
Depois de quase desaparecer completamente, o segmento supersport finalmente regressou sob o impulso da introdução de novas regulamentações em relação aos motores, mas também com motos de uso menos extremo. A MV Agusta decidiu levar o conceito da desportividade ao limite, reformulando a sua F3 de 800 cc com a nova F3 Competitzione.
Para este modelo, o fabricante transalpino partiu da base do F3 RR , um modelo já muito topo de gama. A marca foi um pouco mais longe nesta moto limitada a 300 unidades, um modelo notável em muitos níveis.
Tal como na F3 RR, a MV Agusta utilizou a carenagem de fibra de carbono que integra as aletas aerodinâmicas. A bolha dianteira fumada foi redesenhada para oferecer mais proteção e melhor aerodinâmica em alta velocidade. O guarda-lamas dianteiro agora cobre as pinças de travão e canaliza o ar para arrefecer os discos e pastilhas, mas também direciona o fluxo para o radiador do motor.

A MV Agusta também se inspirou na icónica F4 Claudio para criar a pintura preta, prateada e dourada que é adornada com um logotipo MV em estilo retro, múltiplos acabamentos dourados e uma sela em Alcântara. Certificada para uso na estrada, a moto é entregue com um kit dedicado que não é homologado, mas que melhora sua desportividade. Este último inclui uma linha de escape Akrapovic com tampa de carbono, tampa do depósito em alumínio maquinado CNC, tampa do selim em fibra de vidro, tampa dedicada e certificado de autenticidade.
Do lado da ciclística, recomeçamos na base da RR com a substituição das suspensões. Aqui, a Öhlins agora fornece elementos de corrida totalmente ajustáveis com um garfo invertido NIX30 de 43 mm, um amortecedor TTX36 com reservatório separado e um amortecedor de direção ajustável de 19 posições. As suspensões permitem que a Competizione devolva um quilograma à RR.

Se a estrutura de treliça tubular de aço, as placas laterais de alumínio e o braço oscilante unilateral de alumínio permanecerem idênticos, o peso não suspenso cai ainda mais com a adoção de jantes de fibra de carbono BST de 10 raios, 3 kg mais leves que são calçadas com pneus Pirelli Diablo Rosso IV Corsa e possuem travões Brembo com discos dianteiros de 320 mm fixados por pinças radiais Stylema, todos cobertos por ABS curvo ajustável em 2 modos. Agora equipada com bateria de lítio, a F3 Competizione apresenta um total de 14 kg a menos que a RR se equipado com o kit de corrida. Pesa 178 kg sem combustível.

Elemento central e icónico da F3, o motor de 798 cc e 3 cilindros ainda está lá. Agora em conformidade com Euro 5+, oferece até 160 cavalos de potência a 13.500 rpm graças, mais uma vez, ao kit de corrida que inclui um silenciador Akrapovic não aprovado. Isto é acompanhado por uma nova embraiagem assistida e anti-drible, mais precisa e fácil de operar, bem como uma nova caixa de velocidades eletrónica bidirecional.
O pacote electrónico continua muito abundante e baseia-se numa unidade inercial de 6 eixos com 4 modos de condução (Rain, SPort, Race e Custom) ajustando numerosos parâmetros como o nível de intervenção do controlo de tracção, a resposta à aceleração do revisto Ride-by-wire ou ABS nas curvas, o RLM... O auxílio à partida e o cruise control também fazem parte do equipamento de série, assim como o velocímetro TFT de 5,5 cores polegadas que oferece conectividade com smartphone por meio do aplicativo MV Ride.
A MV Agusta ainda não oficializou o preço, mas mesmo assim a marca indicou que a F3 Competizione provavelmente seria negociado em torno de 34 mil euros, ou mais 10 mil que a RR. Limitado a 300 exemplares, estará disponível no final de abril de 2025.
Comments