top of page

KTM 1390 Super Adventure S EVO '25: 173 CV, automática e com radar

Ricardo Ferreira

A KTM 1390 Super Adventure S Evo de 2025 oferece maior cilindrada, transmissão manual automatizada (AMT), suspensões semiativas, radar e tela sensível ao toque vertical.

 

A KTM 1390 SUPER ADVENTURE S EVO está no topo da gama KTM Super Adventure, trazendo novos avanços tecnológicos e mecânicos ao mundo das motos de aventura. Começando pela ciclística, o modelo do próximo ano apresenta uma nova gama de rigidez do quadro, que melhora o comportamento e a estabilidade na pista, com uma posição do pedal 8 mm mais baixa e 10 mm mais larga, o que melhora o conforto do piloto graças a um ângulo de joelho mais amplo.

Além disso, vem equipada com a mais recente geração tecnológica de suspensões semi-ativas WP. Em comparação com a geração anterior, a tecnologia semiativa foi ajustada para ser mais precisa e ter um comportamento de amortecimento consistente em frequências mais altas. Para isso, foram utilizados novos sensores PWM (modulação por largura de pulso) e um novo esquema de garfo que combina o design do cartucho aberto e dos elementos de suspensão do cartucho fechado entre ambas as barras.

O estilo e a ergonomia também foram atualizados para 2025, com um novo design de carroceria e assento, farol LED totalmente novo, novo para-brisa e porta-luvas, para citar alguns. No entanto, os elementos mecânicos sob esta nova pele apresentam as maiores atualizações em comparação com a geração anterior, sendo a mudança na cilindrada do motor a mais notável à primeira vista.


Potência e binário extremos: 173 CV e 145 Nm

A KTM 1390 SUPER ADVENTURE S EVO possui motor de maior cilindrada, de 1300 a 1350 cc, que produz 173 CV a 9.500 rpm e 145 Nm a 8.000 rpm. Isto é cortesia de componentes de motor atualizados e de uma tecnologia CAMSHIFT totalmente nova, que proporciona maior dirigibilidade em baixas rotações, maior desempenho de pico, menores emissões e menor consumo de combustível. Em rpm mais altas, os cames de admissão se movem lateralmente, abrindo as válvulas por mais tempo e mais alto para encher o cilindro com gasolina, liberando desempenho máximo. Na faixa de baixas rotações, os cames de admissão reduzem o tempo e a elevação, otimizando a dirigibilidade. Esta abordagem dupla proporciona um poderoso aumento de desempenho, quer você esteja viajando pelas ruas da cidade ou em rodovias rápidas.


AMT - Transmissão manual automatizada

Isso é combinado com uma nova transmissão manual automatizada (AMT), uma novidade na KTM e exclusiva da KTM 1390 SUPER ADVENTURE S EVO. Visto pela primeira vez como um protótipo nas mãos de Johnny Aubert no formidável Iron Road Prologue no Red Bull Erzbergrodeo, o AMT é um dos desenvolvimentos de motor mais inovadores feitos pela KTM nos últimos anos.

 

O AMT permite ao piloto escolher entre uma mudança de marcha manual tradicional, por meio de alavanca de pé ou remos montados no guidão, ou uma mudança de marcha totalmente automática e automatizada, mantendo uma atitude completa.

 

A KTM 1390 SUPER ADVENTURE S EVO também incorpora a nova instrumentação V80 TFT da KTM com tela sensível ao toque de alta qualidade e fixação vertical. Isto traz à tona uma geração completamente nova de arquitetura eletrônica e elétrica premium e facilidade de uso para o condutor.

 

Novo painel sensível ao toque

A tela sensível ao toque de 8,8" possui tecnologia indutiva, permitindo fácil operação mesmo com luvas grossas de inverno, enquanto um inovador revestimento anti-reflexo, anti-impressão digital e anti-reflexo melhora a legibilidade geral.

 

Com ele, os pilotos têm acesso a todos os novos MODOS DE CONDUÇÃO e recursos de conectividade, bem como ao mais recente Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) da KTM, que adiciona Assistência de Freio, Alerta de Colisão e Alerta de Distância ao seu arsenal de Distância. O novo sistema ACC, combinado com o AMT, incorpora o modo ACC Stop & Go. Quando ativado, este sistema irá parar completamente a motocicleta se o veículo da frente parar. Assim que o referido veículo se mover, a moto retomará automaticamente o seu movimento.

Tudo isso é conseguido graças a um sensor de radar frontal de 5ª geração, mais compacto, fabricado pela Bosch e instalado como padrão na KTM 1390 SUPER ADVENTURE S EVO. Inclui otimização de desempenho, detecção aprimorada de caminhões, velocidade máxima mais alta e limites de cancelamento atualizados, com funções de direção esportiva, de rua e de grupo.

 

A 2025 KTM 1390 SUPER ADVENTURE S EVO é uma potência tanto em desempenho quanto em avanços tecnológicos, ampliando ainda mais os limites do motociclismo de aventura.



Disponibilidade


A nova KTM 1390 SUPER ADVENTURE S EVO estará disponível nos  concessionários oficiais KTM no início de 2025.

 

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page