota contra-rotativa e temporização Twin Pulse, o que dá à Streetfighter V4 um som muito semelhante ao da Desmosedici GP.

O motor Desmosedici Stradale, homologado Euro5+, debita 214 cv às 13.500 rpm e tem um binário máximo de 12,2 Kgm às 11.250 rpm. Valores que podem ser mais elevados na configuração de pista: ao adotar o escape de competição Ducati Performance by Akrapovič, a potência máxima aumenta para 226 cv. A Streetfighter V4 nunca foi tão potente.
Design arrojado

Com proporções mais equilibradas e distribuição de volumes entre a frente e a traseira, a Streetfighter V4 tem linhas voltadas para a frente que fazem com que a moto pareça pronta para se lançar na próxima curva. Um farol full-LED completamente novo realça a face agressiva da nova Streetfighter, mantendo a sua icónica assinatura luminosa. Na traseira, o conjunto luminoso full-LED está funcionalmente dividido em duas partes, gerando aquele duplo C que caracteriza as Ducati mais desportivas.

O depósito de 16 litros, particularmente estreito no encaixe e caracterizado por um friso muito distinto, reflete-se na maior presença da traseira, mais alongada para trás, com um suporte de matrícula mais curto e o banco do passageiro posicionado mais baixo do que o da Streetfighter V4 2024. Ambos os componentes foram concebidos para combinar estilo e funcionalidade, melhorando a ergonomia na condução de motos desportivas.
Por fim, as asas biplanas inclinadas para a frente, um elemento distintivo da Streetfighter V4 desde a sua primeira versão, não podiam faltar. Em comparação com o modelo anterior, são mais eficazes (+17 kg de downforce a 270 km/h) e integradas na linha de uma forma mais refinada e sofisticada. As asas permitem uma moto com qualidades de chassis muito ágeis, mas ao mesmo tempo estável e rigorosa a altas velocidades. Finalmente, o escape colocado sob o motor mantém a marca estilística das motos desportivas Ducati.
Ergonomia

A posição de condução da nova Streetfighter V4 é derivada da Panigale V4, mas foi definida com o duplo objetivo de melhorar o controlo da moto e aumentar o conforto, especialmente para condutores mais altos. A unidade depósito-assento, graças a um maior espaço, oferece mais liberdade de movimento longitudinal e torna mais natural alcançar e manter a postura aerodinâmica. Uma cavidade profunda na parte superior do depósito evita interferências com a queixeira do capacete.
Ao mesmo tempo, a área traseira do depósito, combinada com as tampas laterais e o formato do banco, apoia melhor o condutor durante a travagem, entrada em curva e passagem em curva. O piloto tem mais facilidade em ancorar-se com os joelhos para contrariar a desaceleração e inclinar-se para fora do banco quando a moto está numa curva, reduzindo assim o esforço nos braços e, consequentemente, o cansaço.
Em comparação com a anterior Streetfighter V4, a curva do guiador foi movida para trás, estando agora mais perto do condutor em 10 mm, e os poisa-pés são mais baixos e mais para a frente, e posicionados 10 mm mais para dentro.
Quadro derivado do MotoGP

Derivando diretamente da nova Panigale, o chassis da Streetfighter V4 é completamente novo. O Front Frame é, portanto, mais leve (3,47 kg de peso em comparação com os 4,42 anteriores) e remodelado na rigidez em comparação com o modelo anterior (-39% em lateral) para oferecer maior confiança ao inclinar e maior eficácia ao desenhar a curva e manter a trajetória.
Além disso, o duplo braço oscilante simétrico oco da Ducati melhora a tração na saída das curvas e a sensação de aceleração do condutor, com uma redução da rigidez lateral (-43% em comparação com o mono braço oscilante do modelo anterior) e um aligeiramento geral do conjunto formado pela roda traseira forjada e pelo braço oscilante igual a 2,9 kg. Na Streetfighter V4 S, as jantes de liga leve em alumínio forjado com cinco raios tangenciais, inspiradas nas da DesmosediciGP, pesam apenas 2,95 e 4,15 kg, respetivamente à frente e atrás.
A nova Streetfighter V4, disponível nas versões V4 e V4 S, com suspensão Öhlins e amortecedor de direção, jantes forjadas e bateria de lítio, chegará aos concessionários em março de 2025. Ambas são oferecidas em configuração monolugar, com kit de passageiro disponível como acessório.

Principais características de série
Motor Desmosedici Stradale, 1.103 cc
Potência máxima de 214 cv às 13.500 rpm
Torque máximo de 12,2 Kgm às 11.250 rpm
Peso em ordem de marcha sem combustível: 189 Kg
" Front Frame”
Depósito de alumínio de 16 litros
Suspensão Eletrónica Ducati (DES) 3.0
Forquilha Öhlins NIX-30 com sistema de controlo Öhlins Smart EC 3.0
Amortecedor Öhlins TTX 36 com sistema de controlo Öhlins Smart EC 3.0
Amortecedor de direção Öhlins com sistema de controlo Öhlins Smart EC 3.0
Jantes em alumínio forjado
Bateria de lítio
Sistema de travagem com pinças monobloco Brembo Hypure™
Pneus Pirelli Diablo Rosso IV Corsa com 200/60 na traseira
Asas de configuração biplano e design integrado
Pacote eletrónico de última geração com Unidade de Medida Inercial de 6 eixos (IMU 6D): eCBS de corrida com funcionalidade de curva; Ducati Traction Control (DTC) DVO; Ducati Slide Control (DSC); Ducati Wheelie Control (DWC) DVO; Ducati Power Launch (DPL) DVO; Ducati Quick Shift (DQS) 2.0; Controle de freio do motor (EBC), Ducati Vehicle Observer (DVO)
Botões de mudança rápida de nível
Novo painel de instrumentos TFT completo de 6,9" com proporção 8:3
Modos de condução (Race, Sport, Road, Wet)
Farol full-LED com DRL
Configuração monolugar (kit de passageiro como acessório)
Preparação para Ducati Data Logger (DDL) e Ducati Multimedia System (DMS)
Comments