
O construtor japonês esteve em máxima força no EICMA, revelando muitas novidades que abrangem praticamente todos os segmentos.
GB350S

A Honda reintroduz a GB na Europa. A GB350S, compatível com carta A2, tem um novo motor arrefecido a ar, cheio de carácter e um binário satisfatório. Também encontramos neste modelo uma embraiagem assistida com função de escorregamento e HSTC para maior tranquilidade na condução. O quadro de berço semi-duplo em aço dá-nos um feedback perfeito do que se passa, numa moto muito fácil de conduzir; a suspensão dianteira é por forquilha telescópica com jarras de 41 mm, a traseira tem dois amortecedores e a travagem tem um disco dianteiro de 310 mm. O estilo simples e cuidado é o clássico estilo Honda roadster: um depósito em aço, painéis laterais e guarda-lamas dianteiro em resina, e toda a iluminação é por LEDs. O painel de instrumentos inclui um velocímetro analógico e um indicador digital de mudança engrenada.
NC750X

Uma das motos bicilíndricas preferidas dos europeus, a NC750X - com o seu espaço interno de 23 L tão caraterístico - recebe uma série de atualizações de pormenor, encimadas por um estilo renovado e farol de LEDs revisto. Um novo ecrã TFT de cinco polegadas permite a conetividade com o smartphone através da aplicação Honda RoadSync e de um novo interrutor de quatro vias intuitivo e retroiluminado à esquerda no guiador. A travagem dianteira é agora assegurada por dois discos de 296 mm e pinças de dois êmbolos, e as jantes têm também um novo design leve. As especificações deste modelo incluem forquilha telescópica Showa SBDV de 41 mm e suspensão traseira Pro-Link e, tal como antes, as acelerações são sem esforço, asseguradas pelo alto binário do motor bicilíndrico de 745 cm³, equipado com Throttle-By-Wire, três modos de condução predefinidos e controlo de tração variável Honda de três níveis. A popular opção de transmissão de dupla embraiagem (DCT) também recebe uma atualização das respostas a baixa velocidade e está também disponível uma versão compatível com carta A2, de 35 kW. Tendo em vista uma maior sustentabilidade, a NC750X é também a primeira Honda a utilizar material Durabio colorido no fabrico de duas das quatro novas cores deste modelo de 2025.
CB750 Hornet

A Honda Hornet de dois cilindros continua a sua popularidade para 2025, com uma frente agressiva e redesenhada, graças a um novo farol de LEDs duplo projetor e a uma carenagem no cockpit; o novo ecrã TFT de 5 polegadas apresenta novos designs de menu e mantém a conectividade para smartphones da aplicação Honda RoadSync. Sem nenhum tipo de "gorduras" em excesso, a melhor relação peso/potência da sua classe é disponibilizada por um motor de 67,5 kW e 75 N·m montado num conjunto de 192 kg. Esta unidade de dois cilindros paralelos e oito válvulas tem uma sonoridade fantástica a alta rotação e é muito forte na gama média, combinando-se com um quadro de peso extremamente baixo que oferece uma maneabilidade muito ágil e acelerações fortes.
O sistema de acelerador eletrónico (TBW - Throttle By Wire) oferece 3 modos de condução e 3 níveis de controlo de tração (HSTC - Honda Selectable Torque Control) com controlo anticavalinho integrado, para além de 3 níveis de efeito travão-motor e entrega de potência. As suspensões, todas Showa, são compostas por uma forquilha invertida (revista) de funções separadas e êmbolo de grandes dimensões [Separate Fork Function Big Piston (SFF-BPTM)], com 41 mm de diâmetro e um amortecedor traseiro que funciona através do sistema Pro-Link. As novas regulações da suspensão para o modelo de 2025 oferecem maior sensação na frente da moto para uma condução mais desportiva e agradável. O travão dianteiro é de montagem radial e tem pinças de 4 êmbolos. Os piscas têm função de autocancelamento e tecnologia de sinalização de paragem de emergência (ESS). Está disponível uma versão compatível com carta A2.
XL750 Transalp

Pelas ruas da cidade ou nas estradas desse mundo fora, a Honda XL750 Transalp dá continuidade à aventura da simbólica moto original, pronta para uma nova geração de motociclistas que desejam ir até onde a estrada os levar. A liderar as atualizações do modelo de 2025 temos uma nova frente que inclui potentes faróis de duplo projetor de LEDs para um novo visual distinto e um ecrã DurabioTM revisto. Tal como antes, o seu motor bicilíndrico paralelo de oito válvulas debita 67,5 kW de potência e 75 N·m de binário; o sistema de acelerador eletrónico (Throttle-By-Wire – TBW) oferece 4 modos de condução de série mais uma opção User; para além disso, temos também um sistema HSTC de controlo de tração variável com 5 níveis e função anticavalinho (Wheelie) integrada e 3 níveis de efeito travão-motor e potência.
O quadro de aço tem suspensão integral Showa: forquilha invertida SFF-CATM de 43 mm e monoamortecedor traseiro Pro-Link; tanto a suspensão dianteira como a traseira têm revisões ao nível do amortecimento. A travagem dianteira, progressiva e muito forte, fica a cargo de dois discos com pinças de dois êmbolos; as jantes 21/18 têm pneus de câmaras-de-ar. A especificação premium inclui um novo ecrã TFT de cinco polegadas com conectividade Honda RoadSync para smartphones e interruptor de 4 vias, piscas de cancelamento automático e tecnologia ESS de sinalização de paragem de emergência Está disponível uma versão compatível com carta A2.
NT1100

