F1: Kimi Antonelli já tem carta de condução
- Redação
- 31 de jan. de 2025
- 1 min de leitura

Conduzir um carro de Fórmula 1 para uma das maiores equipas do mundo não isenta o piloto de obter a carta de condução. Andrea Kimi Antonelli é prova disso. O italiano acaba de se aprovado no exame de condução, antes da sua estreia na F1.
Andrea Kimi Antonelli pilotava os monolugares antes mesmo de ter carta de condução. De facto, o novo piloto da Mercedes, com quase 18 anos e seis meses (fará no dia 25 de fevereiro), anunciou que havia passado no exame.
Esta notícia, no entanto, não muda nada no futuro do jovem piloto da Mercedes na F1. Na verdade, este último não precisou da carta de condução para estrear na categoria principal do automobilismo. Com ou sem ela, o seu futuro profissional não dependia disso.

Assim, após a chegada de Max Verstappen à F1 aos 17 anos, 5 meses e 15 dias, a FIA modificou o seu regulamento. Naquela época, ter 18 anos e carta de condução era necessário para obter a Superlicença. A licença necessária para competir na F1.
Quase 10 anos depois, em junho passado, a regra foi alterada novamente. De facto, a FIA deu mais latitude às equipas. Um piloto pode obter a sua Superlicença a partir dos 17 anos "se demonstrar habilidade e maturidade excepcionais", de acordo com o artigo 13.1.32 do apêndice L do Código Desportivo Internacional. E a FIA decide caso a caso. Caso contrário, Antonelli poderia ter vindo para França, onde a carta de condução pode ser obtida a partir dos 17 anos.








Comentários