
Para 2025, a KTM 1390 Super Adventure R recebe um motor mais potente, um novo quadro e um design mais eficiente, bem como o ecrã tátil TFT de 8 polegadas.
A KTM 1390 Super Adventure R é a mais offroad da família e ainda não conhecemos os seus pormenores: apresenta um novo design, iluminação LED, um ecrã mais curto, centrado no todo-o-terreno e mais opções de arrumação. O quadro é mais rígido para melhorar o comportamento em estrada. Os guarda-lamas laterais de série são também mais robustos e oferecem maior proteção.

Ao contrário da KTM 1390 Super Adventure S e S Evo, com as quais partilha uma base mecânica, a 1390 Super Adventure R está equipada com uma suspensão mais tradicional, mais adequada a uma utilização offroad mais exigente, com uma forquilha de cartucho dividido WP XPLOR de 48 mm e um amortecedor WP XPLOR PDS na traseira.
A cilindrada do motor foi aumentada de 1300 cc para 1350 cc. O V2 debita 173 cv às 9500 rpm e 145 Nm às 8000 rpm, com a nova tecnologia Camshift que facilita as baixas rotações. Isto permite uma resposta mais suave ao transpor caminhos mais lentos e difíceis.

A tecnologia Camshift proporciona um padrão de temporização variável com dois perfis de cames individuais. Em rotações mais elevadas, as cames de admissão movem-se lateralmente, abrindo as válvulas mais largas e mais compridas para permitir a entrada de mais mistura na cabeça do cilindro, aumentando o desempenho, enquanto que na gama de baixas rotações, as cames de admissão têm uma temporização e elevação reduzidas. Isto resulta numa maior facilidade de condução, tanto em condições normais de condução na cidade como em utilização de alto desempenho em estradas mais rápidas e abertas.

A KTM 1390 Super Adventure R recebe uma nova eletrónica, com uma instrumentação em formato de retrato de 8”. O ecrã tátil incorpora tecnologia indutiva, permitindo uma operação fácil, mesmo com luvas de inverno grossas. Possui um revestimento antirreflexo, anti-impressão digital e antirreflexo para uma melhor legibilidade, além de dar aos pilotos acesso a novos modos de condução, navegação integrada e funcionalidades de conetividade.
A nova KTM 1390 Super Adventure R sairá da linha de produção austríaca em 2025.
Comments