
Portugal não terá de passar nas Inspeções para motos nas suas motos a partir do próximo dia 1 de janeiro de 2025. Graças a um acordo parlamentar, a partir dessa data é revogada a obrigação de passar nos testes que verificam o correto estado das nossas motos.
Enquanto em Espanha a aprovação ou não do MOT nas motos é um assunto tabu, em Portugal concordaram em revogá-lo e isso será feito agora, a partir do próximo mês de janeiro de 2025. Através de uma votação no parlamento, os deputados portugueses decidiram opor-se ao estabelecimento do controle técnico obrigatório que deveria entrar em vigor em 1 de janeiro de 2025 e, portanto, não precisarão passar pela referida fiscalização.
Esta medida vai na contramão do movimento que vemos em toda a Europa, não só em Espanha, já que a França acabou por ter que implementá-la por pressão da União Europeia, algo que em Portugal parece não ter surtido efeito, pelo menos por enquanto .

Devemos lembrar que sempre que falamos em ITV para motos, há um forte movimento contra elas porque se argumenta que justamente o utilizador da moto tem plena consciência do perigo de conduzir uma moto em mau estado e, também, porque os índices de acidentes motociclísticos. não apontam mau estado, como acontece em outros tipos de veículos.
Em qualquer caso, em Portugal não haverá MOT obrigatório para motociclos e isso poderá abrir caminhos para os restantes países da União Europeia seguirem os seus passos no futuro. Por agora também temos de esperar para ver o que dizem os números dos próximos meses e anos sobre a implementação da MOT obrigatória para motociclos em França, e como esta mudança se reflectiu. Porque, se não fosse perceptível, daria um impulso ao movimento que considera que a MOT das motos não é necessária.

Na verdade, e voltando ao caso da França, país onde lutaram para evitá-las, embora finalmente tenham tido que implementá-las, reconhece-se que o governo francês não executou os planos que poderiam tê-lo evitado, e que junto com a pressão que certos grupos são capazes de exercer acabaram por implementá-lo.
Portugal diz não ao ITV para motos
Felizmente, em Portugal a situação lá é muito diferente e depois de 12 anos de pressão de diferentes grupos e, principalmente, deram frutos. Assim analisaram a situação após a decisão: “A decisão de impor um controlo técnico periódico obrigatório para motociclos em Portugal em 1 de janeiro de 2025 foi definitivamente enterrada. A espera foi longa, mas finalmente chegou: Portugal não vai introduzir um controlo técnico periódico obrigatório para motociclos. Depois de mais de 12 anos de luta pela sensibilização para os factos reais que rodeiam esta questão, conseguimos finalmente o governo português do nosso lado. Ontem, a maioria parlamentar portuguesa revogou a obrigatoriedade do controlo técnico periódico dos motociclos.”
Comentarios