A NT1100 veio definir uma nova geração de modelo de turismo Honda quando foi introduzida em 2022; este modelo oferece conforto, agilidade e performances extremamente agradáveis. Com base neste sucesso, a NT recebe uma atualização de fundo para 2025, com ênfase no aumento do conforto do condutor. O motor de dois cilindros recebe um aumento de performances na gama média e a unidade IMU de seis eixos acrescenta ainda mais precisão a diversos sistemas eletrónicos de ajuda à condução. Uma nova variante, a NT1100 DCT com suspensão eletrónica, estará disponível com a sofisticada condução oferecida pela suspensões Showa-EERATM, juntamente com a NT1100 da caixa manual com suspensões normais.
A carenagem foi redesenhada com um estilo mais elegante e agressivo e apresenta agora um para-brisas renovado e ajustável em altura, que pode ser operado com uma só mão; os defletores aerodinâmicos em cima e em baixo têm novos perfis para dar uma maior eficiência a alta velocidade e uma excelente proteção contra os elementos. Os faróis duplos são de LEDs e incluem agora luzes DRL para maior visibilidade e segurança. A parte traseira do guarda-lamas dianteiro foi aumentada em 150 mm oferecendo agora maior proteção contra os elementos; o banco mais largo dá maior conforto e ambas as malas laterais incluídas de origem têm maior volume interno. Os sistemas eletrónicos de ajuda à condução incluem três modos predefinidos, com combinações já escolhidas para a potência e para o efeito travão-motor, para além de duas opções que o utilizador pode personalizar.
O sistema HSTC com Controlo Anticavalinho (Wheelie) integrado está disponível em 3 níveis; o ABS em curva é uma nova adição. Os travões têm pinças dianteiras radiais de quatro êmbolos; os pneus têm medidas de 120/70-17 e 180/55-17 à frente e atrás, respetivamente. O ecrã TFT de 6,5 polegadas sensível ao toque completa um conjunto de especificações premium e possui conectividade Apple CarPlay® e Android Auto®.
CL500

A CL500 da Honda tem uma veia retro rica, inspirando-se nas CL originais dos anos 60 e 70 do século passado. Equipada com o motor bicilíndrico compatível com carta A2 da série CB500 da Honda, este modelo usa um quadro de tubos de aço tipo diamante, suspensões de longo curso e combinação de roda dianteira/traseira de 19/17 polegadas num conjunto bastante eficaz. Com atualizações para 2025 ao nível do conforto, da ergonomia e do estilo visual, este modelo continua pronto para os rigores das viagens urbanas, tanto quanto para o trabalho ligeiro fora de estrada. O seu estilo elegante foi aumentado para esta atualização de 2025 com duas novas cores, enquanto os detalhes ricos se mantêm, tal como o depósito de combustível arredondado, as proteções para os joelhos, os foles de borracha na forquilha e uma panela de escape de saída dupla para cima com proteção térmica perfurada. Toda a iluminação é de LEDs e o ecrã LCD é agora mais fácil de ler sob luz intensa.
X-ADV

Esta moto de aventura com a utilidade e o carácter prático de uma scooter grande foi atualizada para 2025, recebendo uma renovação de estilo com faróis duplos de LEDs que incluem novas luzes DRL com piscas integrados (pela primeira vez no mundo das motos), além de um novo sistema de controlo da velocidade de cruzeiro de série e uma atualização da transmissão de dupla embraiagem (DCT) para um comportamento mais suave a baixa velocidade. Refletindo os objetivos ambientais a longo prazo da Honda e a par da utilização de outros materiais reciclados no chassis, é usado plástico de biomassa DurabioTM em algumas peças da carenagem. Também feito em DurabioTM, o para-brisas é agora facilmente ajustável com uma única mão em três fases. O generoso equipamento da X-ADV inclui a gestão Throttle By Wire (TBW), quatro modos de condução predefinidos com combinações pré-definidas de potência (P), efeito de travão-motor e controlo de tração variável, refinados para esta atualização de modelo.
A base do banco possui mais 10% de espuma de uretano para maior conforto, um novo formato para se chegar melhor com os pés ao chão e abertura e fecho mais suaves. O compartimento de arrumação debaixo do banco de 22L tem uma ficha USB-C e o porta-luvas acrescenta ainda mais comodidade. O ecrã TFT de 5 polegadas foi revisto e permite a conetividade para Smartphones que tenham a aplicação Honda RoadSync instalada; o controlo é feito através de um interrutor de quatro vias intuitivo e retroiluminado colocado no punho esquerdo. 2025 recebe uma nova cor Special Edition, que se vem juntar às três novas opções de pintura já existentes; por tudo isto, a X-ADV a vai continuar o seu sucesso em toda a Europa.
CRF300L

A popular CRF300L dual-purpose da Honda recebe várias atualizações de pormenor para 2025, incluindo iluminação de LEDs e gestão térmica melhorada. As especificações incluem um motor monocilíndrico forte e reativo (agora compatível com OBD2-2/EURO5+) e uma caixa de seis velocidades com controlo por embraiagem deslizante. Um quadro em aço com melhor equilíbrio de rigidez, braço oscilante em alumínio, suspensões de longo curso - com taxas de amortecimento revistas - e 142 kg de peso em ordem de marcha geram uma maneabilidade muito fácil em qualquer tipo de terreno, com uma generosa distância ao solo. O impressionante impacto visual da CRF 300L é muito esguio e sai ampliado agora para 2025 graças às novas opções de cores.
Comments