top of page

Moto Guzzi V85 TT ‘Dakar'... by Classic Co.

Redação

O Rali PARIS-DAKAR de 1985 será sempre recordado pela vitória de Gaston Rahier na categoria de motos. O piloto de rali belga tinha praticamente a altura da moto que conduzia, a  BMW R80 G/S que pilotava, uma moto que viria a tornar-se um ícone. Mas havia outra história a desenrolar-se nesse ano.

 

1985 foi também o ano em que o piloto privado Claudio Torri enfrentou o extenuante rali a bordo de uma Moto Guzzi V65 TT preparada pela fábrica. Torri não chegou a terminar, mas foi suficientemente longe para impressionar a Moto Guzzi, que colocou no rali uma equipa de fábrica completa no ano seguinte. Infelizmente, toda a equipa (que incluía Torri) não conseguiu terminar, e a participação da Moto Guzzi no Rali Dakar terminou quase tão depressa como começou.

Foi uma pena, porque a moto de rali da Moto Guzzi era muito bem parecida; uma V75 muito evoluída com uma suspensão alta, um depósito de combustível gigantesco e um assento individual robusto. Era tão boa que inspirou Mauro Abbadini a construir um tributo moderno, utilizando a nova Moto Guzzi V85 TT como ponto de partida.

 

Mauro dirige a Classic Co., uma loja de personalização e centro de assistência oficial da Moto Guzzi em Madrid, que está em funcionamento há 30 anos. Tendo em conta a sua experiência com a marca, quando surgiu a oportunidade de colaborar diretamente com a empresa-mãe da Moto Guzzi, o Grupo Piaggio, Mauro foi em frente.

“A direção da Piaggio adorou a ideia que pusemos em cima da mesa: melhorar as capacidades todo-o-terreno da V85 TT e criar uma moto de aventura inspiradora, mantendo o design especial da moto.”

 

A Moto Guzzi V85 TT em estado bruto é uma bela moto de aventura com uma certa capacidade de estrada de terra, mas não é uma arma todo-o-terreno. A ideia de Mauro era reforçar a suspensão da V85, reduzir o peso e vesti-la com o espírito da moto que a inspirou.

A Moto Guzzi V85 TT é uma bela moto de aventura com uma certa capacidade de estrada de terra, mas não é uma arma todo-o-terreno. A ideia do Mauro era reforçar a suspensão da V85, reduzir o peso e vesti-la com o espírito da moto que a inspirou.

 

O primeiro passo da Classic Co. foi encomendar um novo depósito de combustível volumoso aos especialistas espanhóis em moldagem de metais da Valtoron. Moldado à mão em alumínio, imita a forma do depósito da V85 OEM, mas tem muito mais presença. Um assento robusto de estilo rally, estofado pela Prudencio, fica logo atrás dele.


A traseira é rematada com um porta-bagagens personalizado, equipado com sacos de pele da Classic Co. e um guarda-lamas em fibra de carbono feito à medida. A Classic Co. reaproveitou os finos piscas LED da V85 TT, mas trocou o farolim traseiro por uma unidade Rtech.

 

Passando para a ciclística, a Classic Co. trocou as forquilhas dianteiras por unidades invertidas ajustáveis da Öhlins, adicionando 100 mm de curso extra. Um amortecedor personalizado da DMX Performance acrescenta um curso extra à traseira. As jantes 19F/17R da V85 TT foram trocadas por aros 21F/18R da DID, calçados com borracha Continental TKC80 e travados por pinças de travão ISR.

 

Na parte superior, a Classic Co. voltou a alojar os faróis duplos exclusivos da V85 TT numa gaiola feita à medida, que também serve de ponto de ancoragem para o novo GPS da moto e para o suporte do road-book. Mais abaixo, vemos um conjunto de barras Easton de 35 mm e risers, equipados com controlos ISR, protecções para as mãos em fibra de carbono e um único espelho rebatível. O velocímetro OEM da Moto Guzzi ainda está a funcionar.

 

Os toques finais incluem pés Pivot Pegz em placas de montagem personalizadas, uma placa de alumínio feita à mão e um descanso lateral alargado para compensar a altura de condução elevada da moto.

 

A moto de rali Moto Guzzi V85 TT da Classic Co. perdeu 20 quilos, aumentou a altura do assento em 105 mm e alargou a distância entre eixos em um ou dois fios de cabelo. Melhor ainda, tem um aspeto muito desportivo.

 

As motos grandes já não competem no Rali Dakar... mas se competissem, pagaríamos um bom dinheiro para ver esta Moto Guzzi a tentar novamente o grande desafio do deserto.


Imagens e texto: Cortesia Bike Exif

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page