
Pudemos finalmente testar a nova Tiger Sport 800 da Triumph em Portugal. Nas estradas sinuosas do Algarve, não só o novo motor de três cilindros em linha, mas também o versátil pacote geral da Tiger Sport tem de provar o seu valor. Conseguirá ela ocupar o lugar da sua antecessora?
A primeira Triumph Tiger Sport chegou ao mercado em 2013, na altura como um desenvolvimento adicional da Tiger 1050. Especialmente após a primeira grande revisão em 2016, esta moto tornou-se uma das favoritas do público com o seu motor de três cilindros extremamente potente, ergonomia vertical e recursos luxuosos. Seja como veículo do dia a dia, como caçadora de motos desportivas ou para passeios descontraídos, a Tiger Sport brilhou em todos os lugares. Em 2020, a moto com motor Speed Triple no seu coração teve que dar lugar a rígidos padrões de emissões e, desde então, houve um vazio no portfólio de motos da Triumph. O nome voltou com a Tiger Sport 660, mas a moto mais básica de 95 cv não foi projetada para preencher a lacuna deixada para trás. No entanto, isto não se aplica à nova Tiger Sport 800.
Ergonomia e condução em cidade

No início do dia de testes da Tiger Sport 800, todos estão entusiasmados com a nova moto. Mas os ânimos são imediatamente acalmados pelo mau tempo. Esperamos o melhor e vamos começar. No início existem áreas locais no programa. A ergonomia é imediatamente perceptível. Com uma altura de assento de 835 mm e um design estreito, mesmo os condutores com pernas mais curtas podem facilmente colocar os pés no chão. A posição do assento é agradavelmente vertical e bastante próxima da frente da moto, com os braços dobrados no guiador. Esta proximidade com o guiador cria uma postura relaxada e ao mesmo tempo uma boa ligação à roda dianteira, que ficará evidente mais tarde. O ângulo do joelho não é excessivamente agudo, mas também não é muito passivo. Mesmo os colegas mais altos não reclamam da falta de espaço no selim. Para minha altura de 1,85m foi perfeito.
Com esta posição sentada, a moto pode ser conduzida com leveza no trânsito da cidade. Graças à curta distância entre eixos, pode ser facilmente conduzida através das filas de trânsito. É aqui que o motor da Tiger Sport 800 mostra ao máximo os seus pontos fortes. O motor de três cilindros de 798 cc impressiona pela resposta suave e entrega de potência linear, tornando-o fácil de manusear mesmo em condições adversas, como chuva ou estradas escorregadias. O modo Rain padrão garante uma resposta do acelerador ainda mais suave, mas o modo Street já é tão preciso e fácil de controlar que os mais experientes podem permanecer com segurança no modo médio, mesmo com mau tempo.

Outro ponto forte fica evidente na interação entre motor, transmissão e assistente de mudança. O quickshifter funciona suavemente, mesmo nas velocidades mais baixas, e permite mudanças de marcha mais altas e mais baixas sem esforço. As relações de caixa não são muito curtas, o que oferece um alto grau de liberdade na seleção das mudanças. Isto significa que se pode dirigir confortavelmente na cidade a 50 km/h em segunda, mesmo na primeira surpreendentemente refinada, sem que as vibrações do motor, o funcionamento do motor ou o ruído sejam perturbadores. Ao mesmo tempo, a moto pode ser movimentada suavemente e com pouca vibração, mesmo em quinta ou sexta, em velocidades baixas, como 40 km/h, ideal para viagens amigáveis à vizinhança.
Adequação para turismo da Triumph Tiger Sport 800

Depois da densamente povoada região costeira de Portugal, algumas estradas rurais semelhantes a autoestradas separam-nos do sinuoso Algarve. A adequação da Triumph Tiger Sport 800 para passeios é impressionante em muitas áreas, mas também apresenta alguns pequenos pontos fracos. Um ponto de crítica é a proteção contra o vento. Em princípio, o sistema de ajuste do pára-brisas é bom e também pode ser usado durante a condução. Na posição mais baixa o vento atinge o pescoço, na posição mais alta atinge a altura do nariz. Especialmente nesta última posição, fortes turbulências são transmitidas ao capacete, de modo que ele literalmente começa a vibrar na cabeça. Outras motos de turismo podem fazer isso melhor. Vale destacar os defletores de vento adicionais na lateral do pára-brisas, pois reduzem visivelmente a pressão sobre os ombros.

A autonomia da Tiger Sport 800 é outro ponto positivo: com um consumo de cerca de 5,2 litros por 100 quilômetros após 230 quilómetros rodados e um depósito de 18,6 litros, são possíveis etapas decentes de bem mais de 300 quilómetros, mesmo com um estilo de condução desportivo. Alguns colegas meus chegaram a ter consumos inferiores a 5 l/100km.
As soluções de bagagem opcionais são bem pensadas. As malas laterais têm volume de 57 litros e cada uma tem espaço para um capacete integral, enquanto a mala superior de 49 litros comporta até dois capacetes. A fixação das caixas laterais é sutil e faz com que os suportes pareçam quase invisíveis sem as caixas montadas. No entanto, a traseira minimalista também tem desvantagens: em primeiro lugar, o porta-bagagens opcional com ou sem mala superior não está particularmente bem integrado como uma lança potente e, em segundo lugar, depois da nossa longa viagem à chuva, é muito claro que sem uma mala lateral a proteção contra respingos na área do passageiro é bastante fraca.

