
Ponto de discórdia em França, as Inspeções Periódicas para motos (IPO) foram rejeitadas pelo Parlamento português. Atentos a esta realidade, os motociclistas franceses querem agora seguir o nosso exemplo.
A 15 de abril, foi introduzido em França o controlo técnico das motos. Anteriormente reservado aos automóveis, o controlo técnico foi alargado aos veículos de duas rodas.
Os motociclistas manifestaram-se, reclamaram e protestaram, mas nada foi feito. O governo manteve a introdução do CT para as motos em meados de abril. Desde então, as queixas não pararam e os motociclistas, representados pela Fédération Française des Motards en Colère (FFMC), continuam a sua luta.
Apelaram, nomeadamente, ao boicote do controlo técnico e, segundo os seus números, 80% dos motociclos não passaram no controlo nos primeiros sete meses da sua aplicação. De acordo com a FFMC, apenas 500 000 motociclos foram testados.

Portugal, um exemplo a seguir por França
Em Portugal, no entanto, a questão do boicote às motos não se colocará, uma vez que o Parlamento acaba de rejeitar a introdução de um controlo técnico para as motos, numa decisão tomada a 5 de dezembro.
A organização portuguesa GAM (Grupo de Ação Motociclista), equivalente à FFMC, congratulou-se com esta decisão através de um comunicado de imprensa.
“Há vários anos que lutamos por momentos festivos como este e orgulhamo-nos de, mais uma vez, termos obtido votos favoráveis às nossas reivindicações de todos os partidos com assento na Assembleia da República (exceptuando os votos do partido de esquerda LIVRE em reivindicações secundárias). A restante unanimidade conseguida na Assembleia da República, difícil de alcançar nos dias de hoje, reflecte a força da união dos motociclistas portugueses que nunca desistiram de defender a sua paixão pelas motos.”
“Este 5 de dezembro de 2024 é mais um momento histórico para o motociclismo português e para todos aqueles que nunca desistiram dos seus ideais. Mais uma vitória memorável a ser celebrada por todos aqueles que nunca deixaram de acreditar e que sempre contribuíram, direta ou indiretamente, para este resultado! Está virada uma página que nos permitirá concentrar noutras frentes de defesa das motos e do motociclismo. Muito obrigado a todos!
Opmerkingen