
Esta é uma mudança importante que afetará as motos vendidas na União Europeia. A partir de 1 de janeiro de 2025, um novo padrão de ruído será implementado: UNECE R41.05. O suficiente para mudar a vida dos motociclistas.
A nova legislação será, na verdade, mais rigorosa do que a actualmente em vigor. Dentro de alguns dias, abrangerá todos os motociclos recentemente registados na União Europeia. Isto visa reduzir as emissões de ruído emitidas por estes veículos, motociclos e scooters.
Para isso, serão mantidos critérios amplos. Assim, este novo regulamento irá controlar o ruído em cenários de condução em estradas rurais. Atualmente, isto é feito principalmente em áreas urbanas e durante acelerações em áreas rurais.
Uma grande mudança a ser antecipada para os fabricantes. Recorde-se que atualmente os veículos motorizados de duas rodas estão sujeitos a limites de ruído divididos em três classes. Depende da potência e do peso da máquina. Uma máquina potente e pesada que beneficia de mais tolerância.
Resta saber como isso se traduzirá na prática para os motociclistas e residentes locais. Entretanto, isto faz lembrar o projecto de penalização contra o ruído que viu a luz do dia há algumas semanas em França.
Apoiado por deputados ambientalistas e de esquerda, queria operar no modelo de penalidade baseada no peso ou nas emissões de poluentes dos automóveis. Ou seja, dando um preço adicional a pagar, dependendo da quantidade de decibéis produzidos pelo motor.
Um projeto criticado pelos motociclistas pela sua imprecisão. Esta última foi felizmente refutada pelos deputados, durante a apreciação do Plano de Lei das Finanças 2025. A verdade é que o assunto está mais do que nunca em cima da mesa. Com más notícias a chegar para os motociclistas?
Comments