É particularmente louvável a carga útil máxima de 224 quilos, que é significativamente superior à concorrência direta e permite passeios com muita bagagem. O pacote GT opcional, com preços muito atrativos, oferecido na Grã-Bretanha e que inclui punhos aquecidos, protetores de mão e malas laterais, oferece uma adição útil para o mototurismo.
Motor e desempenho

O motor de três cilindros de 798 cc da Triumph Tiger Sport 800 impressiona pela versatilidade e previsibilidade, mas sem parecer muito sem emoção. Na cidade, o motor brilha com resposta suave e entrega de potência linear, facilitando o manuseio. Mesmo em estradas escorregadias ou chuva, como ocorreu durante o test drive, o motor funciona com confiança e transmite segurança. Na estrada secundária, o três cilindros revela o seu segundo lado: de cerca de 4.500 a 5.000 rotações começa com um rugido poderoso, que aumenta para um rugido agressivo em velocidades mais altas. A pressão está sempre presente. Em toda a faixa de velocidade, o torque está sempre entre pouco menos de 70 e um máximo de 84 Nm. É claro que a propulsão em baixas velocidades não pode competir com a 1050 de três cilindros, mas não falta muita coisa e o novo motor é muito mais fácil de manter, se desejado. Um grande ponto positivo, especialmente dadas as terríveis condições climáticas do nosso test drive.

Mais à tarde o sol brilha um pouco e podemos puxar um pouco mais o acelerador. As características de desempenho mostram o seu melhor lado em passagens sinuosas. Graças à resposta precisa e consistente, a aceleração pode ser medida delicadamente no ápice da curva. Se você estiver na faixa certa de velocidade na saída da curva, em torno de 6,000 a 7,000 rpm, as coisas vão indo bem. No entanto, o motor permanece sempre previsível, o que significa que mesmo os condutores menos experientes podem beneficiar do seu desempenho.
No geral, a Tiger Sport 800 de três cilindros combina desempenho, adequação ao uso diário e prazer de dirigir de forma notável.
Comportamento de direção, quadro e travagem

Porém, um bom motor por si só não faz uma boa moto. O chassis ajustável da Triumph Tiger Sport 800 também não precisa se esconder e oferece um equilíbrio bem-sucedido entre conforto e desportividade. No caso de pequenas superfícies irregulares, o amortecimento inicial é mais suave, o que significa que pequenos impactos são filtrados agradavelmente e não são transmitidos diretamente ao motorista. No entanto, em lombadas maiores, como ondas ásperas de asfalto ou lombadas, a afinação desportiva do chassis torna-se perceptível: o amortecimento endurece progressivamente e proporciona assim um bom feedback do contacto entre os pneus e a estrada. A boa sensação da roda dianteira é reforçada pela ergonomia voltada para a frente.

O comportamento da direção com os pneus Michelin Road série 5 é ágil e harmonioso. No início de uma curva, a moto reage levemente, com o momento de tombamento se estabilizando após cerca de 5 graus de inclinação e fazendo a transição para um comportamento neutro e estável. Esta configuração transmite segurança e confiança, especialmente em condições adversas, como o molhado, que prevaleceu durante o test drive. Isso permite que o condutor se aproxime dos limites de aderência e conduza a moto com precisão nas curvas.

Os travões da Tiger Sport 800 vêm da Triumph e oferecem desempenho bem coordenado. A alavanca do travão dianteiro inicialmente possui um ponto de pressão suave, mas depois de alguns milímetros rapidamente se torna definido e direto. Isto permite desacelerações precisas que não requerem muita força. O travão traseiro impressiona pela sua resposta progressiva, que permite estabilidade e controlo adicional nas curvas - ideal para condições climatéricas adversas.
Graças às suspensões Showa bem afinadas e ao sistema de travagem preciso, a Tiger Sport 800 proporciona um comportamento de condução confiante e dinâmico. Particularmente em passagens sinuosas, o condutor beneficia da combinação bem sucedida de configuração do chassis, desempenho de travagem e geometria do veículo, que transmite um elevado nível de confiança mesmo em velocidades semi-desportivas. Infelizmente, devido ao mau tempo, não consegui testar a Tiger Sport no máximo ângulo de inclinação e desportividade.

Conclusão

A Triumph Tiger Sport 800 apresenta-se como uma sports tourer versátil que oferece uma combinação bem-sucedida de desportividade e adequação para o uso diário. Particularmente dignos de nota são o novo motor de três cilindros de 798 cc, com entrega de potência linear, mantendo o caráter, bem como as Showa bem ajustadas que oferecem conforto e estabilidade. O equipamento com quickshifter de série, controle de cruzeiro, ABS em curva e controle de tração também sublinha as exigências modernas da moto. A ergonomia é acessível a muitos condutores graças à baixa altura do assento e ao design estreito, enquanto o consumo de combustível e a autonomia são impressionantes. No entanto, a proteção contra o vento apresenta fragilidades, especialmente para condutores mais altos. Mas isso dificilmente estraga a impressão geral, especialmente quando se leva em consideração o preço da Tiger Sport 800. Não há outra nova moto crossover que ofereça tal relação custo-benefício.
Fonte: 1000PS
Σχόλια