
Os motociclistas espanhóis e o Ministério dos Transportes do país vizinho trabalham em prol de barreiras de proteção seguras para os motociclistas.
Juan Manuel Reyes, presidente da Associação Espanhola de Motociclistas (ANM) - membro da FEMA - reuniu-se com Álvaro Navareño, Diretor Técnico da Direção Geral de Estradas e a sua equipa. Nesta reunião, trabalhou-se na melhoria dos critérios para a instalação de Sistemas de Proteção de Motociclos em Barreiras de Segurança Metálicas, popularmente conhecidas como “rails”.
Atualmente, estes critérios de instalação de 2014 são regulados a nível estatal e que, embora tenha sido um grande avanço na altura, do ponto de vista da ANM, são excessivamente modestos, uma vez que os critérios apenas incluem a recomendação de instalar Sistemas de Proteção para Motociclos em secções curvas e quando se cumprem condições de velocidade ou geometria limitadas.

Para a ANM, o único critério juridicamente válido para equiparar os direitos dos motociclistas aos dos condutores de automóveis seria aquele que exige a instalação de um Sistema de Proteção para Motocicletas em todas as barreiras de proteção do país. Mas, compreendendo as limitações orçamentais existentes, existe a possibilidade de introduzir melhorias importantes e economicamente aceitáveis a curto e médio prazo que permitam um alargamento considerável do número de barreiras com Sistemas de Proteção para Motociclos.
Fonte: FEMA (Federação Europeia de Associações de Motociclistas)
Comments