
A paixão dos pilotos de F1 por motos é um facto indesmentível. De Ayrton Senna e Michael Schumaker a Lewis Hamilton e Charles Leclerc, perceba neste artigo a razão desse seu apreço pelas duas rodas.
Os condutores de motos concordam que as motos oferecem o prazer mais visceral do mundo. Não há tejadilho nem pára-brisas para bloquear o vento, nem controlos que exijam os músculos de todo o corpo. As motos de rua mais potentes podem ter “apenas” 200+CV em comparação com alguns supercarros com mais de 1000+CV, mas a moto acelera mais e mais depressa. E aquela sensação de arrastar um joelho numa curva... ah, o paraíso.

Lewis Hamilton
Lewis Hamilton, sete vezes campeão mundial de F1, é visivelmente apaixonado por motos, tanto na estrada como na pista. O ponto alto desta paixão foi a troca de motas com Valentino Rossi (no carro de F1 de Hamilton) no Circuito Ricardo Tormo.
O britânico até tem motos dedicadas a ele, nomeadamente a MV Agusta F4 e a Brutale LH44.
De vez em quando, a MV é desfilada em frente à imprensa mundial, enquanto Hamilton faz a curta viagem para “trabalhar” no Grande Prémio do Mónaco, a partir da sua casa nas proximidades.

Fernando Alonso
Fernando Alonso testou a Honda RC213V MotoGP de Marc Marquez no circuito de Motegi em 2015.
Desde então, depois de se separar da Honda, Alonso regressou à F1 com a equipa Alpine, parcialmente gerida pelo ex-chefe da Suzuki MotoGP, Davide Brivio. O piloto comprou uma Aprilia RS 660 para se deslocar.

Sebastian Vettel
O tetracampeão mundial prefere as motos clássicas. Embora mantenha a sua coleção longe dos olhos do público, foi visto no passado com uma Kawasaki a dois tempos tripla e uma Suzuki GS550. Há também rumores de que visita regularmente exposições de motas clássicas. Também já foi visto com várias motas KTM e BMW.
O alemão diz que adorou as motas depois de comprar uma Cagiva Mito 125.

Charles Leclerc
A Husqvarna 701 Vitpilen de Charles Leclerc é uma moto especial criada pela casa de personalização francesa Bad Winners. A “Apex 2.0” utilizou uma Vitpilen 701 como base e foi equipada com um quadro e uma carroçaria únicos, um sistema de escape completo e jantes de fibra de carbono DYMAG de aspeto deslumbrante. E, claro, um farol KTM.

Max Verstappen
Max Verstappen foi visto a conduzir motos na sua Holanda natal. Tal como Leclerc, o atual líder do Campeonato do Mundo de F1 encomendou a sua própria personalização, mas prefere uma cruiser na forma de uma Harley-Davidson personalizada por Montois.

Kimi Raikkonen
O “Rei dos One Liners” da F1 adora as suas motos e possui uma grande coleção de motos na sua Finlândia natal.
No entanto, a sua paixão é principalmente por “Choppers” e motos cruiser de estilo Harley e até tem uma série de motos especiais feitas sob a sua alcunha de “Iceman”.
Tendo-se retirado da F1 no final da temporada de 2021, depois de ter começado mais Grandes Prémios do que qualquer outro antes dele, Raikkonen passou aproximadamente cinco minutos com os pés para cima antes de surpreender todos ao ser anunciado como o novo chefe de equipa da equipa de fábrica da Kawasaki em MX1.

Nico Rosberg
Sendo um ambientalista assumido, Rosberg tem aparecido de vez em quando a falar dos avanços feitos na tecnologia automóvel e nos transportes eléctricos. Foi assim que começou a colaborar com o fabricante italiano Energica. Rosberg foi contratado para lançar a última geração da moto desportiva Ego da empresa em 2019.

Michael Schumacher
Ao contrário de outros nesta lista, o sete vezes campeão mundial de F1, Michael Schumacher, não só adorava motociclos, como também corria com eles. Isso levou-o a trazer o seu estatuto de megastar para o comparativamente modesto Campeonato Alemão de Superbike IDM em 2008, a bordo da Holzhauer Honda de fábrica.
Não foi um dos primeiros a correr numa moto em que o seu companheiro de equipa Martin Bauer estava a ganhar o título, mas também não se desiludiu. Infelizmente, um forte acidente provocou uma lesão no ombro que não só acabou com as suas aspirações no motociclismo, como também o excluiu de um regresso planeado à F1 com a Ferrari para substituir o lesionado Felipe Massa.
Ayrton Senna

O lendário brasileiro conquistou fãs dedicados em todo o mundo pela sua paixão por tudo o que fosse rápido, incluindo motos. Ayrton gostava particularmente das Ducatis e chegava frequentemente ao paddock do Grande Prémio do Mónaco montado numa Ducati Monster. A empresa italiana criou mais tarde a Ducati 916 Senna.
Infelizmente, o próprio homem nunca chegou a experimentar a sua dedicação, tendo sido lançado no ano seguinte à sua trágica e prematura morte durante o Grande Prémio de San Marino de 1994.
Comments