
Com a EICMA 2024 a poucos dias de distância, a futura KTM 390 Adventure R foi vista como protótipo de teste num conhecido rali no Dakota do Sul, EUA.
A nova 390 Adventure R 2025 é uma das muitas novidades que a tem reservadas para o Salão de Milão - EICMA 2024. Trata-se de uma variante do conhecido modelo trail que chegará ao lado de outras versões significativas, como a futura 390 Enduro R e a 390 SMC R.
As últimas imagens do futuro modelo offroad da marca provêm do Rally KTM Adventure 2024 realizado há poucos dias no Dakota do Sul, EUA, onde foi apresentado juntamente com outra novidade, a 1390 Super Adventure R, que também se juntará à gama KTM 2025 após a sua iminente revelação oficial.

Quanto à 390 Adventure R podemos ver em algumas das imagens publicadas pelo meio de comunicação indiano Rush Lane como, para além de ter um “fato camuflado” para a sua participação neste evento, nos mostra alguns detalhes chave do modelo. Por exemplo, as suas jantes radiais de 21 e 18 polegadas, à frente e atrás, respetivamente. Estas vêm calçadas com pneus mistos direcionados para uma utilização mais offroad.
Esta 390 Adventure R que vos mostramos hoje emprega uma forquilha dianteira invertida de longo curso, bem como um monoshock traseiro montado lateralmente. O sistema de escape está localizado na parte inferior do motor, presumivelmente numa tentativa de baixar o centro de gravidade o mais possível.

Destacam-se o protetor do cárter em alumínio, as proteções de mãos, o guiador ajustável e uma frente com um estilo Dakar. Atrás, o painel de instrumentos está posicionado na horizontal e não na vertical, como já vimos noutras ocasiões. Mecanicamente, o monocilíndrico LC4 de 399 cc, que estreou há apenas alguns meses na nova 390 Duke, faz sentir a sua presença.
Não só é mais leve e mais potente do que a geração anterior, como também está em conformidade com a norma EURO 5+, o que a torna uma opção atractiva para o atual titular da carta de condução A2. A KTM reivindica uma potência de pouco mais de 44 cv e um binário máximo de 39 Nm, sendo tudo isto transferido para a roda traseira através de uma caixa de seis velocidades com uma embraiagem PASC anti-recuo de acionamento mecânico.
Commentaires